Escola de Redes

TUDO É QUESTÃO DE ACREDITAR.

"Não posso acreditar! " , disse Alice."Não pode?, disse a rainha, penalizada. " Tente de novo: respire profundamente e feche os olhos." Alice riu. " Não vale a pena tentar". disse. " Não pode acreditar em coisas impossíveis". "Ouso dizer que você não tem muita prática", disse a rainha. "Quando eu tinha a sua idade, fazia isso durante meia hora por dia. Às vezes chegava a acreditar em seis coisas impossíveis antes mesmo do café manhã."  (Lewis Carrol)

Nossas crenças influenciam profundamente nosso comportamento. Elas nos motivam e dão forma àquilo que fazemos. É difícil aprender alguma coisa sem acreditar que ela será prazerosa e útil. As crenças são sistemas orientadores, mapas internos que usamos para dar sentido ao mundo. As crenças atuam como filtros de percepção muito fortes.

Em uma pesquisa; uma turma de crianças de idêntico QI foi dividido em dois grupos. Os professores foram avisados de que um dos grupos tinha um QI mais alto, e que portanto devia se sair melhor do que o outro. Embora a única diferença entre os dois grupos fosse a expectativa dos professores ( uma crença ), o grupo supostamente dotado de QI mais alto obteve melhores resultados em testes posteriores. Esse tipo de profecia auto-realizadora é às vezes conhecida como efeito Pigmalião. Outro tipo semelhante de profecia auto-realizadora é o efeito placebo, bem conhecido na medicina.                                       

Exibições: 86

Comentar

Você precisa ser um membro de Escola de Redes para adicionar comentários!

Entrar em Escola de Redes

© 2020   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço