Escola de Redes


Caros amigos e amigas da Escola-de-Redes,

vai começar hoje o Simpósio da Escola-de-Redes. Na verdade não é 'o' simpósio e sim apenas 'um' simpósio, um encontro - como qualquer outro que pode ser proposto por qualquer conectado - para conversar sobre nosso tema: as redes sociais.

Acatei as sugestões que foram feitas por vários membros desta escola. Não fazer uma conferência e sim uma desconferência. Não adotar a forma palco-platéia, mas ensejar a interação e a conversação horizontal. Não organizar tudo de cima para baixo, mas deixar emergir as ordens possíveis...

Inclusive quanto a pauta. Há uma sugestão de programação e uma pré-inscrição de pessoas que gostariam de apresentar alguns trabalhos. Mas mesmo isso será submetido ao debate no início do encontro.

Há 30 anos organizando encontros grandes e pequenos, confesso que nunca fiz nada assim. Vamos ver no que dá.

Trata-se de um encontro gratuito, sem muita estrutura e sem instituição promotora (apenas o Senac SP reservou alguns espaços para nós no seu Centro Universitário em Campos do Jordão: três salas de aula e, no domingo de manhã, uma pizzaria que fica no terreno do Grande Hotel e apoiou também com a gravação em vídeo e um coffe brake tipo brunch no domingo; mas as bebidas terão que ser pagas por quem quiser beber). Teremos também datashow e internet (wireless). Mas não teremos microfone, amplificador e caixas de som.

Cada participante está financiando suas despesas. Transporte, hospedagem, refeições, até mesmo o cafezinho, a água e alguma coisa para comer nos dois primeiros dias (sexta e sábado) deverá ser comprado em uma cantina escolar.

Não é meio precário? É. Mas é coerente com as observações feitas por membros desta escola em construção. Que, dentre as sugestões que fizeram, não acenaram com a possibilidade de organizarmos qualquer tipo de "vaquinha" para cobrir despesas.

Em compensação, não daremos uma falsa impressão de auto-organização. Não há realmente nenhuma instituição por trás do simpósio (custeando as coisas e, depois, proclamando que foram os participantes que fizeram tudo). Nosso capital são as pessoas que virão e suas relações. Se sair algo de bom, sairá dessas pessoas e dessas relações.

Clique aqui para ver a programação (que daqui a algumas horas já estará completamente desatualizada).

Faço votos que a interrogação que ilustra o topo deste post vire uma grande exclamação.


Um bom simpósio a todos.

Exibições: 2541

Comentar

Você precisa ser um membro de Escola de Redes para adicionar comentários!

Entrar em Escola de Redes

Comentário de Júlia Eugênia Gonçalves em 1 julho 2009 às 14:54
Augusto,

Lamentei muito não poder comparecer. Eu e Maria Augusta tínhamos aulas na pós-graduação. Espero que tenha sido um sucesso !

Um abraço,

Júlia
Comentário de Augusto de Franco em 29 junho 2009 às 7:08

Comentário de MÁRIO PINHEIRO E SILVA em 27 junho 2009 às 13:22
Espero que esse encontro enseje outros e que no futuro todos integrem o grupo.
sds MML
Comentário de Vilu Salvatore em 26 junho 2009 às 22:13
Adoraria estar com vocês mas por enquanto só posso desejar que esse formato de simpósio e que o encontro de vocês seja um grande sucesso!
Se gear, então será perfeito!!!
Comentário de infinitarede em 26 junho 2009 às 12:38
Caros, o evento será transmitido ao vivo? Adoraria acompanhá-lo. abraços a todos e um ótimo e proveitoso encontro!
Comentário de Irany R. Cavalcante em 26 junho 2009 às 11:12
Caros amigos, no momento não tenho a menor possibilidade, pelo menos nesse !º dia, de estar presente(de corpo) neste evento, que tenho certeza, será um grande sucesso, porque, acompanhando o ritmo da terra, penso ser este, um momento de real desconstrução de conceitos pré estabelecidos-isso em vários setores "secundários", quanto mais em relação à educação- a base de tudo, para então, empreendermos um novo começo: o do respeito, comprometimento, solidariedade e humanismo para com aqueles que pretendemos deixar em nossos lugares, quando não mais existirmos.
Parabéns Augusto pela iniciativa! Farei o impossivel para , pelo menos, um dia(talvez no sábado), compartilhar pessoalmente com todos.
Comentário de Carlos Boyle em 26 junho 2009 às 10:02
Desde Argentina los abrazo a todos mis compañerito de la escuelita de redes.
No tengo dudas en que voy a estar representado en el colectivo que Uds. conforman.
Mucha suerte en el simposio
Comentário de Ronaldo Richieri em 26 junho 2009 às 8:44
Já estamos aqui em Campos!!! eeeeeeee
Comentário de Jose Parra em 26 junho 2009 às 8:20
Caro Augusto, seria muito importante ter tido a oportunidade de participar desse simposio,
infelizmente, fui compulsoriamente convocado para um compromisso profissional ,
ontem(quinta feira) a tarde e nao poderei estar presente. Espero num futuro breve ter
a oportunidade de participar. Desejo sucesso a todos . Grande Abraço. Parra
Comentário de Volney Faustini em 26 junho 2009 às 7:53
Estou bastante animado e ao mesmo tempo aberto para a experiência de fazermos juntos 'um' Simpósio - mas como bem explanou o Augusto, uma desconferência. Estarei no sábado logo cedo e espero tirar o máximo proveito das interações com os participantes - até porque não poderei ficar o dia todo.

Não é um sacrifício - é um investimento. Positivo e de construção do amanhã!

© 2019   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço