Escola de Redes

Aqui a idéia é desenvolvermos os MUtirões da LAPA (MULAPA). Sábados de limpeza de praças, fins de semana de pintura de escola, passeios de bicicleta... Toda e qualquer "ação demonstrativa" que envolva os moradores do bairro estimulando-os, de forma virtuosa, a participar mais e mais.

Update: Hoje em dia, a Ana Estrella da sublapa que organiza. É uma praça cada mês, em um distrito diferente. São 6 na sublapa, então fica 2 praças por distrito por ano. Existe já um checklist feito por mim com as ações necessárias pra cada local. Como é uma ação mobilizadora, mas nem sempre ativadora de novas ações, dei por encerrado meu envolvimento, já que se tratava de criar uma atividade envolvendo mutirão (check), de forma periódica (check), misturando poder púbico e população (check). Quem quiser se envolver com isso, peço que fale com a Ana. Vejam as fotos dos mutirões já realizados:


Aqui tem mais fotos dos mutirões realizados: http://picasaweb.google.es/lh/view?uname=aestrella13&cuname=aes...

Exibições: 281

Respostas a este tópico

Isso é otimo, e dá uma boa mexida na comunidade! Nas pessoas, na cidade... e por ai vai irradiando!
Podemos pensar em envolver os Guerreiros do Elos, com a metodolgia Oásis! E fazer um Oásis na região como foi feito no Bexiga!. Vou postar um desafio para os Guerreiros no NING Oasis Mundi http://oasismundi.ning.com, vamos ver se tem Guerreiros de SP e da região da Lapa!
QUE VENHAM AS CONEXÕES para gente fazer acontecer!
bjo,

adorei conhecer vc, só conhecia seu nome, de ler artigos e conversar sobre captação!
Estraviz é isso aí! To dentro pra fazer isso acontecer... é tudo que eu acredito... soluções em rede, de cooperação na localidade... Pode contar comigo... Como vcs estão fazendo? Há encontros pra discutirmos e animarmos essas ações na Lapa? É possível participar? Abraços, Talita
Graças a um convite do Marcelo Estraviz, participei com prazer de uma reunião na Sub-Lapa nesta sexta as 18h00;

em pauta os mutirões para reforma e manutenção das praças dos 6 subdistritos dessa Subprefeitura;

o primeiro deles acontecerá na Praça Rodolfo Trevisan, Vila Leopoldina, no sábado 28/03 a partir das 9h00;

na reunião estavam presentes, além da Soninha, e de sua assessora Ana Estrella, os responsáveis por diversos setores da Prefeitura (Obras, Meio Ambiente, etc), e cidadãos motivados para a mobilização popular, como o Marcelo Estraviz, eu (Eduardo Jorge Canella), destacando-se o Edgar dos Guerreiros Sem Armas, de Santos, com vasto conhecimento de causa, já indicado anteriormente por Maria Barreto.

dia 28 a Prefeitura levará pessoal, máquinas e material para roçar e capinar, consertar calçadas, tapar buracos no asfalto, remover equipamentos quebrados, instalar novos equipamentos (basicamente bancos), plantar mudas de árvores e talvez outras coisas que não registrei;

durante a próxima semana, antes do mutirão, os já envolvidos se reunirão para planejar suas ações e se tentará um encontro com membros da comunidade local, para chamá-los a participar com seu conhecimento e desejo;

está no programa, após os trabalhos, já de noite, a projeção de um filme no muro de uma marmoraria vizinha, cogitou-se Cinema Paradiso;

ah, nesse mesmo muro será feito um grafite, alguém se encarregou de obter tintas em doação, e os grafiteiros já foram convidados; lembramos de deixar uma lacuna em branco para a projeção do filme;

(eu trabalho com arquitetura e urbanismo há algum tempo, e estou no último semestre do curso formal, na FAU-USP)

depois da reunião pensei em algumas possíveis soluções urbanísticas para essa praça, que pretendo visitar amanhã a tarde, e imaginei alguns equipamentos de lazer que podem ser feitos com sucata de equipamentos urbanísticos como postes de iluminação, semáforos, grades, etc; ainda não sei se existe um depósito onde poderíamos escolher algum material para usar, num projeto feito de improviso, na hora, in loco e com participação coletiva; um poste de iluminação de avenida, deitado rente ao chão cimentado, sobre um ou dois apoios, pode ser uma boa deixa para alguma manobra de skate ou patins, por exemplo;

está dado este breve informe, sigo com o assunto, abraços.
Car@s, convidei o Edurado de última hora mas a minha intuição foi providencial, como podem ver no ótimo relato que fez da reunião. Nossas ações na Lapa estão começando e está chegando a hora de nos reunirmos pela primeira vez (quem sabe na própria sub-prefeitura?). Eu gostaria de fazer ao menos dois encontros: Um, no próprio mutirão que ocorrerá no próximo sábado, poderíamos, ao final do mutiráo fazer um encontro do nodo-lapa lá mesmo. Um outro encnotro eu gostaria de fazer com a rede social do senac, um grupo com quem já convesesei e estamos integrando propostas. Eles tem uma área definida e seria uma das redes que pretendemos trabalgar para criar a rede de redes. Vamos debater mais por aqui por enquanto?

abs do estraviz
Olá Marcelo, tudo bem? Como o mundo dá voltas... um amigo meu, Celso Sekiguchi da Escola Politeia entre outros, enviou um link para cá... e olha nós de novo! Estou dentro para todas as ações possíveis, inclusive aquelas propostas no CADES! E com o grupo escoteiro também!!!
Se permitir, coloco a disposiç~so a agenda de boas ações do grupo, e assim a ocmunidade fica sabendo e participando. OK?
bjs lindo, inté
Luciana
Oi querida! Sabia que mais dia ou menos dia estarias por aqui! Bem vinda e vamoquevamo! Que tal levares uns escoteiros pro mutirão do próximo sábado? estarei a semana inteira fora, por isso não vai dar pra combinarmos algo, mas ou nos vemos no sábado ou na semana que vem ok? beijos!
Oi Marcelo!
Por favor, para que os jovens do movimento escoteiro participem, preciso de um reelase ou solicitação sua ou da sub lapa... snif snif... burocracias lá do GE.
no aguardo,
bjs
lu
nesta quarta, 25/03, às 19h00, num C.D.M. (Clube Desportivo Municipal) ali nas proximidades da Praça Rodolfo Trevisan, haverá uma reuião marcada entre a Sub-Lapa e a comunidade local (provavelmente marcada por uma das lideranças, o Djalma) para tratar de temas relativos ao mutirão de sábado; ainda não tenho certeza se poderei comparecer. aproveito para divulgar o telefone do gabinete da Sub-Lapa, Subprefeita Soninha: 3396-7503. abraços.
É muito importante um esclarecimento sobre a atuação do Nodo Lapa e da Rede Social Lapa. A proposta do Nodo Lapa é o fomento à articulação em rede no âmbito da Subprefeitura Lapa, que envolve 6 distritos em uma área onde residem aproximadamente 270 mil pessoas.

A Rede Social Lapa vem sendo re-articulada desde Outubro de 2008 e caracteriza-se como um espaço democrático, aberto e visa contribuir inicialmente com o desenvolvimento social de apenas um dos distrito da subprefeitura. No caso, o da Lapa.

É importante deixar claro isso pois as ações da Rede Social Lapa, fortalecem as ações do Nodo Lapa e vice-versa. São idéias compartilhadas e tem em comum o mesmo objetivo, o desenvolvimento local. Entretanto, no caso da Rede Social Lapa, existe uma metodologia que vem sendo compartilhada com os diversos setores da comunidade que é ao fortalecimento das conexões locais, a criação da Visão de Futuro da Lapa, o Diagnóstico Participativo do Bairro (Green Map)e diversas ações pontuais.

Portanto, convido todos que tenham interesse em contribuir com o processo de desenvolvimento local do distrito da Lapa, para participar do próximo encontro da Rede Social Lapa, que acontece no dia 02/04, quinta-feira, das 19:00 às 21:00 em novo local: Espaço Cultural Tendal da Lapa - Endereço: Rua Constança, 72- Alto da Lapa.

Inclusive nesse encontro, o Senac São Paulo apresentará o formato um curso rápido sobre Redes Sociais (8 horas), fruto da demanda dos particiopantes da Rede Social Lapa e compartilhar informações sobre a proposta de criação do “Fórum Permanente de Desenvolvimento Local da Lapa”

Vale ressaltar que o Senac São Paulo desenvolve o Programa Rede Social em diversos municípios do Estado. A partir de uma experiência de mais de 35 anos em ações socioeducativas em comunidades onde o Senac mantém unidades, criou-se uma metodologia de trabalho em rede, que visa articular pessoas e organizações para propor soluções aos problemas sociais das localidades.

Estou a disposição e convidos a todos a se conectar!

Marcos Moreira Vaz
Rede Social Lapa
Senac São Paulo
Tel : 55 11 2888-5532
marcos.mvaz@sp.senac.br
www.sp.senac.br/redesocial
Marcelo, temos de tomar cuidado para que as ações não venham de cima para baixo. Gostaria que todas as ações previstas para a o distrito da Lapa, fossem compartilhadas durante os encontros da Rede Social Lapa, ok? Apesar da boa vontade e abertura da Sub Lapa, temos constantemente de envolver a comunidade no processo de elaboração dessas ações. Vale lembrar que a gestão do Dr. Paulo Bressan e, posterioemente, da Dra. Luiza Nagib Eluf não tinham caráter democrtático e "afastou a comunidade" das ações coletivas do cotidiano. Podemos reverter esse quadro de desmobilização social na Lapa, mas sempre com muito diálogo.



Marcelo Estraviz disse:
Car@s, convidei o Edurado de última hora mas a minha intuição foi providencial, como podem ver no ótimo relato que fez da reunião. Nossas ações na Lapa estão começando e está chegando a hora de nos reunirmos pela primeira vez (quem sabe na própria sub-prefeitura?). Eu gostaria de fazer ao menos dois encontros: Um, no próprio mutirão que ocorrerá no próximo sábado, poderíamos, ao final do mutiráo fazer um encontro do nodo-lapa lá mesmo. Um outro encnotro eu gostaria de fazer com a rede social do senac, um grupo com quem já convesesei e estamos integrando propostas. Eles tem uma área definida e seria uma das redes que pretendemos trabalgar para criar a rede de redes. Vamos debater mais por aqui por enquanto?

abs do estraviz
Marcos, posso, nesse dia 2, explicar a idéia e como podemos seguir trabalhando, sempre de baixo pra cima. abs, me

Marcos Moreira Vaz disse:
Marcelo, temos de tomar cuidado para que as ações não venham de cima para baixo. Gostaria que todas as ações previstas para a o distrito da Lapa, fossem compartilhadas durante os encontros da Rede Social Lapa, ok? Apesar da boa vontade e abertura da Sub Lapa, temos constantemente de envolver a comunidade no processo de elaboração dessas ações. Vale lembrar que a gestão do Dr. Paulo Bressan e, posterioemente, da Dra. Luiza Nagib Eluf não tinham caráter democrtático e "afastou a comunidade" das ações coletivas do cotidiano. Podemos reverter esse quadro de desmobilização social na Lapa, mas sempre com muito diálogo.



Marcelo Estraviz disse:
Car@s, convidei o Edurado de última hora mas a minha intuição foi providencial, como podem ver no ótimo relato que fez da reunião. Nossas ações na Lapa estão começando e está chegando a hora de nos reunirmos pela primeira vez (quem sabe na própria sub-prefeitura?). Eu gostaria de fazer ao menos dois encontros: Um, no próprio mutirão que ocorrerá no próximo sábado, poderíamos, ao final do mutiráo fazer um encontro do nodo-lapa lá mesmo. Um outro encnotro eu gostaria de fazer com a rede social do senac, um grupo com quem já convesesei e estamos integrando propostas. Eles tem uma área definida e seria uma das redes que pretendemos trabalgar para criar a rede de redes. Vamos debater mais por aqui por enquanto?

abs do estraviz
Proposta: vamos pensar em um local e data para o próximo MULAPA, durante o encontro da Rede Social Lapa.

RSS

© 2020   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço