Escola de Redes

A resposta é “não”! Ninguém está preparado para lidar com a revolução das mídias sociais. Nem os experientes seniors do mundo digital, nem os nativos da Internet que “twittam” todos os dias. O fato é que novidades chegam todos os minutos pelo Google, Orkut, Twitter, Ning, Myspace, Youtube, Facebook, Flickr e tantos outros. Novos verbos como “googar” e “twittar” se incorporam rapidamente ao vocabulário diário, nos dando a estranha sensação de que não podemos mais viver sem essas palavras.

A Mídia Social elegeu o Obama, está revolucionando o jornalismo, acabou com a guerra no Irã, está reinventando a propagandas, implementando saúde e educação. Mas afinal, o que é Mídia Social? Mídia Social é a comunicação de todos para todos. Até poucos anos atrás a comunicação de massa era de um para todos. Da TV para o telespectador, do jornal para o leitor, da rádio para o ouvinte e assim por diante. Quem detinha os meios de comunicação, detinha o poder. Isso mudou! Agora todos podem produzir e receber informações através da maior rede de comunicação do planeta: a Internet. "Mídia" são os meios e "Sociais" são os relacionamentos. Atenção: não confunda o "Sociais" com o "social" da responsabilidade social , que nesse caso é outra coisa.

Quem decide mergulhar nesse mar de possibilidades passa por vários estágios: primeiro, o desconforto de não ter a menor ideia de qual tecla apertar. Não se iluda, pois isso vai acontecer e é normal! Mesmo que você seja um “expert” em alguma comunidade, isso não quer dizer que você não precise de um tempo pra se habituar a outras. A regra é que não há regras nesse mundo: cada comunidade tem sua razão de ser e funciona do seu “jeitão” exclusivo e particular, permitindo determinadas formas de comunicação. Por exemplo, não pense que porque você é orkuteiro vai se achar fácil no Facebook. É preciso dar tempo ao tempo, sentir o clima da comunidade, entender qual é a razão dela existir e de você fazer parte dessa tribo. É como, por exemplo, fazer uma faculdade e depois entrar em outra. São mundos totalmente diferentes!

O segundo estágio já envolve certo sabor: encontrar amigos, familiares, colegas de trabalho, descobrir o que você pode fazer, como se comunicar, ler coisas interessantes, compartilhar o seu mundo, ter novas ideias, fazer negócios. Começa a ficar gostoso. Ou não! Você pode descobrir no meio do caminho que aquilo não tem nada a ver com você. Tudo bem! Nada é para todo mundo. Mas pelo menos ter uma ideia é importante, pois você ouvirá falar muito desse assunto, seja no seu trabalho, entre amigos e principalmente na conversa dos seus filhos.

O terceiro estágio é muito bom e nem todos chegam lá: é quando você se sente em casa, familiarizado com as ferramentas, e consegue explorar o melhor dos mundos. É quando você pensa: “Ah! Agora saquei!” e se diverte pra valer, cria, inventa, faz, refaz, compartilha, experimenta, arrisca, evolui.

O itu.com.br (que ajudei a criar e cuido todos os dias desde 2000) sempre esteve à frente de seu tempo, trazendo para Itu um portal de serviços e notícias antes mesmo da banda larga chegar na cidade. O conceito que norteou o desenvolvimento desse portal sempre foi apoiado no relacionamento com a cidade, valorizando pessoas e projetos, estimulando a participação, trazendo para o virtual a vida que existe nas ruas de Itu e região.

E já que as Mídias Sociais são os meios para facilitar a comunicação e o relacionamento entre as pessoas, podemos considerar que há 10 anos elas fazem parte do cotidiano do itu.com.br. Mas o mundo mudou! As ferramentas hoje são muitas e, assim como fomos responsáveis por ensinar centenas de pessoas sobre Internet, hoje continuamos no caminho, celebrando as novidades e incorporando as novas ferramentas, sempre com a mesma filosofia.

Sinto alegria por ter plantado essa sementinha nesta pequena rede. Acredito do fundo do coração no poder das redes. Tenho vivido e respirado isso nos últimos 10 anos.

Este artigo pretende apenas homenagear as Mídias Sociais: uma rede incrível que apenas começou!

Exibições: 58

Comentar

Você precisa ser um membro de Escola de Redes para adicionar comentários!

Entrar em Escola de Redes

Comentário de Raulino Oliveira em 25 fevereiro 2010 às 9:06
Muito bom Post!
Vou usar distribuindo pr alguns velhinhos e velhinhas que pergutam coisas tipo: Como se faz pra usar o Facebook?; pra que serve o Orkut?; não consigo entender o Twitter;etc.
Legal.
Comentário de Augusto de Franco em 21 fevereiro 2010 às 13:46
Bem-vinda à E=R Debora. Quando tiver um tempinho assista o debate linkado abaixo, que ocorreu no Campus Party 2010, justamente sobre esse tema: Redes digitais ou redes sociais: afinal, quem está conectado está em rede? É longo, mas vale a pena. Abraços.

© 2019   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço