Escola de Redes

Politizar as novas tecnologias: o impacto sócio-técnico da informação digital e genética (Laymert Garcia dos Santos)

Dica de livro com informações retiradas do site da Editora 34

Destaco o último capítulo onde o autor trabalha a temática do futuro do humano e, com efeito, aborda os conceitos de cyborg e pós-humano. Na minha opinião, esse é o ponto mais relevante para a E=R. Outro trecho que merece destaque é a afirmação que a humanidade, sob a direção do capital, além de se apoderar da dimensão da realidade virtual, passa a se apropriar da dimensão virtual da realidade. O livro estava esgotado na maioria dos lugares que procurei, foi difícil encontrar um exemplar.

Politizar as novas tecnologias
O impacto sócio-técnico da informacão digital e genética



Laymert Garcia dos Santos

320 p. - 14 x 21 cm
ISBN 85-7326-277-X
2003

A década de 1990 foi marcada pelo impacto decisivo das novas tecnologias sobre as mais variadas dimensões da existência. A disseminação da Internet, a digitalização dos sistemas e os avanços da bio e da nanotecnologia promoveram uma verdadeira "reconfiguração" de nossas práticas e percepções. Os ensaios de Laymert Garcia dos Santos, escritos ao longo desse período, representam uma virada nas reflexões sobre o tema. Ao abordar os impactos da informação digital e genética em suas interações com o meio ambiente, a sociedade, a arte e o futuro do humano, seu pensamento busca, na realidade, operar uma crítica radical que incorpora a tecnologia como elemento essencial para a sobrevivência da política.
Para tanto é necessário, como diz o autor, "politizar completamente o debate sobre a tecnologia e suas relações com a ciência e o capital, em vez de deixar que ela continue sendo tratada no âmbito das políticas dos Estados ou das estratégias das empresas transnacionais, como quer o establishment".

Exibições: 506

Comentar

Você precisa ser um membro de Escola de Redes para adicionar comentários!

Entrar em Escola de Redes

© 2019   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço