Escola de Redes

Estou recém matriculado nesta escola, e contente por encontrar interlocutores para idéias que desenvolvo até aqui solitariamente, apoiado apenas na minha intuição.
Sou educador, mas fiz cinema na ECA USP para me apropriar da ferramenta e aplicá-la ao ensino. Depois de algumas tentativas, optei por me dedicar ao ensino das Artes e Ofícios Artesanais, um conhecimento de domínio público, arquetípico na perfeição de seu milenar desenvolvimento, e ainda vivo na pessoa de mestres ainda ativos.
Dentre as Artes e Ofícios, a marcenaria já havia me encantado, e juntado uma coisa à outra, fui admitido como aprendiz. Meu mestre, era a terceira geração de uma oficina centenária fundada por seu avô. A final de dois anos, criei uma forma para apresentar o conhecimento adquirido. O Curso de Marceneiro Amador está disponível e licenciado para cópia e modificação, tanto o material didático, manuais, embalagens, como também os tutoriais para a reprodução industrial dos kits.
Por fim, imaginando o ambiente onde esses conhecimentos poderiam frutificar, em benefício para as pessoas e utilidade social, procuramos os mecanismos que uniram ensino e trabalho das antigas corporações de ofícios, ao longo de obras centenárias, impulsionados pelas ferramentas de rede contemporânea . Reformatar um conhecimento tradicionalmente transmitido de pai para filho para a realidade conectada. A Escola de Artes e Ofícios concebida para fornecer suporte, deveria ser apenas um domínio na internet, pronto a oferecer seu conteúdo e incorporar colaborações. (bastante próximo da Escola de Redes)
Dando seqüência, ajustando a aplicação do projeto a situação urbana dos grandes centros, desenvolvemos, em parceria com uma grande madeireira, um percurso para industrializar os resíduos de madeira. Desenvolvemos produtos aptos a disputar o mercado, configuramos os caminhos de comercialização. Apresentamos uma proposta para financiamento da criação do núcleo da Escola a partir do microcrédito, que expõe o mecanismo e a dinâmica do empreendimento
Apresentado o trabalho, além da avaliação e críticas, peço ajuda para entender e pesquisar para que este sonho carinhosamente elaborado encontre os caminhos das redes.
Atenciosamente
Paulo Vargas

Exibições: 79

Comentar

Você precisa ser um membro de Escola de Redes para adicionar comentários!

Entrar em Escola de Redes

© 2019   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço