Escola de Redes

Blog de Augusto de Franco -- janeiro 2009 Arquivo (14)

O QUE SÃO REDES DISTRIBUÍDAS

Clique aqui para assistir um PPT sobre o Índice de Distribuição de Rede.

Adicionado por Augusto de Franco em 31 janeiro 2009 às 7:00 — 14 Comentários

AS HISTÓRIAS E OS ITINERÁRIOS ESTÃO APARECENDO...

Dentre as cinco "tarefas" iniciais sugeridas aos membros da Escola-de-Redes, as duas primeiras são: 1 - Contar um pouco a HISTÓRIA de como você chegou até aqui, ou seja, de como começou a se interessar por redes sociais e 2 - Elaborar o seu próprio ITINERÁRIO DE LEITURAS, listando e eventualmente comentando as publicações que leu e os videos que assistiu sobre o assunto (redes sociais).



Cheguei a… Continuar

Adicionado por Augusto de Franco em 29 janeiro 2009 às 7:50 — 3 Comentários

MODELOS MENTAIS OU... SOCIAIS?

Fala-se muito, de uns tempos para cá, de "modelos mentais". A coisa pegou. Eles seriam determinantes (ou quase) do comportamento do indivíduo (o portador da "mente" que abriga o "modelo"), sobretudo diante de inovações. Assim, o cara (ou a cara) teria maior dificuldade (ou facilidade) de aceitar alguma coisa nova, diferente daquelas a que está acostumado(a), em virtude de algum efeito do seu modelo mental de modelar o processo pelo qual ele(a) percebe e interpreta a novidade.



A… Continuar

Adicionado por Augusto de Franco em 27 janeiro 2009 às 8:00 — 15 Comentários

NÃO HÁ DESCULPA PARA NÃO-ESTUDAR

E prossegue aqui a discussão - sempre recorrente - sobre a participação de "teóricos" e "práticos" nesta mesma plataforma interativa utilizada pela Escola-de-Redes.



Penso que, a rigor, continuamos colocando essa discussão de maneira tradicional. Se colocarmos a questão de uma nova maneira - mais compatível com o sentido das redes distribuídas - vamos obter respostas diferentes e menos paralizantes. Isso deixará de ser um problema. Ou, pelo menos, não será o mesmo problema que… Continuar

Adicionado por Augusto de Franco em 26 janeiro 2009 às 5:30 — 10 Comentários

NOSSAS HISTÓRIAS NAS REDES

Uma nova seção foi aberta na homepage da Escola-de-Redes aqui no NING. São depoimentos de membros da Escola-de-Redes contando a história de como chegaram até aqui, ou seja, de como começaram a se interessar por redes sociais.



Trata-se da primeira daquelas Cinco "tarefas" iniciais sugeridas aos membros da Escola-de-Redes. O objetivo é que cada um conte sua história nas redes.



Já temos 8 depoimentos… Continuar

Adicionado por Augusto de Franco em 22 janeiro 2009 às 14:30 — Sem comentários

POR QUE AINDA NÃO SOMOS UMA ESCOLA DE REDES

Este site não é a Escola-de-Redes e sim apenas uma ferramenta de interação. Estar registrado nele não significa ser um membro da escola. Se não inventarmos nada e se não inaugurarmos novas experiências de convivência ou de vivência-em-rede distribuída, não haverá aprendizagem alguma e não haverá escola alguma. Quem não cria nada não aprende nada. Se é para não aprender, não precisa estar na escola. Se a escola não propicia isso, não é uma verdadeira escola. Ponto.



O número de… Continuar

Adicionado por Augusto de Franco em 21 janeiro 2009 às 8:30 — 13 Comentários

AS 21 INDICAÇÕES DE LEITURA DE CLARA ALVAREZ

Não está propriamente na forma de um Itinerário de Leituras, mas a lista dos 21 textos indicados por Clara Peleaz Alvarez, disponíveis para leitura (em HTML) no seu site www.neuroredes.com.br constituem uma ótima referência. Quem sabe a Clara se anima e coloca tudo isso na forma de um itinerário mesmo, tecendo comentários pessoais sobre suas viagens (de leitura e… Continuar

Adicionado por Augusto de Franco em 18 janeiro 2009 às 6:30 — 2 Comentários

CONECTADOS NÃO-REGISTRADOS

Eis a lista dos conectados à Escola-de-Redes que ainda não se registraram aqui no NING:

Aieska Marinho Lacerda Silva

Alexandre Ferreira do Nascimento

Alexandre Pereira

Aline Molina

Ana Lucia Frezzatti Santiago

Andrea Prado

Aparecida Nogarolli

Brasilino Junior

Carlos Henrique Ávila

Consuelo Campos Monteiro

Cristina Nascimento

Deise Cunha

Edson Joanni

Eduardo Manoel Araújo

Eraldo Arruda Lima

Fabio Duarte

Fernando… Continuar

Adicionado por Augusto de Franco em 18 janeiro 2009 às 4:50 — Sem comentários

ITINERÁRIOS DE LEITURAS FUNDAMENTAIS (2)

Dando continuidade à indexação dos Itinerários de Leituras Fundamentais (indicações de livros, artigos e vídeos que constituiram caminhos peculiares de leituras e referências importantes de pessoas e grupos criativos que participaram ou participam da investigação ou da experimentação sobre redes sociais), destacamos agora aquele que foi preparado por Carlos Boyle e está publicado na sua página neste NING da… Continuar

Adicionado por Augusto de Franco em 17 janeiro 2009 às 6:30 — Sem comentários

ITINERÁRIOS DE LEITURAS FUNDAMENTAIS (1)

Fez parte do projeto original da Escola-de-Redes, estimular a confecção de Itinerários de Leituras Fundamentais: indicações de livros, artigos e vídeos que constituiram caminhos peculiares de leituras e referências importantes de pessoas e grupos criativos que participaram ou participam da investigação ou da experimentação sobre redes sociais. Construir esses itinerários é uma das "tarefas" iniciais sugeridas aos… Continuar

Adicionado por Augusto de Franco em 16 janeiro 2009 às 7:00 — 2 Comentários

TEXTOS PARA DOWNLOAD

Aos poucos vamos colocando aqui alguns textos importantes para download, em geral (mas não apenas) elaborados por pessoas conectadas à Escola-de-Redes. Clique nos títulos para fazer o download (em Word ou PDF):



UGARTE, David (2007): O PODER DAS REDES (em português)



FRANCO, Augusto (2008):… Continuar

Adicionado por Augusto de Franco em 14 janeiro 2009 às 5:00 — 5 Comentários

CONSTRUINDO A ESCOLA-DE-REDES: ALGUMAS SUGESTÕES

Em apenas seis meses (e 60 dias de NING) a Escola-de-Redes já conseguiu reunir um conjunto considerável de contribuições. As “contribuições” mais importantes são, é claro, as próprias 651 pessoas que se conectaram e os nodos que se formaram ou estão em formação. Mas há também elaborações importantes e algumas (ainda poucas) experiências que estão sendo compartilhadas.



Sugiro que cada conectado compartilhe, na sua página deste https://escoladeredes.ning.com/, um resumo… Continuar

Adicionado por Augusto de Franco em 11 janeiro 2009 às 17:00 — 8 Comentários

A INDEPENDÊNCIA DAS CIDADES

Vejam em anexo o texto intitulado "A independência das cidades: sobre a emergência das cidades inovadoras no século 21". Ainda é um draft, sem revisão. Meu objetivo ao escrevê-lo foi dar continuidade ao debate desencadeado pela Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades (CMDC - Porto Alegre: fevereiro de 2008), na qual coordenei o Comitê Científico. E colocar um pouco de sal e pimenta nesse debate insípido e pouco imaginativo… Continuar

Adicionado por Augusto de Franco em 8 janeiro 2009 às 18:00 — Sem comentários

"COMO SALVAR O MUNDO UM INSTANTE DE CADA VEZ"

Reproduzo aqui a 'Carta Rede Social 180', que enviei hoje, a partir da 01:00, para 14.274 pessoas. Não é um texto teórico – extenso e mais ou menos abstruso – como aqueles que costumo cometer... Trata-se de um pequeno post do Paulo Brabo (do seu blog www.baciadasalmas.com), que me foi indicado pelo Egeu Laus.



O texto – intitulado “Microsalvamentos: como salvar o mundo um… Continuar

Adicionado por Augusto de Franco em 1 janeiro 2009 às 6:30 — 3 Comentários

© 2019   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço