Escola de Redes

 

RAZÃO OU EMOÇÃO?

Dizem que é na emoção que reside a força capaz de mover montanhas neste planeta. Que a Inteligência Emocional é a fonte de todo conhecimento acumulado no subconsciente pela humanidade. Que a força da emoção é a responsável pela preservação da espécie humana. Disto ninguém tem dúvida.

Mas esta força toda não pode ficar solta a merce do puro prazer. Ela tem que estar sob controle de algo mais forte. É por este motivo que a natureza dotou o homem de um cérebro novo conhecido como neocórtex. 

 O neocórtex é dotado de uma unidade lógica  o hemisfério esquerdo, e de uma unidade de interface, o hemisfério direito.

A unidade de interface faz contato com o cérebro límbico responsável pelas emoções, e com o cérebro reptiliano responsável pelas ações. Estas duas tem um poder inimaginável mas muito pouco discernimento. 

O cérebro novo tem a capacidade de funcionar como um norteador para os outros dois cérebros mais primitivos e mais poderosos que existem dentro de nossas cabeças. Este norteador é conhecido como razão, ou inteligência racional.

Sem a orientação da razão, nos tornamos nada mais nada menos, do que perigosos animais irracionais. Muito mais perigosos do que os animais da floresta pois somos capazes de construir armas mais poderosas do que dentes e garras. Matamos por motivos banais poder e ego. Nos relacionamos por interesse e conveniência e não porque está é a grande razão de estarmos vivos.

Se quisermos sobreviver e prosperar neste planeta em transformação teremos que utilizar nossa Inteligência Emocional sob o controle de nossa Inteligência Racional.

Temos que encontrar uma razão para nos apaixonar, temos que encontrar uma razão para agirmos desta ou daquela maneira, temos que encontrar uma razão para construir nossa vida baseados naquilo que já temos e focados naquilo que precisaremos conquistar.

Uma das maneiras de ter certeza que estamos usando o cérebro racional para planejar nossa vida é escrevendo tudo aquilo que queremos fazer. Analisando com cuidado, tomando nota de tudo que vamos pensando até montarmos  um plano que seja bom para nós e para todos aqueles que nos rodeiam.

Coloque razão na sua emoção e conquiste o seu mundo.

 


Exibições: 70

Comentar

Você precisa ser um membro de Escola de Redes para adicionar comentários!

Entrar em Escola de Redes

© 2019   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço