Escola de Redes

Proposta de Programação do Simpósio da Escola-de-Redes

Campos do Jordão, 26-28 de junho de 2008

Sexta-feira, 26 de junho de 2009


14h00-16h00 – Construção coletiva da programação do evento
Cada participante diz o que está fazendo (em termos de estudo, investigação, experimentação ou vivência de redes sociais) e, a partir daí, monta-se a programação do evento. Essa construção coletiva amplia e consolida (e, eventualmente, altera) o que já terá sido discutido aqui neste site da Escola-de-Redes (entre 20/05/09 e 20/06/09).

16h00-16h30 – Intervalo para café

16h30-18h30 – Primeira seção de apresentações no estilo TED
3 apresentações (20 minutos para cada apresentação). Os que tiverem trabalhos a apresentar devem preparar com antecedência suas exposições (de preferência seguindo as orientações do TED). Após cada apresentação haverá 20 minutos para perguntas e ou debates.

18h30-19h30 – Apresentação dialogada sobre o tema: Uma introdução às redes sociais e por que surgiu a Escola-de-Redes

Noite livre

Sábado, 27 de junho de 2009

09h00-11h00 – Segunda seção de apresentações no estilo TED
3 apresentações (20 minutos para cada apresentação). Os que tiverem trabalhos a apresentar devem preparar com antecedência suas exposições (de preferência seguindo as orientações do TED). Após cada apresentação haverá 20 minutos para perguntas e ou debates.

11h00-11h20 – Intervalo para café

11h20-12h40 – Terceira seção de apresentações no estilo TED
2 apresentações (20 minutos para cada apresentação). Os que tiverem trabalhos a apresentar devem preparar com antecedência suas exposições (de preferência seguindo as orientações do TED). Após cada apresentação haverá 20 minutos para perguntas e ou debates.

12h40-14h40 – Intervalo para almoço

14h40-16h40 – Trabalho de grupos sobre agendas compartilhadas por nodos da Escola-de-Redes

=> Construção coletiva do Programa Transição Organizacional

=> Organização do Curso sobre Análise de Redes Sociais

=> Outras propostas de agendas compartilhadas

16h40-17h00 – Intervalo para café

17h00-19h00 – Apresentação dos resultados dos trabalhos de grupo
O tempo de cada apresentação será calculado em função do número de propostas de agendas compartilhadas. De qualquer modo, na construção coletiva da programação do evento (primeira atividade da sexta-feira), essa pauta será redimensionada e organizada.

Noite livre

Domingo, 28 de junho de 2009

09h00-14h00 – Revivendo o velho Simpósio / brunch

APRESENTAÇÕES JÁ INSCRITAS

1 - Nilton Lessa vai levantar como os conceitos de redes podem ajudar a iluminar certos pontos essenciais em ambientes de aprendizagem que pretendem se basear na liberdade de escolha dos itinerários de aprendizagem. Diz ele: "Gostaria de levantar para conversas e discussões alguns pontos sobre os quais estamos estudando e refletindo, como por exemplo, como metodologias e tecnologias de ARS podem ser úteis para aqueles que participam destes ambientes de aprendizagem".

2 - Augusto de Franco vai fazer uma apresentação intitulada Explorações no Espaço-Tempo dos Fluxos. Conteúdo: A rede-mãe e os programas verticalizadores. Memes como softwares que rodam nas redes sociais. A mente é uma nuvem: modelos mentais são modelos sociais. Redes como movimentos de desconstituição de hierarquia.

3 - Vivianne Amaral falará sobre Redes Operativas: o padrão rede como estratégia em contextos variados.

4 - Luiz Algarra vai fazer uma apresentação intitulada Território livre temporário como vivência sócio-educativa em rede. Organizando processos de transição institucional a partir da espontaniedade reflexiva dos indivíduos. Como experientar redes em instituições hierárquicas que buscam de modo ousado e e audaz novas formas de aprendizado coletivo e autonomia no controle de seus processos internos, e de sua relação com o meio, seja a antroposfera ou a biosfera.

5 - Volney Faustini vai apresentar Nativos Digitais: abordando o distanciamento vertical que alcança escolas e pais, com reflexos no curto prazo na sociedade, no mercado de trabalho e nas Empresas.

6 - Sérgio Storch vai fazer uma apresentação chamada Aprendendo a se comunicar em rede. Diz ele: "Quero contar minhas experiências, sucessos e dificuldades, na formulação de uma estratégia de comunicação em rede na SBGC, e escutar as críticas e idéias de todos vocês".

7 - Tom (Everton Zanella Alvarenga) vai apresentar o Projeto STOA CIPECC/USP: 2008: a web social na universidade.

8 - Luciele Comunello vai apresentar o Projeto "Loucos pelo Moinhos": formação de redes e desenvolvimento local partilhado. Trata-se de um projeto desenvolvido no Bairro Moinhos de Vento (Porto Alegre), que busca o envolvimento da comunidade com a identificação de problemáticas locais e construção coletiva de soluções e estratégias para o desenvolvimento. Diz ela: "Diferente do desafio de superar carências infraestruturais, vivemos o desafio de superar resíduos de um modo de vida não-sustentável (em termos sociais, culturais...). Mais do que apresentação de estratégias, gostaria de apresentar minhas dúvidas e "enroscos" ao pensar o projeto, buscando uma reflexão conjunta de como aplicar a noção das redes a serviço da vida na cidade".

9 - Haroldo Vilhena vai apresentar Produtos e Serviços Gratuitos na Economia do Intangível, sobre como as redes sociais podem viabilizar uma parceria com os clientes que substitui o pagamento de produtos e serviços.

10 - Vivianne Amaral vai falar sobre Por que precisamos dos emoticons e outras frescurinhas, baseda em estudos da Pragmática da Comunicação Humana.

11 - Reinaldo Pamponet (e equipe da Eletrocooperativa e parceiros) vai fazer uma dinâmica com o Coletivo Liquido... que seria discussão de um tema (que poderia ser sevirologia ou a escola da nova era ou algo que o grupo decida)... fazendo música, com microfone aberto e uma dinâmica sonora... Diz ele: "andamos meio ressabiados apenas com processos de discussão mental e queremos participar colocando arte no processo de reflexão e sentindo um pouco mais as coisas e racionalizando um pouco menos".

Exibições: 88

Comentar

Você precisa ser um membro de Escola de Redes para adicionar comentários!

Entrar em Escola de Redes

Comentário de Beatrice Gropp em 29 junho 2009 às 6:21
Que tenha sido fértil e prazeirosa a troca de Saberes&Fazeres em rede neste final de semana - frio e chuva? em Campos. Contem-nos tudo! Torcendo para que tenha dado tudo certo e que tenhamos outros encontros presenciais nesta rede que promete aprendizagem compartilhada de fato. Abraços!
Comentário de Tom ( Everton Zanella Alvarenga) em 26 junho 2009 às 22:41
Olá a todos!

Cheguei agora pouco no Hostel Campos do Jordão e amanhã estou indo para o SESC. Até mais!

Tom
Comentário de Augusto de Franco em 26 junho 2009 às 21:06
Irani, é muito fácil. É só perguntar onde é o Grande Hotel: todo mundo sabe. Abraços.
Comentário de Ronaldo Richieri em 26 junho 2009 às 15:03
Comentário de Luis Fernando Guggenberger em 26 junho 2009 às 14:06
A transmissão deu certo. Estamos transmitindo o Simpósio pelo site www.qik.com/escoladeredes utilizando um Nokia N95 e a conexão zap da Vivo. Há um delay da transmissão que é natural pois não depende somente da banda de transmissão pelo celular, mas também da sua banda de recepção do conteúdo pela internet. Mas não se preocupe, este material ficará armazenado no canal da Escola-de-Redes e você poderá assistir a qualquer momento.
Você também pode interagir pelo canal, há uma área para comentários, eu estarei conectado e mediando as conversas. Amanhã sábado ficará outra pessoa pela manhã e depois eu retornarei para a interação.
Comentário de Irany R. Cavalcante em 26 junho 2009 às 11:21
Augusto, eu não conheço Campos do Jordão. Tem algum pt de referência para que eu possqa me localizar?
Comentário de Deize Almeida Botelho em 26 junho 2009 às 10:25
Olá amigos, inicio minha participação aqui parabenizando-os pela iniciativa e desejando sucesso nesse Simpósio. Moro em Belém-PA e por compromisso de trabalho não poderei participar presencialmente mas apoio o comentário postado por Sérgio Parreira para possibilitar a participação a distancia...obj..Bom Simpósio pra todos!
Comentário de Augusto de Franco em 26 junho 2009 às 8:40
No mesmo local, caro Roberto: Centro Universitário SENAC, Grande Hotel, Campos do Jordão, São Paulo, Brasil, hehe.
Comentário de Roberto de Campos Junior em 26 junho 2009 às 8:07
Apesar de ser ainda apenas uma "CORUJA" (por enquanto), Estou torcendo que o simpósio seja um SUCESSO, fico na torcida, em tempo, Augusto, onde serão realizados os eventos de sabado a tarde, quero ver se consigo dar uma corrida até Campos para conhecer pessoalmente os participantes. GRANDE ABRAÇO e que tudo seja um SUCESSO!
Comentário de Tom ( Everton Zanella Alvarenga) em 24 junho 2009 às 11:30
Augusto, posso apresentar um TED no sábado, no período da manhã. Como falei, só vou chegar sexta à noite. Abraço.

© 2019   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço