Escola de Redes

Rede Social Zumbidos inicia atividades em Cuiabá

Uma rede social é a união de pessoas e organizações com valores, identidade, interesses afetivos ou profissionais em comum, visando o benefício de todos e a melhoria das condições de vida de toda a sociedade. Quando uma rede se forma, surgem novas idéias, novas formas de ser, de produzir.

Em Cuiabá uma nova rede está nascendo, a Rede Social Zumbidos, que vai unir produtores, vendedores e consumidores das mais diversas áreas de forma fluente, em caminho de mão dupla. Quem produz poderá vender sua produção de forma lucrativa e honesta; aquele que compra vai adquirir produtos de qualidade por um preço justo. É o que explica o coordenador do Programa Usina Creatio, onde o projeto da Rede Social está inserido. O artista e sociólogo Amauri Lobo esclarece: o que se pretende criar é uma nova forma de produzir e gerar renda, o que será conseqüência da mudança dos padrões culturais vivenciados.

Ele ressalta que, para se formar uma rede social, todos os envolvidos precisam ter certeza de que não estão produzindo apenas para si, mas sim contribuindo na melhoria da qualidade de vida de seu meio, o que requer uma mudança cultural. “Cultura aqui é entendida como mediadora social, capaz de ser a base de formação da psique das pessoas. Para tal, o ser humano passa a ser encarado como um ser integral: biológico, social e histórico. Nos baseamos no paradigma sócio-histórico, conforme proposto por Vygotsky”, esclarece.

Para envolver tanto produtores quanto vendedores e consumidores, será utilizada a teia da cultura, que será dinamizada com o uso dos recursos da comunicação.

O primeiro nó da rede será o bistrô Espaço Caminito, um espaço cultural e gastronômico localizado no centro de Cuiabá.

O Caminito terá em seu cardápio pratos produzidos localmente, de forma ecologicamente sustentável e à base de produtos de pequenos produtores, cooperativas e outras organizações. Além dos petiscos, o espaço contará com programação de oficinas, palestras, debates, grupos de discussão e outros eventos gratuitos.

Somado ao cardápio gastronômico, um “cardápio” cultural fará parte da programação. O Caminito funcionará como ponto de venda de produtos da rede e também como espaço de atração, discussão e expansão. “À partir do convívio neste espaço, pretende-se que surja uma definição coletiva e socialmente construída do que será e do que se pretende desta rede. É preciso sempre criar uma base social de apoio”.

O Espaço Caminito está sendo construído com o apoio da Osicp Instituto Creatio, por meio do Programa Usina Creatio.

Para divulgar as ações da Rede Social Zumbidos, além da mídia tradicional, serão estabelecidas parcerias com meios alternativos de comunicação. Entre os produtos de comunicação estará a “TV Zumbidos”, programas de vídeo com 14 horas de duração, que serão exibidos no Espaço Caminito durante toda a semana, com exceção dos domingos, e atualizados a cada 90 dias. “Ele será o pano de fundo do Espaço Caminito, irá divulgar temas de interesse e criar conteúdo para uma futura webtv, inclusive com transmissões streaming”, diz Amauri Lobo.

Fonte: www.creatio.org.br

Exibições: 131

Comentar

Você precisa ser um membro de Escola de Redes para adicionar comentários!

Entrar em Escola de Redes

© 2021   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço