Escola de Redes

Paolo Totaro
  • Masculino
  • Porto Alegre (RS)
  • Brasil
Compartilhar no Facebook Compartilhar

Amigos de Paolo Totaro

  • Cristiano Kruel
 

Página de Paolo Totaro

Últimas atividades

Posts no blog por Paolo Totaro

Realmente o Web 2.0 é um fenômeno de integração social da racionalidade moderna?

Em alguns meus artigos e, sobretudo, na minha Tese de doutorado em Ciências Sociais, que será proximamente publicada na rede, estou desenvolvendo um sistema interpretativo da racionalidade moderna, baseado no conceito de função recursiva (no sentido que o conceito de função recursiva tem na Teoria da Computação). Me parece evidente que as redes do Web têm muito a ver com os conceitos de cálculo e algoritmo e, portanto, têm muito a ver com as principais coordenadas interpretativas do meu…Ver mais...
31 Jul, 2010
Paolo Totaro é agora um membro de Escola de Redes
21 Jun, 2010

Informações do Perfil

Você está disposto(a) a ler até o fim o texto Sobre a constituição da Escola-de-Redes?
SIM
Este não é um site de relacionamentos. Você está ciente dos objetivos da Escola-de-Redes?
SIM

Breve apresentação autobiográfica

Sou italiano, mas estou morando mais no Brasil do que na Itália desde 2006. Na Itália sou professor de Matemática Aplicada pelo Ministero dell'Istruzione e dell'Università (MIUR). No Brasil, sou doutorando em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).
Estou estudando as consequências da "cultura do cálculo" sobre a integração social.
Publiquei os artigos seguintes que envolvem o assunto:

1. TOTARO, Paolo. Le origini logiche della disaggregazione sociale. Rassegna Italiana di Sociologia, anno 50°, n° 2, p. 227-250, Abr/Jun 2009.

2. TOTARO, Paolo. A tensão entre cálculo e classificação como dinâmica da exclusão social. Ciências Sociais Unisinos, v. 45, p.16-26, Jan/Abr 2009. Disponível em: http://www.unisinos.br/publicacoes_cientificas/images/stories/Publicacoes/ciencias_sociais_v45n1/art02_paolo.pdf".

3. TOTARO, Paolo. Três opções estratégicas para os recursos humanos do Brasil. Teoria & Pesquisa, v. XVII, n° 1, p.121-133, Jan/Jun 2008. Disponível em: http://www.teoriaepesquisa.ufscar.br/index.php/tp/article/viewFile/139/104.

4. TOTARO, Paolo. A metamodernidade da ciência galileiana. Vertentes , v. 27, p.35 - 44, Jan/Jun 2006.

Minha Tese de doutorado em Ciências Sociais está justamente focado no assunto. Seu título é: “A cultura do cálculo e a desagregação social”. A Tese será disponível na rede até o fim do ano.
Estou considerando a possibilidade que sejam exatamente os “Socialnomics” os fenômenos que marcarão a próxima onda longa da economia mundial (quinto ciclo de Kondratieff) e por isso decidi de participar das atividades de uma redes social que estuda redes sociais.

Blog de Paolo Totaro

Realmente o Web 2.0 é um fenômeno de integração social da racionalidade moderna?

Em alguns meus artigos e, sobretudo, na minha Tese de doutorado em Ciências Sociais, que será proximamente publicada na rede, estou desenvolvendo um sistema interpretativo da racionalidade moderna, baseado no conceito de função recursiva (no sentido que o conceito de função recursiva tem na Teoria da Computação). Me parece evidente que as redes do Web têm muito a ver com os conceitos de cálculo e algoritmo e, portanto, têm muito a ver com as principais coordenadas interpretativas do meu… Continuar

Postado em 31 julho 2010 às 19:49

Caixa de Recados

Você precisa ser um membro de Escola de Redes para adicionar comentários!

Entrar em Escola de Redes

  • Sem comentários por enquanto!
 
 
 

© 2019   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço