Escola de Redes

No início da década de 70, um enfoque búlgaro com relação ao aprendizado acelerado despertou considerável curiosidade nos Estados Unidos. O fenômeno foi a sugestologia, criada pelo psiquiatra búlgaro Georgi Lozanov. Mas numerosos fatores obstruíram a sua adoção, entre os quais um atraso em se conseguir a tradução necessária e a propriedade do método por parte do governo búlgaro. Em 1976, num Workshop em DesMoines, Iowa, patrocinado pela SALT (Sociedade para o Ensino e Aprendizado Sugestivo e Acelerado), foi revelado como a sugestologia produz grande aceleração no aprendizado:

  • Ambiente relaxado é essencial. A maioria dos estudantes traz consigo muita ansiedade para a sala de aula, resultados de anos de estresse, de medo do fracasso e humilhações.
  • Mudança de ritmo é importante. A apresentação vívida do material – por exemplo, o vocabulário de uma língua estrangeira apresentado de forma engraçada, pode ser seguida de uma sessão posterior em que se toca música clássica.
  • O professor- instrutor, monitor, precisa ter autoridade mas sem ser ser autoritário ou ameaçador. A linguagem gestual e o tom de voz são considerados importantes tão quanto o conteúdo verbal.
  • O professor nunca crítica, nunca diz especificamente que o estudante está errado. As correções são feitas de forma oblíqua, por exemplo, dando a pronúncia correta de uma palavra no contexto de outra sentença.
  • Música, paródias dramáticas e jogos são vistos como estímulos para ativar os processos dos hemisférios direito e esquerdo e também os centros cerebrais da emoção.
  • Com testes frequentes ( sem nota ) para corroborar a eficácia de aprendizagem; a pessoa muitas vezes vivencia o êxito pela primeira vez na carreira acadêmica. Não é incomum alguns estudantes acertarem testes inteiros sobre o vocabulário cnom várias centenas de palavras.

Material extraído do Brain / Mind Bulletin – Marilyn Ferguson

Exibições: 281

Comentar

Você precisa ser um membro de Escola de Redes para adicionar comentários!

Entrar em Escola de Redes

© 2017   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço