Escola de Redes

O desenvolvimento de competências pressupõe a possibilidade que nos dão.

O desenvolvimento de competências pressupõe a possibilidade que nos dão.

A Inteligência Emocional é algo que não penetra a consciência de quem quer ver números, melhor, de quem não quer ver quem está ao seu lado! (reparem: «ao» seu lado, e não «do»)... A Ética, a Moral, a Emoção…são aspectos banais! «Osmose»? Nem sequer entendem o seu significado!

Expressar naturalmente as emoções, os sentimentos??? Rir, chorar, indignar??? Por vezes tem os seus custos… E, como sou «falível», também tenho os meus «erros de percurso comportamental» … mas possuo um mínimo de inteligência emocional para o admitir! E se quero rir, rio! E se quero chorar, choro! E, por vezes, entro no caminho de quem me siga (por «osmose») …

E é por osmose que rabisco!

Banalização da palavra depressão… Palavra, talvez… Contudo, tenho observado, que, cada vez mais, os erros no percurso comportamental vêm a agravar-se. O desenvolvimento tem os seus custos, pois nem todos o conseguem acompanhar na mesma medida. E seguir em frente nas curvas de um caminho, faz com que nos batalhemos de frente com obstáculos cuja preparação para os ultrapassar…já nos ultrapassou!

Ensinei os meus filhos a chorar! Ensinei que, se rirmos quanto temos vontade, devemos ter a vontade de chorar quando precisamos! Mas e os pares? A osmose deveria ser «naturalmente ensinada» … se me permitem este paradoxo. E a formação dos professores deveria ter obrigatoriamente uma componente emocional! Afirmo que o futuro de qualquer organização (empresa, comunidade, grupo de dança…), inicia o seu ponto de equilíbrio na pré – educação, naquilo que dever-se-ia conjugar entre família/comunidade/escola!

(Mas…quem sou eu?, que tantas vezes me deixo dançar na música que me tocam!)

Porém, somos nós, os adultos, quem grava polémicas matérias…em revistas populares, ou em programas de televisão! E entranhamo-las na mente das nossas crianças! Esse comportamento osmótico é copiosamente mais simples do que a osmose …porquanto muito mais vendável! (e voltamos aos números…). É aqui que aquilo a que eu denomino de "inteligência adulta de mercado"…vai combater qualquer potencial de inteligência emocional! Sentimentos? Afectos? Carácter? Para quê? Não vende! «Saúde Pública»?, é mais fácil banalizar o que já é banal por natureza…humana! Humano/público…

Senão, vejamos:

 Osmose «Difusão de fluidos através de paredes porosas … (Física)

 Extrapolando para a espera do humano: difusão directa ou sublimada, incisiva de influência (fluidos) daqueles que já «sabem tudo» (os adultos!) através da personalidade (paredes) ainda em formação e que amuralham dentro da sua esponja o que apreende (porosas)

Osmótico «pressão que é necessário aplicar para impedir a osmose…» (Física)

Aquilo que eu traduzo para "comportamento de massa (supostamente crítica…) dos tais adultos", que vão anelar os valores que deveriam ser transmitidos por osmose, impedindo qualquer acordo tácito entre o bem e o bem!

Hoje, todos somos médicos: até quase podemos prescrever! Talvez por isso as patologias sérias e reais se escondem por baixo da capa do stress… E quantas vezes não acontecerá como sua consequência? A demora na compreensão/aceitação daquilo que é, não é, ou pode vir a ser! Propositadamente (ou por vezes inusitadamente – como se fossemos supostamente não usados para não sermos ousados), somos levados na urbe do encantamento, e passamos a dizer sim, num gesto que fomos suicidamente aprendendo a ser.

E entre as assimetrias do ser e do fazer, permanece a proporção daquilo que deve! E deixamos o nosso comportamento que se esvai numa dinâmica tão parada quanto um rio: águas que passam e são levadas, nunca mais voltam ao ente! Não existe um anel tácito entre eu e eu…e vamos indo, sem saber muito bem para onde ser e com quem!

Alzira Lima de Jesus

Exibições: 79

Comentar

Você precisa ser um membro de Escola de Redes para adicionar comentários!

Entrar em Escola de Redes

© 2019   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço