Escola de Redes

LIVRO: Admirável Mundo Novo (Brave New World). Aldous Huxley (1932)

FILME: Admirável Mundo Novo ("Brave New World") de Leslie Libman e Larry Williams (1998) [Atenção: ao clicar no link você tem que baixar o filme, não é possível assisti-lo no Dropbox]

HUXLEY E A SOCIEDADE TOTALMENTE ORGANIZADA

Aldous Huxley (1894-1963) escreveu Admirável Mundo Novo (Brave New World) em quatro meses (durante o ano de 1931). O livro, publicado no ano seguinte, "narra - segundo a Wikipedia - um hipotético futuro onde as pessoas são pré-condicionadas biologicamente e condicionadas psicologicamente a viverem em harmonia com as leis e regras sociais, dentro de uma sociedade organizada por castas. Na sociedade desse "futuro" criado por Huxley... qualquer dúvida e insegurança dos cidadãos era dissipada com o consumo de uma droga sem efeitos colaterais aparentes chamada "soma"... O livro desenvolve-se a partir do contraponto entre esta hipotética civilização ultra-estruturada (com o fim de obter a felicidade de todos os seus membros, qualquer que seja a sua posição social) e as impressões humanas e sensíveis do personagem "selvagem" John que, visto como algo aberrante, cria um fascínio estranho entre os habitantes".

A sociedade distópica de Huxley é uma sociedade totalmente organizada sob um sistema científico de castas, onde não haveria vontade livre, abolida pelo condicionamento. A servidão seria aceitável devido as doses regulares de felicidade química e ortodoxias e ideologias seriam ministradas em cursos (uma ironia com o sistema educacional?) durante o sono.

Para que houvesse estabilidade social neste mundo totalmente organizado era preciso que as pessoas fossem felizes, satisfeitas com o que lhes foi estabelecido, condicionado: "homens sãos de espírito, obedientes, satisfeitos em sua estabilidade”. Segundo o livro, “o controle do comportamento indesejável por intermédio do castigo é menos eficaz, no fim das contas, do que o controle por meio de reforço do comportamento desejável mediante recompensas".

Neste admirável mundo novo, o condicionamento imposto começava desde logo no período da incubação, onde cada sujeito era condicionado para ocupar o seu lugar na estrutura social criada, cada qual predestinado para uma função: uns para serem mineiros, outros tecedores de seda, dentre outras funções. Sendo assim seu espírito seria formado de maneira a confirmar as predisposições do corpo. Para serem felizes as pessoas precisavam aceitar passivamente seu destino: "fazer as pessoas amarem o destino social de que não podem escapar”. Tudo era feito para o bem do próprio Estado.

Huxley, como é óbvio, está descrevendo as consequências do estatismo levado às suas últimas consequências. Para a prorrogação de um estado (qualquer estado e não apenas o Estado científico totalitário imaginado na obra), a estabilidade era a necessidade fundamental e definitiva.

No programa de investigação-aprendizagem sobre reconhecimento de padrões autocráticos esse livro de Huxley constitui material de pesquisa do terceiro módulo.

ADMIRÁVEL MUNDO NOVO

O terceiro filme do programa é Admirável Mundo Novo (Brave New World) de Leslie Libman e Larry Williams (1998). Foi um filme feito para TV (destacando-se a participação de Leonard Nimoy - o Spock de Star Trek - como Mustapha Mond).

Existem várias versões de Brave New World, baseadas no romance homônimo de Aldou Huxley (1932), já tratado aqui. No programa de investigação-aprendizagem sobre reconhecimento de padrões autocráticos esse filme constitui material de pesquisa do terceiro módulo

QUESTÕES PARA REFLEXÃO 3

QUESTÃO 01

01 - Por que o Selvagem não cabe no mundo de Admirável Mundo Novo? (Atenção: você pode marcar mais de uma alternativa)

a) Exatamente porque ele (como o nome está dizendo) é um selvagem, alguém que não foi civilizado porque não foi adequadamente educado para viver em uma sociedade organizada.

b) Porque ele não foi programado (condicionado) para se adequar ao modo de vida aceito socialmente e permitido pelo Estado.

c) Porque ele não podia ser feliz, já que - não tendo sido educado (condicionado) - não poderia amar o destino social reservado a todas as pessoas (que eram felizes porque amavam o que eram obrigadas a fazer).

d) Porque ele é um conversador e no mundo distópico de Huxley é a programação e não a conversação que reproduz o modo de vida socialmente existente.

e) Porque ele valoriza atitudes e comportamentos incompatíveis com os que são socialmente aceitos.

f) Porque ele é um desobediente.

g) Nenhuma das alternativas anteriores.

QUESTÃO 02

02 - Qual é o valor supremo no Admirável Mundo Novo de Huxley? (Atenção: você pode marcar mais de uma alternativa)

a) A igualdade.

b) A organização social perfeita: cada qual tendo e sabendo qual é exatamente o seu lugar e o seu papel.

c) O bem-estar das diversas camadas (ou "classes") da população.

d) A felicidade, que consiste, segundo as palavras de um dos administradores (o diretor Foster), em "amar o que somos obrigados a fazer".

e) Nenhuma das alternativas anteriores.

QUESTÃO 03

03 - Lendo as alternativas abaixo você diria que o mundo proposto por Huxley em Admirável Mundo Novo é melhor do que aquele em que vivemos hoje? (Atenção: você pode marcar mais de uma alternativa)

a) Sim, o mundo proposto por Huxley conseguiu adequar as diferenças existentes entre os seres humanos a um sistema harmônico e planejado, onde todos têm uma função, podem desfrutar de atividades de lazer coletivas e conviver em uma sociedade organizada que os protege e na qual são reconhecidos como úteis.

b) Sim, o importante em uma sociedade não é que todos sejam iguais e sim que cada membro tenha clareza de seu papel e esteja bem preparado para ele, podendo estar seguro de que seus objetivos serão alcançados graças a um planejamento rigoroso e um espírito comunitário. Como diz o lema do Estado Mundial: "Comunidade, Identidade, Estabilidade".

c) Sim, o mundo de Admirável Mundo Novo alcançou muitos avanços em relação ao mundo de nossos dias, pois está baseado em um sistema educacional que desenvolve técnicas pedagógicas distintas para educar o corpo e para a formar o caráter. Essas técnicas não são aleatórias e são aplicadas por especialistas preparados, que seguem a risca os procedimentos adequados, sem correr os riscos que corremos hoje ao deixar nossos cidadãos serem formados por profissionais que estão muito aquém dos recursos disponíveis.

d) Sim, é um mundo maduro, com uma sociedade bem organizada, onde todos reconhecem a importância de um sistema bem planejado e, compreendendo seu sentido, obedecem a seus preceitos.

e) Sim, se analisamos pragmaticamente podemos constatar que no mundo de Admirável Mundo Novo não há violência, não há desocupação, há cura para o sofrimento, todos são educados pelo Estado e vivem em uma economia estável, tendo acesso a bens que ultrapassam em muito suas necessidades básicas.

f) Nenhuma das alternativas anteriores.

QUESTÃO 04

04 - Existe propriamente uma sociedade no mundo de Admirável Mundo Novo de Huxley? (Atenção: você pode marcar mais de uma alternativa)

a) Claro que sim. Admirável Mundo Novo tem uma sociedade complexa e bem planejada, onde as relações de trabalho e as relações pessoais são sempre pacíficas, graças a um preparo gradual que garante uma baixa incidência de conflitos e, caso eles ocorram, prevê uma solução sempre não violenta e eficaz.

b) Sim, há uma sociedade totalmente organizada em Admirável Mundo Novo, que ultrapassa as fronteiras da produção, permitindo que as pessoas tenham consciência e orgulho de sua classe, podendo desfrutar de espaços e horários para atividades de lazer e diversão, desenvolver atividades culturais (como a dança, por exemplo) e manter relações abertas e não monogâmicas, convivendo de forma harmônica.

c) Não, não podemos falar de sociedade em um mundo onde as decisões não são tomadas em assembleias e onde as minorias decidem o destino das massas.

d) Não, todos vivem nos domínios do Estado.

e) Nenhuma das alternativas anteriores.

QUESTÃO 05

05 - Quem governa no mundo de Admirável Mundo Novo de Huxley? (Atenção: você pode marcar mais de uma alternativa)

a) A sociedade é uma criatura do Estado e o Estado é governado por administradores subordinados a um Administrador chefe (Mustafá Mond, que é um dos dez Administradores do Estado Mundial).

b) Na verdade o Administrador chefe é um programador master (uma espécie de CIO). O mundo de Admirável Mundo Novo é um formidável experimento social programado, cuja manutenção é feita por uma espécie de departamento de TI, onde os programadores corrigem eventuais erros do programa.

c) Não havendo conflito (ou seja, sendo o conflito evitado pelo programa estatal regulatório da sociedade) não há política propriamente dita no mundo de Admirável Mundo Novo e, assim, não há governo stricto sensu (em termos políticos) e sim somente administração (ou governo como administração, como numa corporação).

d) Nenhuma das alternativas anteriores.

QUESTÃO 06

06 - O mundo que Huxley desenhou em Admirável Mundo Novo - totalmente organizado, programado, baseado num sistema hierárquico fixo de castas (chamadas incorretamente de classes) e regulado autocraticamente (ou até monocraticamente, pelos 10 Administradores do Estado Mundial, cada qual no seu "feudo"), composto por seres manipulados biologicamente (por engenharia genética) e condicionados psicologicamente (por educação subliminar baseada na repetição de "mentiras" de sorte a transformá-las em "verdades"), dedicados ao trabalho (repetitivo), compelidos ao hiperconsumismo e ao entretenimento planejados para não deixar tempo para o ócio criativo e para a livre-conversação sem objetivos (jogos, danças, atividade sexual regular e mecânica, desvinculada da emoção amorosa) - é possível? Ou seja, um mundo assim alcançaria estabilidade? (Atenção: você pode marcar mais de uma alternativa)

a) Sim, esta é a distopia para a qual está caminhando a sociedade capitalista, um perigo real para o qual Huxley quis nos alertar.

b) Sim, em parte o mundo de Huxley é uma caricatura do que existe nos dias atuais nos países centrais e na periferia do capitalismo.

c) Não, porque programar individualmente os seres humanos não configura ambientes sociais capazes de reproduzir modos de vida como os descritos no livro (o comportamento coletivo não é a soma dos comportamentos dos indivíduos e, mesmo com todo o condicionamento individual, o fluxo interativo da convivência social acabaria por instabilizar em vez de reproduzir um steady state).

d) Não, a distopia huxleiana é mais uma fantasia, provavelmente uma metáfora usada para criticar aspectos da sociedade inglesa (e europeia e americana) do seu tempo (especulando com um transbordamento do fordismo da organização da produção para a organização da vida social), do que um alerta para uma possibilidade distópica concreta (com o agravante de que ele, Huxley, não viu o perigo real representado pela ascensão dos estatismos autoritários - como o fascismo, o nazismo e o stalinismo - já presentes no início da década de 1930, época em que escreveu o livro).

e) Nenhuma das alternativas anteriores.

QUESTÃO 07

07 - Quais indicadores de um modo de regulação autocrático podem ser percebidos no mundo utópico de Admirável Mundo Novo de Huxley? (Atenção: você pode marcar mais de uma alternativa)

a) O Estado se antecipa às necessidades e aos desejos das pessoas, de certo modo determinando-os de forma a serem adequadamente satisfeitos e isso torna as pessoas obedientes, não permite que surjam impulsos criadores e, ao fim e ao cabo, ainda que possa assegurar um constante bem-estar da população, impede qualquer mudança em nome da estabilidade de uma forma de dominação (um modo de regulação autocrático).

b) A não-violência usada para prevenir e evitar o conflito em nome da estabilidade social (quer dizer, da manutenção de um modo autocrático de regulação) e não como modo democrático de regular os conflitos (que aceita a existência do conflito e não tenta suprimi-lo).

d) A tentativa de suprimir o conflito pela programação. Não havendo conflito (ou seja, tendo sido o conflito evitado pelo programa) não há política propriamente dita no mundo de Admirável Mundo Novo e, assim, não há governo stricto sensu (em termos políticos) e sim somente administração (ou governo como administração, como numa corporação).

c) A imprevisibilidade foi abolida (ou evitada ao máximo) pela programação, logo, não pode haver política propriamente dita (politics, ex parte populis, ou seja, política democrática) e sim somente política estatal (policy, planejada ex parte principis e, portanto, autocrática)

e) Não há menção no texto a qualquer mecanismo representativo, participativo ou interativo de decisão e, assim, o regime funciona sob o comando dos administradores (que apenas fazem a gestão do programa introduzido pelo Administrador master).

f) Nenhuma das alternativas anteriores.

QUESTÃO 08

08 - Na trama, Huxley dá a entender que, caso alguns elementos específicos da experiência humana estivessem presentes, a sociedade de Admirável Mundo Novo seria mais livre (e que, portanto, era a ausência deles que permitia configurar uma sociedade altamente controlada como a descrita no livro). Dentre estes elementos, quais seriam os mais relevantes? (Atenção: você pode marcar mais de uma alternativa)

a) Um tipo de pensamento crítico e reflexivo nos indivíduos (em vez da mera repetição de fórmulas mentais condicionadas).

b) A “Grande Arte” (em vez da arte massificada e sem profundidade).

c) A Ciência (em vez da simples aplicação instrumental de tecnologias).

d) A experiência de Emoções intensas e até mesmo dolorosas (em vez de uma vida “emocionalmente fácil”, alienada, cheia de estímulos agradáveis e inebriantes).

e) Todas as alternativas anteriores.

f) Nenhuma das alternativas anteriores.

QUESTÃO 09

09 - Você acredita que a presença dos elementos (ou de alguns deles) apresentados nas alternativas (a, b, c e d) da QUESTÃO 8 (acima) são bons indicadores de uma sociedade politicamente livre? (Atenção: você pode marcar mais de uma alternativa)

a) Sim, porque liberdade política só é possível em uma sociedade quando todas as pessoas forem capazes de exercer individualmente um pensamento crítico.

b) Sim, porque a ciência tem um método objetivo de produção de conhecimento que a torna inume às influências políticas da autocracia.

c) Sim, porque a arte é criativa e isso subverte a repetição necessária à reprodução da autocracia.

d) Sim, porque o livre emocionar, os sentimentos desordenados e as paixões desorganizam inevitavelmente uma sociedade totalmente organizada (onde todas as ações seguem um curso previsível).

d) Nenhuma das alternativas anteriores.

QUESTÃO 10

10 - O que o livro Admirável Mundo Novo de Huxley tem a ver com o filme Admirável Mundo Novo de Libman e Williams? (Atenção: você pode marcar mais de uma alternativa)

a) Não tem muita coisa a ver. O filme não consegue ser fiel ao livro.

b) O filme, embora introduza cenas apelativas para atrair público (e que não são essenciais à narrativa de Huxley), consegue materializar certos aspectos da sociedade programada e das pessoas condicionadas que ajudam a entender o livro (como as cenas da festa e da palestra do Selvagem para as crianças, por exemplo).

c) O filme vale pelas conversas de Bernard Marx (Peter Gallagher) com Mustafá Mond (Leonard Nimoy, o Spock de Star Trek).

d) Nenhuma das alternativas anteriores.

 

Se você quiser enviar suas respostas CLIQUE AQUI

Exibições: 236

Anexos

© 2017   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço