Escola de Redes

A MISSÃO DO ANTONIO CABRERA - TUPÃ

Aldeia Ty Global Indígena Avá Guarani do Oco'y, "Tava Guasu Avá Guarani Retã".
Brasil – Paraguay – Argentina - Uruguay

OSCIP GUARANY, TRABALHO EM EXECUÇÃO DOS AVÁ GUARANI NO OESTE DO PARANÁ E NA TRIPLICE FRONTEIRA

ASSUNTO: APRESENTAÇÃO DO SENHOR: ANTONIO CABRERA, (TUPÃ ÑEMBOAGUERAVIJU), RG. 1.394.665-5, VICE-PRESIDENTE DA ORGANIZAÇÃO OSCIP GUARANY TEKO ÑEMOINGO E LIDERANÇA INDÍGENA AVÁ GUARANI DO OCO’Y, MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO IGUAÇU – PARANÁ - BRASIL.


Ilustríssimos Senhor (a)


A Organização OSCIP GUARANY TEKO ÑEMOINGO, através do seu Presidente e Cacique da Aldeia Indígena Avá Guarani do Oco’y, Simão Tupã Reta Vilialva, portadora do RG: 8.903.965-7 e liderança, fazem esta apresentação a QUEM POSSA INTERESSAR.

Sempre temos pensado que o “mborayhu” (o amor), “pe porã” (a beleza), “ha teko” (a cultura) e “mba é kuaá” (a ciência) são os patrimônios da humanidade, cujos valores e talentos devemos compartilhar com todos os habitantes do “YVY” (da Terra) e do “YVORA” (Mundo).

Nessa crença, queremos participar-lhe nosso projeto da Reconstrução e Reconciliação do Mundo dos “AVA MBA’E GUARANI”, (o que pertence a nós), onde buscar-se-á mostrar toda a sua beleza, que oferece generosa o nosso “Yvy Mãrãeÿ” (a nossa Terra sem Mal), sua riqueza, cultura, os rescursos e virtudes do nosso “YVYETÉ” (a Terra Verdadeira) que FAZ AFLORAR esse aporte sutil que cada país atesoura no mais profundo da sua alma coletiva.

Utilizamos-nos, também, deste meio, para informar a Vossa Senhoria do inicio do projeto OSCIP GUARANY TEKO ÑEMOINGO, dia 15 de janeiro de 2009.

A OSCIP GUARANY, é um projeto ímpar, da Aldeia Indígena Avá Guarani do Oco’y, Localizada: Município de São Miguel do Iguaçu, Paraná – Brasil, distante de Ciudad Del Este, Paraguai, da Argentina e das Terras das Cataratas do Iguaçu, à 60 km. área 231 ha, população: 650 pessoas. 230 crianças de 0 a 5 anos; de 6 a 60 anos, 390 jovens e adultos e 30 idosos, aproximados.

A OSCIP GUARANY, MJ No. 08071.01880/2008/32, publicada em 31 de outubro de 2008, o seu reconhecimento com qualificação como OSCIP, é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, tendo por finalidade principal e meta: Revitalizar, Valorizar e fazer Respeitar à dignidade dos Avá Guarani do Oeste do Paraná e da tríplice fronteira.

Objetivo: defender e conservar o seu patrimônio artístico e histórico material e imaterial; criada através da Lei 9.790/99, que cria as OSCIPs e o Termo de Parceria, dando um passo inicial de um projeto maior: a reforma do chamado marco legal do terceiro setor, ou seja, do conjunto de leis que regulam as relações entre o Estado e as organizações da sociedade civil.

Finalidade: Fomentar Recursos e Estrutura para a Auto Gestão e Auto desenvolvimento das Aldeias Avá Guarani do Oeste do Paraná e da Tríplice Fronteira (BR/PY/AR).

Os Projetos deverão estar de acordo com o Artigo 2º. e parágrafo Único do seu Estatuto e Artigo 2º. do seu Regimento Interno.

Missão e Visão: Inovar, Ampliar e Qualificar o mundo Avá Guarani como um NOVO NICHO TURISTICO DA REGIÃO COSTA OESTE E PORTAL DE ENCONTRO: GUARANI, IDIOMA OFICIAL DO MERCOSUL, e assim, cumprir, os objetivos do milênio: 8 jeitos de mudar o mundo.

A organização OSCIP GUARANY em parceria com a União, Estados, Municípios, Universidades, Terceiro Setor, Ongs, deverá assegurar para a criança e ao adolescente Avá Guarani, com absoluta prioridade, o direto á vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito a liberdade, à convivência familiar e comunitária, além de coloca-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

PRERROGATIVA CONSTITUCIONAL DE 1988 E DIREITO CONSUETUDINÁRIO:

Solicitamos de uma forma especial, tratamento diferenciado, junto a SICONV, onde a população indígena Avá Guarani da Região Oeste do Paraná, através da sua Organização OSCIP GUARANY possa firmar CONVÊNIOS DE COOPERAÇÃO TÉCNICA entre os parceiros nos três níveis do governo, universidades, terceiro setor no âmbito nacional e internacional para mudar o rumo da sua história, pois, a cada dia que a passa a nossa população estão morrendo por inanição e por esquecimento da UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS, não podemos esperar os 3 anos, sabido que o BRASIL POR MEIO DA SEBRAE mantêm CONVÊNIO com ÁFRICA COM ASSISTÊNCIA TÉCNICA DIFERENCIADA E FINANCEIRA, além disso, a Carta Magna no seu Capítulo VIII, Art. 231 diz: "São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradiocionalmente ocupam, competindo a UNIÃO demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens, neste caso a Instituição OSCIP GUARANY é um bem da população Avá Guarani, portante é de obrigação da UNIÃO proteger e dar todas as assistência técnica e financeira na forma da lei para o desenvolvimento social, cultural e econômico para o bem da população ora citada.

Informamos que a nossa área é um PARQUE AQUICOLA há mais de 5 anos para 600 tanque rede e também pode ser implementado o tanque escavado, e com todas essas maravilhas a nossa população simplesmente esquecido e sem comida, as nossas crianças com as suas mães tem que revirar os latões de lixos para comer e depender da sesta básica do governo que sempre chega atrasado e não supre as necessidades básicas.

Senhores autoridades é dever do BRASIL assumir este compromisso, apoiar a instituição OSCIP GUARANY, com recurso financeiro e técnico para saldar a divida de 500 anos acumulados com os Guarani na Região do Paraná, pedimos essa oportunidade ÚNICA por um BRASIL PUJANTE E PODEROSO, CITAMOS O PREÂMBULO CARTA MAGNA:

“Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.”

Área de ação da entidade: todo o território da “Nação Avá Guarani”.

A OSCIP GUARANY terá por finalidade a execução e coordenação de atividades, estudos, ensino, pesquisa, desenvolvimento, produção, divulgação de informações e conhecimentos técnico-científicos relacionados ao Mundo Avá Guarani, dentre os seus objetivos destacamos:

Análise, estudos e desenvolvimento de novos modelos sócios produtivos e de sistemas alternativos de produção, de comercio, de prestação de serviços, particularmente os turísticos, de geração de empregos e de alternativas de crédito, em consonância com os interesses coletivos, promovendo a interação, integração e parcerias, governamentais e não governamentais necessárias para a consecução dos objetivos propostos;

Recuperação, defesa e conservação do Meio Ambiente por meio de ações que promovam o etno-desenvolvimento interativo, economicamente sustentável, socialmente justo e ambientalmente equilibrado;

Promoção da paz, da ética, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e outros valores universais;

Para conseguir os nossos objetivos, a população indígena Avá Guarani do Oco'y, através da sua organização OSCIP GUARANY, assinará os convênios de PARCERIA para cumprir a missão: A REVITALIZAÇÃO SOCIAL, CULTURAL E ECONÔMICA DOS AVA GUARANI DA REGIAO, sendo a base do projeto, a Aldeia Indígena Avá Guarani do Oco´y – Paraná – Brasil.

Dentro deste contexto, entendemos que a formação e capacitação devem ser continua, razão pela qual pleiteamos este Projeto de Conscientização Turística e Programa de Cidadania. Para esse efeito, apresentamos o nosso PROJETO DE PROGRAMA, através do senhor Antonio Cabrera (Tupã Ñemboagueraviju), como PORTA VOZ para fomentar a parceira e como genitor da nova historiografia da Língua Avá Guarani Ñe’ẽ ou Ayvu e Avá Guarani Rekó, “Língua e Cultura”, para ser o ELO DE LIGAÇÃO NA INTERGRALIZAÇÃO DO MERCOSUL, DO PLANETA TERRA E PELA PRESERVAÇÃO ECOLOGICAMENTE SUSTENTAVEL e JUSTA do nosso YVY (TERRA) e TEKO (CULTURA).

Apresentamos a seguir o senhor Antonio Cabrera (Tupã Ñembo'agueraviju), Vice-presidente da OSCIP GUARANY TEKO ÑEMOINGO, Professor Pesquisador e Tradutor da Língua Avá Guarani Ñe’ẽ ou Ayvu (Guarani) e História. Consultor e Gestor dos Projetos de Desenvolvimento Ecologicamente Sustentável dos Avá Guarani do Oeste do Paraná e da Tríplice Fronteira (Brasil - Paraguai - Argentina).
Ciente que o mesmo estará representando externamente a nossa COMUNIDADE, servindo de PONTE E ELO de ligação entre o mundo EXTERIOR E INTERIOR E VICE-VERSA.

Sua função: Irá desenvolver trabalho em conjunto, ou seja, em parceria com as lideranças indígenas e com a UNIÃO, ESTADOS, MUNICIPIOS, ESCOLAS, UNIVERSIDADES, TERCEIRO SETOR, NACIONAL E INTERNACIONALMENTE, pela preservação da nossa Cultura, pela vida das nossas crianças, dos nossos jovens, da nossa população, e assim, irmanados, com esse propósito e objetivo: DE UMA FORMA TRANSVERSAL INTRA E EXTRA FORMA, OS AVA GUARANI E OS PARCEIROS, de uma forma arrojada, procurar-se-á mudar o curso de uma HISTÓRIA DE MAIS DE 500 ANOS e escrever a nova HISTORIOGRAFIA DO MUNDO AVÁ ÑE ÊPU que foi denominado pelos primeiros navegantes espanhóis de “GUARANI”.
Vamos unir força de uma forma transversal para atingir, metas e objetivos, tendo por base a Lei das OSCIPs 9.790/99, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, como Alternativa para o Terceiro Setor, os Avá Guarani, com os direitos constituídos e adquiridas, tomando por base: a Constituição Federal do Brasil de 1988, Agenda 21, a OIT 169, a Carta da Terra e a Convenção de 2007, a Declaração das Nações Unidas: os Direitos dos Povos “Indígenas”.

Informamos que a Aldeia Ty Global Indígena Táva Guasu Avá Guarani Retã do Ocoy será preparada para ser o PORTAL TURISTICO DO MUNDO GUARANI E O CENTRO DE ENSINANÇA DO IDIOMA E CULTURA GUARANI PARA O MERCOSUL, tornando uma referência para o Paraná, para o Brasil e para o mundo. A língua Avá Guarani Ñe’ẽ ou Ayvu, como GNOMA e DNA do Planeta Terra. A “ORIGEM”, A LÍNGUA ÁRA (DO TEMPO).

Comunicamos ainda, que temos participados de vários Fórum e Congresso relacionados ao Idioma Guarani, entre Brasil, Paraguai e Argentina: "GUARANI LÍNGUA OFICIAL DO MERCOSUL". O objetivo maior da ORGANIZAÇÃO OSCIP GUARANY para o ano de 2010: estabelecer TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA E FINANCEIRA para a criação de PROJETOS DE AUTOSUSTENTABILIDADE das Comunidades Avá Guarani da Região Costa Oeste do Paraná e tríplice fronteira e o ensino da Língua Guarani no Brasil, através da nova “Norma Gramatical da Língua Guarani do Mercosul, (ortografia única) nas Aldeias Indígenas Guarani, Curitiba, Capital e Foz do Iguaçu, Estado do Paraná em Parceria segundo a Lei das OSCIPs 9.790/99, pactada em uma cooperação técnica com a Secretaria de Educação do Estado do Paraná, Ateneo de Lengua y Cultura Guarani - Asunción – Paraguay, Ytuzaingó, Corrientes – Argentina y Fundacen em Curitiba Paraná.

PROJETO PARA 2010:

1 – A Compra da terra
2 - Curso técnico profissionalizante em todos os níveis
3 – Oficina de capacitação das lideranças
4 – Encontro dos Lideres Espirituais (Chamyi) Guarani da tríplice fronteira
5- Promover o PRIMEIRO ENCONTRO INTERNACIONAL GUARANI, LÍNGUA OFICIAL DO MERCOSUL EM CURITIBA, CAPITAL DO ESTADO DO PARANÁ – BRASIL, com a participação dos Presidentes: do Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguay e do Parlamento do Mercosul, sabendo que esse encontro é de suma importância para a integralização da REGIÃO. Para a consecução dos nossos objetivos, necessitamos patrocinadores e parceiros para custear e para apoiar o EVENTO e também um apoio diferencial e incondicional do Brasil à nossa organização da população indígena Avá Guarani.

Ver esta página:
http://mail.google.com/mail/?hl=pt-BR&tab=wm#inbox/1236d67bb7f5...
(Antonio Cabrera - Tupã Ñemboagueraviju) Vice Presidente da Oscip Guarany.

Ver esta página: "SE REALIZÓ EL PRIMER CONGRESO INTERNACIONAL EN POSADAS - ARGENTINA - "GUARARANI LENGUA OFICIAL DEL MERCOSUR".
http://groups.google.com.py/group/guarani-nee/web/se-realiz-el-prim...
:
Na verdade, senhores(as), temos a convicção de que podemos contar com a colaboração e apoio do Brasil e dos povos brasileiros para cumprir esta GRANDE MISSÃO EM PROL DA NOSSA COMUNIDADE ORIGINÁRIA, AVA GUARANI DA TRIPLICE FRONTEIRA.

Estendemos este CONVITE especial a todos e a todas para conhecer a nossa Aldeia no Município de São de Miguel do Iguaçu, Paraná – Brasil e a nossa sede na cidade de Foz do Iguaçu e ao mesmo tempo conhecer a exuberante beleza natural das Cataratas do Iguaçu e a maravilha da construção da mão humana, a maior hidrelétrica do mundo a Itaipu Binacional e atravessando a Ponte da Amizade a poucos minutos de Foz nos encontramos com o mundo das compras na Ciudad del Este, Paraguay,

Dirección de nuestra sede:
Rua Edmundo de Barros, 1201 – CEP: 85852-170 – Centro de Foz do Yguasu, Paraná – Brasil – Telef. (55 +45) 3523-9159 – Cel. (55 + 45) 9108-7741.

Agencia OSCIP GUARANY en Curitiba, junto con el FUNDAÇÃO INSTITUTO TECNOLÓGICO INDUSTRIAL – FUNDACEN.
Rua Luiz Franceschi, 963, Thomaz Coelho, CEP 83707-070, Araucária, Estado do Paraná - Tel. (55 + 45) 8401-5866- Vicepresidente Antonio Cabrera (Tupã Ñembo´agueraviju) – Tel 55 + 45) 9229-1460 - Asesora Internacional en Comunicación - Silvana Rausis Fcachenco.

Esperamos estar juntos em breve!

Na certeza de contar com a colaboração e apoio de todos para cumprir a MISSÃO, aproveitamos para externar votos de estima e consideração.


Simão Tupã Reta Vilialva
Presidente da Oscip Guarany Teko Ñemoingo
Representando a Tríplice Fronteira (Brasil - Paraguay - Argentina).

Nome: Orlando Rorejerevy Mbaraka Renda Peres
Diretor Administrativo

Nome: Natalino de Almeida Peres
Diretor Financeiro.

Daniel Lopez
Cacique

Silvino Cunumi Maracaju Wass
Diretor da Cultura – OSCIP GUARANY.

Adriana Cunha Tacua Biju Vilialva
Conselho Deliberativo – OSCIP GUARANY

Ceci Lucia da Silva
Diretora da Escola Rural Indígena Avá Guarani
e Conselho Fiscal da OSCIP GUARANY


Hermenegilda Zarza Machado (Gilda Mercosur)
Assessora Internacional da Cultura Avá Guarani

Silvana Rausis Fcachenco – Consultora Internacional de Comunicação,
Imagem e Assuntos Públicos para países de Língua Latina -
OSCIP GUARANY TEKO ÑEMOINGO


Antonio Cabrera (Tupã Ñembo'agueraviju)
Vice-presidente da OSCIP GUARANY -
Professor Pesquisador e Tradutor da Língua Avá Guarani Ñe’ẽ (Guarani) e História.
Consultor e Gestor dos Projetos de Desenvolvimento Ecologicamente Sustentável dos Avá Guarani da Tríplice Fronteira (Brasil - Paraguay - Argentina).


Contato:
Antonio Cabrera (Tupã Ñemboagueraviju) – Vice-Presidente.
Site: http://pt.netlog.com/momaitei/blog - E-mail: tekoveguarani@gmail.com
+55 + 41) 9999-7134
http://twitter.com/ymaite

Exibições: 237

Comentar

Você precisa ser um membro de Escola de Redes para adicionar comentários!

Entrar em Escola de Redes

© 2021   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço