Escola de Redes

Nodo Rio de Janeiro tem seu primeiro encontro


Nesta quinta-feira, 18 de dezembro, o Nodo Rio de Janeiro da Escola de Redes teve seu primeiro encontro, que ocorreu no Sesc Santa Luzia. O grupo pequeno, mas seleto, contou com a participação de Eric, Raulino, Elder, Egeu, Nilton, Mila, Luiz Fernando e Gilberto pela Escola de Redes além de Maria Lilia e Eliane; os quatro últimos recpcionando o encontro pelo Sesc Rio.

Tivemos um primeiro momento de apresentações onde ficamos sabendo um pouco das experiências profissionais e dos interesses de cada um.

Ficamos sabendo, por exemplo, do interesse do Éric com tema complexidade e rede; da vasta experiência do Egeu com uma rede social da música, rede de interessados em bambu; do Raulino com suas múltiplas atuações em especial na construção de uma ferramenta Wiki de comunicação e seu blog velhinho na rede, da Mila com Associação Brasil França, Taboca - produção cultural, rede de povos da floresta além de sua experiência em design com Rizoma diagramação visual e desenvolvimento bem como seu interesse acadêmico com redes distribuídas. Gilberto falou sobre sua experiência no Sesc na realização de encontros comunitários - as redes comunitárias - além de outros interesses em como promover uma animação em rede e estabelecer metodologias; em curso estamos ainda animando uma rede de cultura. Luiz Fernando também pelo Sesc compartilhou com os presentes vários videos produzidos pelo projeto rede comunitária além de outros de sua lavra própria - autohemoterapia e terapia comunitária; convidou também para discutir sobre uma Rede inFormação. Nilton apresentou seu projeto Moleque de Idéias. Maria Lilia e Eliane do Sesc Santa Luzia ofereceram a casa para encontros posteriores.


Conversamos ainda sobre como redes presenciais dialogam virtualmente (e vice-versa) e quais suportes tecnológicos mais adequados a promover esse encontro e comunicação. Acho que Egeu resumiu bem quando disse que a melhor "ferramenta tecnológica" para animação de redes é o ser humano; suporte é bom, mas a figura do animador continua sendo fundamental.

Acordamos também de trocar textos, videos, referências seja através do site escola de redes, seja diretamente no tópico do Forum ou Grupo Nodo do Rio. A idéia é compartilharmos virtualmente para termos uma discussão mais objetiva no próximo encontro.

Em meio ao lanche, os presentes acordaram em realizar encontros bimensais. Como o próximo seria em fevereiro, em plena véspera de carnaval, achou-se melhor realizar o próximo encontro dia 18 de março de 2009. Publicaremos em Eventos, nos próximos dias. Local provável (e já disponível) seria Sesc Santa Luzia.
Todos já estão convidados

Exibições: 92

Comentar

Você precisa ser um membro de Escola de Redes para adicionar comentários!

Entrar em Escola de Redes

Comentário de Rose em 30 dezembro 2008 às 1:57
Oi

atuo em redes de economia solidária e comercio justo alguns anos, moro no Rio quando nao estou em viagens de eventos dessa redes (algumas nacionais, outras intercontinentais)
Gostaria de participar da proxima reunião do dia 18 de março aqui no Rio.

Rosemary Gomes

© 2019   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço