Escola de Redes

4 - Disponibilizar para download (ou colocar um link para) TEXTOS ou VÍDEOS com resultados de suas investigações ou experiências ou vivências com o tema.

 

 

 

LI esta reportagem e pensei na potencialização de um trabalho em rede.

 

Jornalistas e programadores se reúnem para criar uma visualização que mostra os dados de incêndios e a valorização imobiliária em SP

SÃO PAULO – Foi a partir de uma planilha esquecida no Google Docs e alguns desconhecidos trabalhando por uma causa em comum que surgiu o Fogo no Barraco. O site, um exemplo de ‘jornalismo hacker’, combinou a pesquisa da jornalista Patrícia Cornils sobre os dados dos incêndios de São Paulo, a valorização imobiliária da cidade e jogou o resultado em um mapa do Google Maps. “Não fui eu quem fez. Fomos muitos nós”, diz Patrícia.

Tudo começou em março, quando a jornalista resolveu levantar números sobre incêndios em favelas na cidade de São Paulo. “Queria entender uma porção de coisas: se estavam aumentando, onde eram mais frequentes, se havia relação entre as ocorrências e projetos urbanísticos da prefeitura. Pedi ajuda a uma amiga, mas nem eu nem ela conseguimos seguir o levantamento”, lembra ela, que participa ativamente da lista Transparência Hacker, que combina programadores, jornalistas, ativistas e designers para criar projetos que relacionem política e internet.

http://blogs.estadao.com.br/link/fogo-no-barraco-estamos-so-comecando/

Exibições: 29

Comentar

Você precisa ser um membro de Escola de Redes para adicionar comentários!

Entrar em Escola de Redes

© 2017   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço