Escola de Redes

Web 2.0 e processos de desintermediação em sistemas de comunicação

Acabo de ler um livro interessante, que recomendo a quem se interessar pelo fenômeno de desintermediação causado pelo desenvolvimento e popularização de tecnologias da chamada Web 2.0. Esse tema vai bem para quem está ligado no tema de redes.

O nome do livro é Groundswell e a publicação, lançada há menos de um ano pela editora Harvar business Press, foi escrita pelos consultores Charlene Li e Josh Bernoff, da empresa estadunidense Forrester Research.

Groundswell, que pode ser traduzido como lombada ou onda abrupta, foi o apelido dado pelos autores ao processo de desintermediação permitido pelas novas tecnologias baseadas na web, com as quais pessoas estão buscando - e achando - soluções para seus problemas junto a seus próprios pares, não mais em organizações.

Trata-se de uma publicação bastante objetiva, que caracteriza o fenômeno e apresenta definições e estratégias de uso para as principais tecnologias atuais, dentre elas os blogs, wikis, redes sociais e fóruns. A abordagem é do tipo no bulshit, toda baseada em pesquisas de mercado e casos de negócio da própria Forrester.

Achei válido o tempo gasto lendo o livro porque me obtive respostas a várias perguntas que me incomodavam, bem como também ressonância para várias teorias que vinha desenvolvendo sobre comunicação nas organizações.

O fato é que não se poderá regular completamente esse universo de relacionamentos. A idéia é partir desa mentalidade centrada em "segurança e controle" para uma de, como se diz no livro "escutar o groundswell" e integrar os achados no processo decisório e estratégico.

Exibições: 77

Comentar

Você precisa ser um membro de Escola de Redes para adicionar comentários!

Entrar em Escola de Redes

© 2019   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço