Escola de Redes

SAIU A LISTA DAS 21 IDEIAS SELECIONADAS PARA O FESTIVAL DE IDEIAS DE 22 E 23 DE AGOSTO DE 2012

Veja as ideias selecionadas para o #festideias de agosto!

por CAROL GUTIERREZ no dia Aug 8, 2012 • 16:02 

Foram tantas ideias para pensar o mundo mais móvel, ágil, seguro que tornou muito muito difícil o exercício de sentar e escolher 21 ideias entre as 288 inscrições do Festival de Ideias. O time de curadores que circulou pela plataforma e cocriações presenciais durante os últimos meses procurou o equilíbrio complicado entre relevância, capacidade de replicação, participação das cocriações e operacionalização para chegar a esta lista abaixo. Algumas são parecidas entre si, e foram escolhidas de propósito, para incentivar o trabalho conjunto. Outras têm escopo bastante local – mas facilmente aplicável em outras realidades. Além de algumas com um insight tão bom que merece o trabalho intenso no evento no Auditório Ibirapuera, entre 22 e 23 de agosto.

Os moderadores destas 21 ideias serão convidados para estar em São Paulo no Festival de Ideias, onde trabalharão coletivamente com todos os outros participantes da plataforma online (e quem mais quiser aparecer no evento, gratuito e aberto ao público). De lá devem sair projetos consolidados, com objetivos, orçamento, vídeo-teaser etc., e então poderão receber um investimento-semente em dinheiro para startar a ideia.

As demais ideias estão também convidadas ao trabalho de cocriação no evento presencial. Os autores poderão transcender a plataforma virtual e contribuir pessoalmente com as 21 selecionadas – além de viabilizar a própria ideia a partir do contato com empresas, convidados do evento e outros idealizadores. Por isso, se sua ideia não está na lista abaixo, marque na agenda mesmo assim: dias 22 e 23 de agosto, dois dias para aprimorar ideias.

O festival presencial será apenas mais um ponto do processo iniciado pelo #festideias. A plataforma será em breve reaberta para novas postagens, e todos poderão trabalhar colaborativamente por ali até o próximo festival, ou até que as ideias tomem vida por si, independentes, autônomas, empreendedoras – os conceitos e práticas que queremos promover no fim das contas.

1. APPS

Laboratório de química Sifteo | Thiago Garcia Da Silva 
http://festivaldeideias.org.br/ideias/7-apps/ideia/585-laboratorio-...
Os sifteos são pequenos cubos interativos. A ideia é usa-los para criar novas formas de realizar experiências químicas. Com isso podemos utilizá-los para o ensino de química, jogos e mais o que pudermos pensar!

Rede social para deficientes visuais | Alê Ortega
http://festivaldeideias.org.br/ideias/7-apps/ideia/529-rede-social-...
A rede social para deficientes visuais é uma rede de acesso fácil e simples, que funciona por telefone! Isso! Nada de acesso complicado por internet, nada de leitura de sites com vozes digitalizadas!

Villa em Pé | Rafael D Alessandro Pires
http://festivaldeideias.org.br/ideias/7-apps/ideia/329-villa-em-pe
App e site de relacionamento online e offline com o objetivo de aproximar vizinhos de edifícios e condomínios por meio de seus interesses comuns e oportunidades de interesse mútuo, estimulando também o consumo consciente e a coleta seletiva.

Aplicativo de celular para mapear cães abandonados nas ruas | Romeo Prado
http://festivaldeideias.org.br/ideias/7-apps/ideia/271-aplicativo-d...
Aplicativo para celular que irá ajudar a mapear cães abandonados, auxiliando assim as ONGs e pessoas interessadas em ajudar esses animais.

Mapas de Vista e sua comunidade | Breno Castro Alves
http://festivaldeideias.org.br/ideias/7-apps/ideia/153-mapas-de-vis...
A ferramenta livre Mapas de Vista quer construir sua casa, uma plataforma digital em software livre onde todos poderão criar seus blogs-mapas, trocando possibilidades em cartografia.

Job.me | Gabriel Gomes
http://festivaldeideias.org.br/ideias/7-apps/ideia/39-job-me
A Job.me é um aplicativo onde você pode colocar todas as tarefas que não tem tempo de realizar. Oferecendo uma pequena recompensa em dinheiro, você pode fazer com que alguém com tempo livre execute uma das suas tarefas.

2. MOBILIDADE URBANA

CicloCenso Paulistano | Marcos Ummus
http://festivaldeideias.org.br/ideias/4-crowdbusiness/ideia/40-ativ...
Pesquisa que busca contribuir para o aumento da qualidade de vida na cidade de São Paulo, levantando dados sobre a circulação dos ciclistas urbanos e associando estes dados aos aspectos geográficos da cidade, com o auxílio de técnicas de geoprocessamento e mapeamento coletivo.

BikeIT! – site de mapeamento de lugares amigos da bicicleta | Sabrina Duran
http://festivaldeideias.org.br/ideias/1-mobilidade-urbana/ideia/385...
Site colaborativo de avaliações destinado a estimular a boa relação entre a cidade e o ciclista. Através de posts, o usuário do site poderá divulgar estabelecimentos de produtos e serviços, além de instituições, que são acolhedores e simpáticos aos usuários de bicicleta. Ou que não são, que não oferecem estrutura, mas que poderão ser incentivados a oferecer e, assim, ganhar o selo BikeIT! de estabelecimento amigo do ciclista.

uevzero – um veículo elétrico de domínio público | Marcelo Sa Monte
http://festivaldeideias.org.br/ideias/1-mobilidade-urbana/ideia/21-...
O uevzero é um projeto aberto e de domínio público, concebido para criar uma solução de transporte urbano simples, de baixo custo e que seja alternativa ao carro.


3. REDES DE APRENDIZAGEM

Documentário a vida fora da escola | Edilberto Sastre
http://festivaldeideias.org.br/ideias/5-redes-de-aprendizagem/ideia...
Fazer um documentário em formato de longametragem que mostre esse universo, no Brasil e em diversos países do mundo, onde a tendência é cada vez mais forte.

Centro de Convergência de Valor | André Silva
http://festivaldeideias.org.br/ideias/5-redes-de-aprendizagem/ideia...
Criar um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para Micro e Pequenas empresas dispostas em Rede Organizacional.

eDOOK – plataforma de empoderamento autoral | Valéria Farhat
http://festivaldeideias.org.br/ideias/5-redes-de-aprendizagem/ideia...
eDOOK é um portal de articulação de pessoas e serviços disponíveis na web para viabilizar a produção intelectual e sua veiculação digital de forma independente. O serviço será custeado pelas projetos de produção intelectual bem-sucedidos em suas campanhas de crowdfunding.

4. CROWDBUSINESS

Criando colaborativamente um Co-Working | Rafael Henrique Siqueira Rodrigues
http://festivaldeideias.org.br/ideias/4-crowdbusiness/ideia/297-cri...
Abrir as portas da ONG S.O.Sustentabilidade para outras iniciativas que partilham de valores que visem a criação de um mundo melhor, proporcionando a oportunidade de também terem um espaço de trabalho a um custo bem reduzido, criando um ambiente de sinergia como vemos em alguns co-works, mas em um modelo de gestão compartilhada.

Tecendo Redes | Monica Beatriz Galiano
http://festivaldeideias.org.br/ideias/4-crowdbusiness/ideia/171-tec...
Empreender um negócio de venda de roupas de tricô de lã, cujo design integre fragmentos de várias culturas e diferentes épocas, com materiais 100% naturais ou reciclados, realizados por grupos de mulheres latino-americanas, que precisem aumentar sua renda. Facilitar os canais de venda e o circuito de comercialização para que elas possam obter e aumentar seus ganhos.

Amigo Saúde | Igor Czermainski De Oliveira
http://festivaldeideias.org.br/ideias/4-crowdbusiness/ideia/91-amig...
Criar uma plataforma que permita a formação de comunidades de saúde. Funciona assim: você se junta com um grupo de pessoas (família, amigos, colegas) para garantir que todos terão acesso a saúde privada sempre que necessário.

Ativação das Coberturas | Lucas Piccoli 
http://festivaldeideias.org.br/ideias/4-crowdbusiness/ideia/40-ativ...
Utilizar as cobertursa de diversos prédios de nossas cidades de forma a rentabilizá-los? Seria possível fazer uma horta coletiva que atendesse as demandas do prédio!

Consumo colaborativo para uma vida mais feliz | João Paulo
http://festivaldeideias.org.br/ideias/4-crowdbusiness/ideia/538-con...
Cocriar a multiplataforma de bem comum (open source) para viabilizar o primeiro modelo de compras colaborativas com crowdfunding/ source 100% bem comum do mundo.

5. CATÁSTROFES NATURAIS

Caminho das águas | Regina Carmela
http://festivaldeideias.org.br/ideias/2-catastrofes-naturais/ideia/...
Transformar comunidades que se formaram nos “Caminhos das Águas” em redes de comunidades que se reeduquem para conviver salutarmente nos “Caminhos das Águas”.

6. VOLUNTARIADO

Rede social baseada no conceito de GIft Economy | Ipolos Kawn
http://festivaldeideias.org.br/ideias/6-voluntariado/ideia/690-rede...
desenvolver uma rede social na internet de alcance mundial com acesso a qualquer idioma, com intuito de facilitar oportunidades entre indivíduos e instituições na área de “Gift Economy”.

Ajude.me | Diego Alvarez Nogueira
http://festivaldeideias.org.br/ideias/6-voluntariado/ideia/16-ajude-me
Imagine um projeto derivado do http://catarse.me/ voltado para ajudar pessoas? Pessoas que precisam de algum tratamento/medicamento/acessório etc.

Esquadrilha da Risada – Cultura e Diversão nos Aeroportos | Mauro Pires Neto
http://festivaldeideias.org.br/ideias/6-voluntariado/ideia/113-esqu...
Atuar nos aeroportos junto ao público, minimizando o estresse causado por: ociosidade e/ou ansiedade dos passageiros durante espera do seu vôo; ociosidade e/ou ansiedade daqueles que aguardam a chegada de familiares, amigos ou grupos; medo de voar etc.

Exibições: 180

Comentar

Você precisa ser um membro de Escola de Redes para adicionar comentários!

Entrar em Escola de Redes

© 2017   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço