Escola de Redes

Especialista explica a importância da Ciência das Redes

PDF do Slide da palestra: Palestra_Introduo__Cincia_das_Redes.pdf

Especialista explica a importância da Ciência das Redes


O Ciclo de Conferências em Biblioteconomia, Ciência da Informação e Comunicação, trouxe na tarde de quarta-feira, 27, o especialista e professor universitário Gustavo Vasconcellos Cavalcante para falar sobre o tema Introdução à Ciência das Redes. Por mais de uma hora, Gustavo fez uma abordagem cronológica do tema, descrevendo todo o processo evolutivo desta ciência - que tem cerca de 10 anos de existência, desde o seu surgimento até os dias atuais, destacando ainda os principais aspectos das redes sociais e informacionais e os impactos do estudo de redes no cotidiano das pessoas.

Gustavo Vasconcellos Cavalcante, explicou ao público que o estudo de redes começou a ser feito há mais de 300 anos por pesquisadores de matemática, de sociologia, da psicologia, entre outros, e que a Ciência das Redes visa reunir estes conhecimentos que estão dispersos em diversas disciplinas.

De acordo com o especialista, hoje, com o uso dos computadores, tornou-se possível analisar uma grande quantidade de dados das redes existentes pelo mundo. As redes são descritas como um conjunto de itens conectados entre si, chamados de vértices ou nós, e as conexões entre eles são chamadas de arestas. "O que aconteceu foi que se achou uma série de propriedades em comum entre as diversas redes existentes, apesar de serem redes de áreas completamente diferentes entre si como biologia, matemática, física etc. A Ciência das Redes procura entender qual a razão disso. Por que redes tão díspares apresentam comportamentos tão parecidos?", indagou.

MUNDO PEQUENO - Um aspecto curioso abordado durante a palestra é o chamado "efeito do mundo
pequeno". Quem já não passou por aquela situação de ter acabado de conhecer uma pessoa e depois de um pouco de conversa descobrir algum vínculo com ela, como por exemplo, ter estudado com um irmão, ter frequentado o mesmo colégio ou faculdade? De acordo com Gustavo, o conceito de "mundo pequeno", apareceu pela primeira vez no livro do escritor húngaro Frygyes Karinthy (Cadeias,1929). Na obra, o autor tenta mostrar através de vários exemplos, que as pessoas estão ligadas a qualquer outra pessoa no mundo por uma cadeia curta de relações sociais. "A questão do mundo pequeno é uma coisa que acontece realmente e nós podemos utilizá-la a nosso favor. Muitas vezes usando os caminhos certos conseguimos atingir um número muito grande de pessoas rapidamente", afirmou. A presença deste fenômeno pode ser observado nas redes de relacionamento Facebook, MySpace e Orkut.

A relação entre a Ciência da Informação e a Ciência das Redes também foi abordada durante a palestra. Ao final, o convidado respondeu às perguntas da plateia. Veja a apresentação completa do professor Gustavo Vasconcellos Cavalcante!

Gustavo Vasconcellos Cavalcante é doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, mestre em Informática pela Universidade Federal de Campina Grande e bacharel em Ciência da Computação, também, pela Universidade Federal de Campina Grande (1997). Analista de Informática Legislativa da Câmara dos Deputados e Professor Universitário. Pesquisador associado ao Centro de Pesquisa em Arquitetura da Informação da UnB.

Fotos: Flávia Camarano

Exibições: 108

Comentar

Você precisa ser um membro de Escola de Redes para adicionar comentários!

Entrar em Escola de Redes

© 2019   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço