Escola de Redes

Carlo Petrini, Ruy Cezar, o seu Jacy e a comunidade Trentino de Piracicaba (redes e desenvolvimento local)

Este mês de novembro têm sido um mês cheio de inquietações. Provocações de pensamento, afirmações que dão a certeza do caminho, e a renovada de esperança que podemos mudar o mundo, aquilo que eu sentia quando tinha meus 15 anos!!!!!

Nesse mês tudo começou com um livro, "Slow Food" de Carlo Petrini. Não sabia ao certo o que iria encontrar no livro, só sabia que estava catalogado em Gastronomia.

Nas primeiras páginas a frase: "Gastronomia é um ato agrícola". E no decorrer do livro descobri que a gastronomia têm tudo a ver com desenvolvimento local. E o que a Slow Food (uma organização mundial) promove é o Desenvolvimento Local de comunidades por meio de uma gastronomia que valoriza a história, a cultura e as transformações sociais.

Entre outras provocações do autor, percebe-se a importância de saber a história de como aquele alimento chegou em nossa mesa, quem estava envolvido nesse processo. Alguns pontos a serem observados:
> Primeiramente o sentido do "bom". Um "prato" só precisa ser bom, e o que é bom para mim pode não ser bom para você. Mas tenho que respeitar o seu gosto, sua cultura e sua história em relação aquele alimento.
> Segundo, limpo, têm que ser sustentável, respeitar o meio ambiente. Não adianta ser uma manga orgânica que atravessa o oceano num gigantesco navio movido a óleo diesel.
> Terceio, justo. Todos envolvidos no cultivar, preparar, levar, cozinhar têm que ser valorizados.

Depois dessa leitura, numa sexta-feira (ainda em novembro) participei de um passeio por alguns bairros históricos de Piracicaba.

Antes da jornada visitamos o Sr. Jacy, um produtor de cachaça que podemos dizer que é boa, limpa e justa. Ele planta a cana sem produtos quimicos agressivos ao solo, colhe sua produção, sem escravizar mão de obra, faz todo processo de preparação da bebida de forma artesanal (incluindo o componente de fermentação natural, desenvolvido por ele mesmo a base de milho), a familia se envolve no trabalho, preservou o patrimônio historica do local onde montou sua pequena manufatura e loja. E acolhe os clientes num ambiente agradável e cheio de histórias para contar.

Em seguida fomos para os bairros de Santana e Santa Olimpia. Que são duas comunidades de descendentes da região de Trento na Itália. Eles estão envolvidos num movimento de resgate e valorização da sua cultura e de sua história. Estão organizados em rede e promovem duas das maiores festas tradicionais de Piracicaba. E essas festas só existem pois gostam de fazer. E o envolvimento deles nos preparativos é que move e renova a energia para continuarem vivendo em um sentimento de comunidade.

Eles sabem que têm desafios pela frente, mas já têm conquistas. Montaram uma cooperativa para produção de vinho. As uvas (sem produtos quimicos) são plantadas nos quintais de casa. E já estão resgatando outros plantios.

Eles promovem programas de grupos de danças, corais... E fazem muitas reuniões (encontros) para discutir de tudo... se a praça vai ter banco ou não, a quantidade de polenta da festa, as melhorias do bairro, acessos, e outros temas. É o desenvolvimento local ao vivo, a cores, e com aromas....

E para encerrar essa quinzena participei de um econtro pedagógico com Ruy Cezar do Espirito Santos, autor de livros e um educador que promove o autoconhecimento como formação do educador.

Depois de quase quatro horas de diálogo, percebi o quanto o educar está relacionado com desenvolvimento local e formação de redes. Precisamos nos conhecer para conhecer o outro. Para isso precisamos praticar o diálogo em tudo. Precisamos nos olhar e olhar o outro. E é isso que as pessoas estão precisando hoje!

Estamos no caminho!


Referências:

Livros
"SLOW FOOD" - Carlos Petrini - Ed. SENAC

"AUTOCONHECIMENTO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR" - Ruy Cezar Do EspÍrito Santo - Ed. Agora


Sites:

Slow Food
http://www.slowfoodbrasil.com

Cachaça Piracicabana
www.cachacapiracicabana.com.br

Grupo Santa Olimpia de Danças Folclóricas de Piracicaba
(comunidade Trentini)
http://www.gruposantaolimpia.com.br

Exibições: 60

Comentar

Você precisa ser um membro de Escola de Redes para adicionar comentários!

Entrar em Escola de Redes

© 2019   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço