Escola de Redes

A redução da duração média das empresas é uma função complexa que tem a ver – entre muitas outras variáveis que não serão mencionadas aqui – com o aumento do número total de empresas por ramo de negócio, com a facilidade crescente de abertura e fechamento de empresas, com a expansão da oferta de crédito e com a possibilidade de organizar empresas praticamente sem capital, com a viabilidade de manter empresas funcionando sem infraestrutura física (sem sede e, inclusive, sem funcionários), com a desconcentração do poder político (que conferia apenas a alguns a capacidade de abrir e manter empresas em funcionamento) e, sobretudo, com a emergência de novas formas de empreender economicamente que não se assemelham em quase nada às empresas tradicionais. (pag.15)

Eu acredito que o fenômeno descrito acima mais  crise econômica e  desemprego andam juntos. Um alimenta o outro. Agora eu me pegunto... e as pessoas neste contexto ? e os mais vulneráveis? quais são as consequências  nas próprias condições de vida? Não é fácil passar  de um regime trabalhista    tendo por base o emprego (empregados de empresas hierárquicas), para um modelo de  empreendedorismo. Se para os donos das empresas está sendo difícil, imagine para o trabalhador , que só vendeu a força de trabalho e   não teve a oportunidade de executar a habilidade empreendedora;

Alguém estima quanto tempo será necessário para a equidade aumentar? 

Para ilustrar uma reportagem : 

Criação de empregos formais cai 46,9% em agosto, para 100 mil vagas

Exibições: 67

Respostas a este tópico

Reforma da CLT, a meu ver faz parte deste cenário.

O ministro-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Oreste Dalazen, classificou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) como "intervencionista" e "paternalista" e defendeu uma reforma no conjunto de regras sobre os direitos do trabalhador.

http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/09/clt-e-intervencionista...

RSS

© 2021   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço