Escola de Redes

NOSSO CÉREBRO: UMA ESTAÇÃO DE RÁDIO.

O cérebro humano; tanto acordado quanto em sono profundo, emite ondas em várias frequências que variam  desde 0,5 até 25 ciclos por segundo (CPS). Quando estamos totalmente acordados nosso cérebro está operando na faixa entre 13 e 25 CPS, que chamamos de estado Beta.

O estado ideal para o aprendizado é chamado de "estado de vigília relaxada" onde as frequências são da ordem de 8 a 12 CPS,  conhecido como estado Alfa. Este é o estado de meditação e de relaxamento. Neste estado nosso cérebro está operando no máximo do seu potencial.

Nas primeiras horas de sono, nosso cérebro está operado na faixa de frequência entre 4 e 7 CPS chamado estado Teta. É neste estado que o cérebro processa as informações obtidas no dia. Por esta razão, devemos ter os melhores pensamentos, manter as melhores conversas, ver as melhores imagens e ouvir os sons mais tranquilos antes de dormir.

Já durante o sono profundo nosso cérebro está operando entre 0,5 e 3 CPS, chamado estado Delta. É neste estado que se manifesta o sono chamado de "REM" aonde descansamos de fato.

Nosso cérebro opera como uma verdadeira estação de rádio em quatro faixas de frequências que podem ser medidas com um equipamento de eletro-encefalograma (EEG).

Quando estamos acordados e alertas, conversando, fazendo um discurso, ou trabalhando com problemas de lógica, esta poderosa estação de rádio está "transmitindo" e "recebendo" em ondas Beta.

Quando estamos mais em contato com a nossa mente subconsciente, estamos operando em ondas Alfa. Já quando começamos a ficar com sono começamos a operar em ondas Teta. Normalmete atingimos nossos maiores poderes de concentração, criatividade e  supermemória quando nosso cérebro está em Alfa ou em Teta.

Portanto, obtemos nosso maior poder cerebral quando estamos em repouso, relaxados.

Quando estamos ligados ou adrenados; estamos prontos para o combate preparados para o ataque ou para a fuga. E este não é o melhor estado para a criatividade ou para a aprendizagem.

Exibições: 221

Comentar

Você precisa ser um membro de Escola de Redes para adicionar comentários!

Entrar em Escola de Redes

© 2020   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço