Escola de Redes

3ª Jornada Cultural na Baixada Fluminense propõe a criação de uma rede de grupos culturais



A 3ª Jornada Cultural na Baixada Fluminense reuniu cerca de 250 artistas, produtores, representantes de grupos culturais da Baixada Fluminese e do interior do Rio de Janeiro dias 5 e 6 de dezembro.

No primeiro dia aconteceram apresentações de poesia, dança, performances, bandas dos mais variados estilos.

Já o sábado - 6 dezembro - foi dedicado a discussão do setor.

Marcos Andre - coordenador de diversidade cultural da Secretaria Estadual de Cultura - informou aos presentes que 10 editais foram abertos com verba total de 7,6 milhões de reais para financiamento de projetos em diferentes linguagens artísticas. 1279 projetos de 58 municípios foram inscritos.

Roberto Lara, produtor cultural há 30 anos, iniciou sua discussão lembrando que a verba para cultura recebida pela Baixada Fluminense é injusta e desproporcional ao que é pago em impostos, especialmente quando consideramos o tamanho de sua população: são 3,5 milhões de habitantes.

“Temos que nos potencializar para reivindicar”, disse Roberto Lara, ao apontar o quanto é fundamental consolidar a discussão entre produtores culturais desta região.


Na parte da tarde, participantes sugeriram criação de uma rede de grupos culturais. O objetivo desta rede foi discutido e ficou claro: sua função é fazer a informação circular, organizar, mobilizar e traçar uma estratégia para a que a união de interessados possa trazer visibilidade e articulação à classe.

Gostou?
Participe, contribua, visite nosso blog.

Exibições: 111

Comentar

Você precisa ser um membro de Escola de Redes para adicionar comentários!

Entrar em Escola de Redes

Comentário de Gilberto Fugimoto em 17 dezembro 2008 às 17:19
Caros,
O blog rede cultura tem agora um mural de recados.
Participe, deixe sua msg.
Comentário de luciano monteiro dantas em 12 dezembro 2008 às 18:23
olá pessoaL, que bom, a partir de agora , ficarei mais antenado com acontecimentos que esta escola vai nos propiciar no dia a dia.Tenho interesse semelhante ao da Cintia pretendo iniciar este tipo de trabalho em uma comunidade carente próxima a minha cidade Natal-Rn.
Comentário de Cintia Alves em 9 dezembro 2008 às 10:17
Obrigada pela atenção, Gilberto,
Tenho interesse em promover uma articulação semelhante aqui em Catanduva e é sempre válido observar experiências bem sucedidas. Quero poder "trocar figurinhas" com você nessa empreitada.
Mais uma vez parabéns pelo trabalho e pelo blog.
Um abraço,
Comentário de Gilberto Fugimoto em 8 dezembro 2008 às 16:39
Olá Cintia,
Obrigado pelo reconhecimento e por aderir ao nosso blog.

Não foi uma articulação fácil. Na verdade viemos desde a 2ª Jornada em 2007 com a Fase, mas cada evento é um novo começo.
Form 4 meses de trabalho com técnicos de 3 Unidades do Sesc envolvidos, além do meu setor que representa a Sede onde são desenvolvidos programas, projetos. A proposta original é da FASE e contamos com o Canal Futura como parceiro.

Creio que podemos atribuir o maior peso ao trabalho das Unidades do Sesc que já vêm realizando mensalmente encontros / eventos culturais que reúnem grupos artísticos em apresentações mensais com uma pauta e produção coletiva - uma Mistureba - de grupos e pessoas interessadas e interessantes. Essa base permitiu chegar à ponta com mais facilidade. Ainda assim, vieram pessoas reclamando: "Não fui convidado, mas vim mesmo assim".

A idéia é ter uma agenda de encontros em 2009 onde possamos discutir temas como visibilidade de grupos artísticos, formação artística, captação de recursos, institucionalização dos grupos, troca de oportunidades de apresentação artística, etc.

Já temos uma experiência acumulada em redes comunitárias e a rede de artistitas de rua que tem uma representação no Rio de Janeiro, mas se espalha, se não me engano, em 21 estados brasileiros.

A idéia do blog é ser um diário desse processo de organização cultural em rede.
Teremos sucesso?
Só o tempo - e trabalho duro - vão nos dizer.
Comentário de Cintia Alves em 8 dezembro 2008 às 16:06
Oi, Gilberto,
Parabéns pela iniciativa.
Como foi o processo de articulação dos vários grupos culturais da baixada?
Um abraço.

© 2020   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço