Escola de Redes

Bibliografia

Coloco em minha lista de leituras pertinentes, obras que se relacionam com o processo de prática de animação de Redes e fomento de governanças:

TEATRO DO OPRIMIDO E OUTRAS POÉTICAS POLÍTICAS, de Augusto Boal
Augusto Boal, um dos 197 indicados para o Prêmio Nobel da Paz de 2008, coloca o teatro como uma atividade essencialmente política, como o são todas atividades humanas, mas sobretudo como um poderoso meio de articulação para a formação de coletivos de transformação social.
Nesse livro ele narra suas experiências na implantação da metodologia do Teatro do Oprimido pelo mundo.
Há uma divisão do mundo entre oprimidos e opressores de uma forma um tanto radical, no entanto, o contexto sócio-político em que viveu o autor faz com que compreendamos sua terminologia. A propósito, seria bastante interessante discuti-la neste ning.

200 EXERCÍCIOS E JOGOS PARA O ATOR E NÃO-ATOR COM VONTADE DE DIZER ALGO ATRAVÉS DO TEATRO, de Augusto Boal
Este livro apresenta uma série de jogos e exercícios práticos para a articulação para processos de questionamento do entorno.
A metodologia do Teatro do Oprimido é dividida em Teatro Imagem, Estética do Oprimido, Teatro-Fórum, Teatro Legislativo ou Arco-íris do Desejo. Apresento aqui um resumo de cada uma das técnicas:
Teatro Imagem: jogos sem palavras.
Teatro Jornal: técnicas de leitura crítica de notícias de jornal alternando abordagens e pontos de vista.
Teatro-Fórum: os espectadores entram em cena, substituindo algumas das personagens, e debatem um tema real proposto na encenação.
Estética do Oprimido: encenação de um acontecimento fictício que, no entanto, é possível na localidade. Os espectadores são convidados a participar como se o fato ocorresse.
Teatro Legislativo: mistura do Teatro-Fórum, onde há o câmbio de papéis, com o procedimento de uma câmara legislativa. O objetivo é fomentar os participantes a elaborarem leis para a solução de problemas emergentes com a finalidade de serem apresentados ao poder público de maneira sistematizada.
Arco-íris do Desejo: técnica que visa a externar “opressões” introjetadas.

Como ainda estou no processo de leitura e re-leitura de obras relacionadas à Escola de Redes, apresentarei novas obras à medida que me pareçam pertinentes.

Exibições: 117

Comentar

Você precisa ser um membro de Escola de Redes para adicionar comentários!

Entrar em Escola de Redes

Comentário de Carlos Lopes em 9 fevereiro 2009 às 15:52
Cintia
Gostei da indicações. Fiquei muito curioso com a indicaçào de 200 EXERCÍCIOS E JOGOS PARA O ATOR E NÃO-ATOR COM VONTADE DE DIZER ALGO ATRAVÉS DO TEATRO.
Voce pode contar um pouco mais de como são esses "exercícios práticos para a articulação para processos de questionamento do entorno"?
Caso necessario, me avise que nos falamos por telefone
Comentário de Clara Pelaez Alvarez em 7 fevereiro 2009 às 10:57
Que delícia essa diversidade de enfoques que se está desenvolvendo por aqui!
Ótima síntese!
bjs
Clara

© 2019   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço