Escola de Redes

Pessoal,

Achei que pudesse interessar ao membros da Escola de Redes.

Abraço,

Juliana


Das ruas às redes: publicação retrata trajetória de mobilização social no Brasil


Em comemoração aos seus 15 anos, o Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coep) lançou o livro Das ruas às redes: 15 anos de mobilização social na luta contra a fome e a pobreza. O título, com mais de 100 depoimentos de diversos segmentos da sociedade envolvidos nos momentos marcantes da democracia do Brasil, entre eles Chico Whitaker, Denise Paiva, Frei Betto, Leonardo Boff, Oded Grajew, Paulo Buss, Percival Caropreso e Walter Beliktem. Seu objetivo é estimular a reflexão e inspirar novas ações que contribuam com a construção de um novo Brasil.

A obra dá início à Coleção COEP Cidadania em Rede, que pretende fortalecer a mobilização e o incentivo à participação cidadã. Distribuído gratuitamente, o livro também foi disponibilizado na íntegra na internet . A rede criou ainda uma ferramenta virtual que possibilitou a todos escreverem suas histórias, enviarem depoimentos, documentos, fotos e outros materiais utilizados nos relatos.

Dividido em quatro partes, na primeira traz artigos de Silvio Caccia Bava e Ana Claudia Teixeira, do Instituto Pólis; Sonia Aguiar, do Núcleo de Pesquisas, Estudos e Formação da Rede de Informações para o Terceiro Setor; e Leilah Landim, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na segundo, comenta a importância e os momentos marcantes da construção da democracia no Brasil, traz depoimentos sobre os atuais desafios da mobilização social e um mapeamento de redes sociais brasileiras. Na terceira parte, mostra a trajetória da rede COEP. Na última, faz uma homenagem a três personalidades: Betinho, Josué de Castro e Maria José Jaime.

Criada em 1993, a COEP reúne organizações de todo o País em um movimento de promoção desenvolvimento social. Em 2003, deu origem à Rede de Mobilizadores COEP, hoje integrada por cerca de oito mil pessoas. Um ano depois, surge a Rede de Comunidades, com 112 comunidades de baixa renda, urbanas e rurais. Hoje, a associação dessas três redes compõe a Rede Nacional de Mobilização Social COEP.

Com informações do Portal Setor3

Exibições: 18

Comentar

Você precisa ser um membro de Escola de Redes para adicionar comentários!

Entrar em Escola de Redes

© 2017   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço