Escola de Redes

Um livro e várias palestras sobre os aspectos culturais que norteiam o poder nas redes

Começou hoje na Coppe, que fica no Centro de Tecnologia da UFRJ, o curso Redes Sociais, Organizações, Cultura e Poder II, que continua nos dias 15, 21 e 22 de setembro. Na próxima quarta-feira dia 16, será lançado o livro sob o mesmo título do curso, às 18:30 h, no Parque das Ruínas, na Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa.
Editado pela E-Papers, o livro Redes Sociais, Organizações, Cultura e Poder é fruto do curso ministrado por Larissa Adler Lomnitz no ano passado na Coppe, abordando temas como as organizações sociais e as relações entre o informal e o formal nas sociedades contemporâneas e na América Latina, em particular.
Essa é a segunda visita da antropóloga ao Brasil, feita a convite do Programa de Engenharia de Produção da Coppe e com apoio do Programa de Altos Estudos da Capes. Doutora em Antropologia Social, Larissa já publicou nove livros e integra 14 sociedades científicas sediadas em vários países. Em 2006, foi agraciada com o Prêmio Nacional de Ciências e Artes na área de Ciências Sociais, História e Filosofia, concedido pelo governo mexicano.
Publicado em 1974, seu primeiro livro, intitulado Como sobreviven los marginados (Como sobrevivem os marginais), continua como referência mundial na área de antropologia social e conta com quinze edições em inglês sob o título Networks and Marginality. Larissa também é autora de vários estudos e artigos sobre o papel das redes sociais no processo de industrialização no México.
Participam também do curso o professor de Antropologia Social e Cultural da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), José Luis Molina, e o chefe de departamento de Modelagem Matemática de Sistemas Sociais da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), Jaime Jiménez.

Para quem não poderá estar presente, no Rio de Janeiro, o curso poderá ser visto à distância através do endereço: http://eventos.coppe.ufrj.br/
Para maiores informações acessar: http://www.producao.ufrj.br/Larissa/

Exibições: 94

Comentar

Você precisa ser um membro de Escola de Redes para adicionar comentários!

Entrar em Escola de Redes

© 2021   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço