Escola de Redes

A tradução do "Uma Idéia que Vale Espalhar: o futuro é redes"

Traduzir o post da Vanessa Miemis [em cooperação com Mariana Corrêa de Oliveira e Luiz de Campos Jr] foi bom. Arrumar tempo entre as outras coisas e ir lapidando aqui e ali, e disponibilizar na ER. Gostei de receber msg contando que a tradução está sendo pesquisada [em resposta, segue a tradução em word porque no pdf não deu para acessar os links:Uma Ideia que Vale Espalhar_trad_WORD.doc ]

Vanessa oferece, no post, um passo-a-passo para quem está mergulhado em construir e administrar uma identidade virtual, em construir uma comunidade [a "sua própria rede"] e ser alguem util via uma plataforma como o Twitter, por ex. Ela conta como essa identidade pode gerar o valor que mais constrói qualquer solução coletiva e ação em rede: a construção de confiança [trust].

O que gosto muito no post é principalmente sua apresentação da teoria da complexidade, como o sistema que só pode funcionar quando os agentes colaboram entre si, atuando de forma independente, compartilhando referencias e dando aí a chave mais forte e linda do seu texto, e das nossas experiências de redes.

Apenas quando ela afirma "não posso mudar o mundo sozinha, tudo o que eu posso é melhorar a minha própria situação"cria um certo ruído, pelo menos para mim. Como exemplo lembro de uma conversa com o cineasta Jorge Bodansky no Festival Tudo é Verdade, esses dias, ao responder a perguntas sobre a "saída" para as dificuldades que as pessoas vivem nas reservas na região de Manaus: a única alternativa para elas é a auto-organização, que estão começando em diferentes locais lá. Escuto isso e reconheço uma energia nova no ar, chegando e voltando da floresta, mas acima de tudo, imagino pessoas simplesmente precisando integrar seus projetos individuais ao coletivo, recriando suas identidades. Que é no fundo, para mim, uma coisa da mesma natureza, em diferentes graus, que fazemos em qualquer rede.

Exibições: 81

Comentar

Você precisa ser um membro de Escola de Redes para adicionar comentários!

Entrar em Escola de Redes

Comentário de Augusto de Franco em 10 maio 2010 às 18:19
Comentário de Augusto de Franco em 22 abril 2010 às 14:49
.
Comentário de Augusto de Franco em 22 abril 2010 às 9:27
Coloquei um comentário aqui, mas acho que a Jaqueline (talvez inadvertidamente) ativou a mediação de comentários (aprovação prévia). Então vou abrir nova mensagem de blog: 8 OBSERVAÇÕES SOBRE O TEXTO DA VENESSA MIEMIS.

© 2019   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço