Escola de Redes

O CENTÉSIMO MACACO - teoria do campo mórfico do biólogo Rupert Sheldrake

"TEORIA DO CAMPO MÓRFICO" do biólogo Rupert Sheldrake.

Ela diz que uma mudança ...no comportamento de uma espécie ocorre quando uma massa crítica- um número exato necessário- é alcançado. Quando isso acontece, o comportamento ou hábitos de toda a espécie é alterado. A versão mais lida e conhecida desta história foi escrita por Ken Keynes Junior:

Há mais de 30 anos, cientistas estudavam colônias de macacos em ilhas isoladas nas costas do Japão. De maneira a observá-los e anotar registros, os cientistas atraiam os macacos para a praia oferecendo-lhes batata doce. Os macacos desciam das árvores para aproveitar a refeição gratuita e se colocavam numa posição onde poderiam ser facilmente observados. Um dia uma macaca de 18 meses chamada de Imo começou a lavar a sua batata no mar antes de comê-la. Imagino que isto melhorou o sabor por tirar os grãos de areia e pesticidas, ou então ficava mais saborosa por causa do sal. Imo mostrou a seus companheiros de brincadeiras e à sua mãe como lavar as batatas, seus amigos mostraram às suas mães e, gradualmente, mais e mais macacos começaram a lavar as suas batatas ao invés de as comerem como eram oferecidas. Inicialmente apenas as fêmeas adultas que imitavam seus filhotes aprenderam mas, gradualmente, outros aprenderam também.

Um dia, os cientistas observaram que todos os macacos daquela ilha estavam lavando suas batatas antes de comê-las. Embora isto seja significativo, o que foi mais fascinante é que esta mudança no comportamento não ocorreu apenas naquela ilha. Subitamente os macacos de todas as outras ilhas estavam lavando suas batatas - apesar das colônias de macacos das diferentes ilhas não terem nenhuma comunicação entre si.
O "centésimo macaco" foi aquele anônimo a que se refere a hipótese, o fator decisivo para a espécie: aquele cuja mudança de comportamento significou que, a partir daquele momento, todos os macacos iriam lavar suas batatas antes de comê-las.

Como uma alegoria, o centésimo macaco contém a promessa que, quando um número crítico de pessoas mudar seu comportamento ou atitude, a cultura como um todo mudará. O que era inimaginável é feito por alguns, depois por muitos, até que um número crítico de pessoas faz a mudança e torna-se o padrão de como agimos e do que somos como seres humanos.

Fonte: página de Gena Tereza no Facebook - 10/01/2010

Exibições: 4319

Comentar

Você precisa ser um membro de Escola de Redes para adicionar comentários!

Entrar em Escola de Redes

Comentário de Antonio Silvio Hendges em 10 janeiro 2011 às 17:16
Em biologia o estudo do comportamento das espécies é denominado Etologia, que analisa o conjunto de costumes, hábitos e atitudes próprias de determinado indivíduo, grupo, época ou região.

© 2019   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço