Escola de Redes

ENTENDENDO A APRENDIZAGEM.

James M. Healy em "Your Child's Growing Mind"-publicado pela Dowbleday-NY; diz que: a chave para se entender o processo de aprendizagem encontra-se na observação do funcionamento do cérebro de uma criança, principalmente em como este se desenvolve.

Uma criança aprende a ver as coisas antes de aprender a falar. Ela aprende a arrastar-se e engatinhar antes de andar. Anda antes de  correr. Aprende a identificar objetos simples antes de aprender a raciocinar.

Se uma criança pular uma destas etapas do processo natural, isso vai trazer problemas futuros de aprendizagem.

Este processo de desenvolvimento é natural no ser humano e não deve ser alterado; deve sim ser estimulado e facilitado por pais e professores.

A curiosidade de saber, conhecer e experimentar são naturais no ser humano e se manifesta em toda a sua força no periodo da infância. Os mais velhos devem estimular, facilitar e orientar, mostrando apenas os limites seguros.

Como este processo é natural, ele vale para a vida toda e não apenas para a infância, como os adultos pensam. A criança de 5 anos continua viva dentro de cada um de nós por toda a nossa vida. Libertá-la é um importante passo em qualquer época de nossas vidas.

Nunca devemos nos esquecer de que cada um de nós tem um modo e um tempo para aprender as coisas. Portanto respeite o seu modo e o seu tempo de aprendizagem, e nunca se compare com os outros, mas sempre tenha como referência você mesmo.

Exibições: 89

Comentar

Você precisa ser um membro de Escola de Redes para adicionar comentários!

Entrar em Escola de Redes

© 2020   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço