Escola de Redes

Porque usar o Chamilo? Plataforma de aprendizagem colaborativa

10 de maio das 19:00 às 22:30 h
Local: Beans! Coworking Augusta
Rua: Augusta, 1365 loja 7 ,São Paulo / SP
Cidade: São Paulo, SP, Brasil
Site ou Mapa: http://coworking.beans.net/pa…
Telefone: 11 7338 6688 ou 11 32510576
Tipo de evento: workshop, oficina_prática
Organizado por: C@mpus Virtu@ll Café & Beans! Coworking

0BJETIVO: Proporcionar um embasamento conceitual-metodológico  para emprego de práticas corretas no uso de “Ambientes Virtuais de Aprendizagem (LMS)” e “Ambientes de Auto Aprendizagem (PLE)”. 

A QUEM SE DESTINA: Programa de capacitação  direcionado a todos profissionais das áreas de Educação Acadêmica e/ou Corporativa, gestão de pessoas, gestão do conhecimento, gestão de conteúdo, designer instrucional, 

Mediador/Facilitador: Carlos Rodrigues Cadre  é pós-graduado em E-Management pela FGV, especialização em gerenciamento pela FEA/USP, Engenheiro pela UNIFEI. Consultor, e-educador, e-management , com 10 anos de prática no dia-a-dia em aprendizagem social, formação de e-professores, gestão de comunidades e redes sociais, ambientes: Chamilo, Moodle, LMS, PLE. 

FORMATO: Workshop onde não existe uma platéia mera espectadora. Os matriculados são incentivados a participar e interagir, relatando vivências que remetem ao tema em discussão. Nesse sentido, esta oficina  prática terá  um mediador/facilitador aberto ao diálogo, ao envolvimento, ao confronto produtivo de idéias. Serão constituidos grupos de “coworking” que na prática utilizarão o ambiente de aprendizagem colaborativa Chamilo e suas ferramentas web 2.0 para interação e aprendizado . O resultado dessa interconectividade maior entre as pessoas leva a uma rica experiência de criação coletiva.

ENFOQUE: Abordaremos mais os aspectos metodológicos do que os tecnológicos. Entendemos que não é nosso objetivo ensinar a dar click's e dissertar sobre analise da plataforma em seus aspectos de software. Uma boa plataforma deve ser transparente nestes aspecto. Uma simples consulta aos tutoriais, que serão indicados, supre esta necessidade em casos de dúvida.

PLATAFORMAS DE EAD: Existem várias plataformas no mercado, algumas que virtualizam uma escola real e que trazem consigo todos os vícios do ensino tradicional. Estes sistemas burocráticos emulam o secular fracassado sistema presencial acadêmico de ensino. Replicar a comunicação de um para muitos é sua tônica. A aprendizagem no século atual não deve ser mais “professor-passa-materia-o-tempo-todo-e-alunos-leem-e-respondem-sem-interação. Nestas plataformas o “LMS - Sistema de Gerenciamento da Aprendizagem”  é copia no virtual  de um sistema de gestão acadêmica presencial cartorial.    

PORQUE USAR CHAMILO: A fácil usabilidade, traduzida pelo seu uso intuitivo e autoexplicativo, deve ser o forte de um ambiente de aprendizagem. Seus recursos e ferramentas devem facilitar a comunicação de muitos para muitos e incentivar a autonomia e a criatividade. A plataforma CHAMILO, dentro do conceito conectivista tem muito destas características, com vastos recursos web 2.0 e já integrada a uma rede social. 

METODOLOGIA: Será desenvolvido na plataforma chamilo, onde o participante desenvolve, no processo colaborativo, suas potencialidades de auto-aprendizagem e práticas de uma postura cooperativa. A utilização de diversos recursos multimídia visa permitir ao participante novas fontes de pesquisa que favorece o raciocínio, a aplicação do conhecimento adquirido no contexto de novas tecnologias e o registro ordenado de novos conhecimentos.

Vagas limitadas.

Será necessário que cada participante tenha um computador.

Exibições: 1789

Comentar

Você precisa ser um membro de Escola de Redes para adicionar comentários!

Entrar em Escola de Redes

Comentário de Augusto de Franco em 23 abril 2011 às 18:24
Vou perguntar pela segunda vez, Carlos Rodrigues. Trata-se de um produto comercial? Pergunto porque no post acima há um botão "Comprar". Se for, nada contra. Que proliferem mil produtos como esse. Mas acontece que os acordos fundantes da Escola-de-Redes dizem explicitamente "Não fazer propaganda... de produtos comerciais". Está lá na homepage e também no texto-de-referência para quem quer se conectar aqui Sobre a constituição da Escola-de-Redes.
Comentário de Carlos Rodrigues em 21 abril 2011 às 9:19
CONTINUIDADE DO CURSO PRESENCIAL:No início do evento será aberta uma sala de aprendizagem no C@mpus Virtu@ll C@fé. As práticas serão realizadas durante o workshop neste ambiente por cada matriculado. Esta sala contará com assistência do mediador para esclarecimentos adicionais sobre a ementa do curso até 10/06/2011.

© 2020   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço