Escola de Redes

Uma iniciativa importante do Festival de Ideias e de seus parceiros. Leia para ver se você topa.

Estamos multiplicando os lugares de cocriação de sorte a termos cobertos todos os dias da semana com essa atividade em diferentes lugares da capital de São Paulo (e, brevemente, de outras cidades, inclusive nos demais estados do país).

Assim, se sua entidade, grupo ou rede quiser entrar nessa de cocriação, seria legal que entrasse também num calendário semanal.

Na Pamplona 1005, em São Paulo, as cocriações do Festival de Ideias aconteceram, ao longo de 2012, durante um dia por semana (em geral nas terças-feiras, das 16 às 22h). Agora em 2013 vamos reservar todas as quartas-feiras no mesmo local.

Para os outros dias o calendário já está sendo preenchido. Já temos ocupadas as segundas-feiras no Campus Paulista da FIAP-SU (09-17h) e no Ponto de Contato (19-22h), às quintas-feiras, das 08 às 19h (no Alto de Pinheiros) e as sextas-feiras, das 12 às 18h (na Penha) e no sábado na Matilha Cultural (13-18h). E várias outros dias estão dependendo apenas de acerto de agendas (por exemplo, provavelmente haverá uma também na Avenida Paulista).


Se você tiver um local e quiser reservar um período em qualquer dia da semana (de preferência não-coincidente com os dias-períodos já ocupados, mas, se não der, coincidente mesmo) para fazer a mesma coisa, será ótimo.

Os parceiros entram apenas com o local físico, conexão à internet, cadeiras e mesas (e, é claro, com a reserva do espaço para tal atividade durante um dia da semana; no mínimo um período: manhã, tarde ou noite). Além disso, mais nada. Trata-se de exercitar os princípios da cocriação que seguem na imagem abaixo:


O objetivo não é divulgar uma marca, nem crescer centralizadamente a partir de uma iniciativa ou programa proprietário e sim distribuir mesmo o processo de interação livre, aberta e interativa (quer dizer: em rede). 

É claro que a instituição que converge esforços para o êxito dessa iniciativa pode adotar seus próprios princípios e métodos em todas as suas outras atividades. Isso vale somente para aquele período do dia da semana escolhido onde acontecerá a cocriação em rede aqui proposta.

Mesmo nesta atividade (aqui proposta) de cocriação não há nenhuma proibição de um grupo empenhado na cocriação de uma ideia adotar qualquer metodologia que quiser. A única coisa que não pode haver é a obrigação de todos adotarem a mesma metodologia (ou qualquer metodologia além da livre-conversação).

Na verdade a proposta aqui é a de parceria entre pessoas que se conectam e interagem. Ou seja: mais caminhos = mais rede. São apenas atalhos entre clusters, que em nada desfiguram a identidade de cada grupo. O padrão é distribuído. O calendário semanal de cocriações é a disseminação de um processo.

A equipe do Festival de Ideias pode ajudar na divulgação das datas, na convocação e em tudo mais que for necessário e possível. Mas o ideal é que o processo, depois de iniciado, ande por si mesmo.

Você topa? Deixe um comentário abaixo.

E você também pode entrar lá no Grupo Festival de Ideias do Facebook - que já tem 1.258 membrosclicando aqui

Exibições: 881

Respostas a este tópico

Achei bem bacana!

Quero fazer parte, mas não sei muito bem como auxiliar.

Contem comigo!

"Se você tiver um local e quiser reservar um período em qualquer dia da semana para a cocriação, será ótimo".

Camila Nogueira de Andrade disse:

Achei bem bacana!

Quero fazer parte, mas não sei muito bem como auxiliar.

Contem comigo!

Oi  Camila, se vc não tiver um local, poderá participar das cocriações presencialmente, em qualquer uma das atividades que estão na agenda e também colaborando com as ideias que já estão na plataforma do Festival: http://festivaldeideias.org.br/.

abraço

Camila Nogueira de Andrade disse:

Achei bem bacana!

Quero fazer parte, mas não sei muito bem como auxiliar.

Contem comigo!

Estamos abrindo um espaço de coworking na cidade de Piracicaba, no interior de SP nos próximos 6 meses. Gostaríamos sim de disponibilizar um espaço assim que abrirmos e imagino que talvez coincida com o momento em que esse modelo mais expandido em SP já tenha amadurecido e que o desejo de expandir mais já tenha de manifestado. Espero que  sincronia aconteça!

Já temos uma página no face se alguém quiser saber mais: https://www.facebook.com/pages/Soul-Working/447793681947541?ref=ts&...

Olá amigos,

já existe algum espaço aqui no Rio?

Bjs

Existe sim, na Moleque de Ideias (mas é em Niteroi). Converse com o Nilton Lessa, Lia :)

RSS

© 2019   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço