Escola de Redes

Blog de Rafa Almeida (5)

O PROCESSO EM REDE DA MINERAÇÃO DAS HINFAS FÚNGICAS



Com uma espécie de broca química e agindo com força mecânica, a fim de distribuir sua comunicação e busca de nutrientes, os fungos cavaram redes de túneis em uma gema de granada, pedra com uma dureza de Mohs de 7,5, um mineral que resiste tanto à agressão física quanto à química.

A pedra foi…

Continuar

Adicionado por Rafa Almeida em 21 setembro 2018 às 14:30 — Sem comentários

A VIRTUDE DO SÚDITO É A OBEDIÊNCIA

A desobediência é uma recusa ao que nos é imposto, não um enfrentamento físico ou ideológico solicitando substituição de um sistema por outro. Muito menos querendo a inversão da pirâmide hierárquica para que os da base estejam em cima produzindo algum poder e os que estão no pico passem a base.

Henry Thoreau, falando daqueles cidadãos que mantinham escravos e dos coletores de impostos escreveu: “Quando o súdito recusa sua submissão e o funcionário se demite do cargo, a revolução…

Continuar

Adicionado por Rafa Almeida em 21 dezembro 2017 às 12:13 — Sem comentários

Modelos de agremiações políticas do ponto de vista da rede social e não-modelos

Busca-se nesse breve texto identificar padrões de organização em grupos políticos do ponto de vista da rede social, passando pelo modelo centralizado da agremiação jacobina na Revolução Francesa, pela forma descentralizada surgida com o telégrafo e pelo ambiente distribuído que foi potencializado com o advento da internet.

Um modelo político centralizador

“Os Jacobinos não são a Revolução, mas o olho da Revolução, o olho para vigiar, a voz para acusar, o braço para golpear” –…

Continuar

Adicionado por Rafa Almeida em 7 janeiro 2015 às 11:46 — Sem comentários

Ter antenas é preciso, viver não é!

Já ouvi gente dizendo que a clusterização de pessoas em projetos de aprendizagem e convivência surgidos da interação e não da participação (veja bem, emergidos da interação) é um negócio que tem que ter paciência para rolar. Haverá muitas interações e dependendo da sua intensidade e graus de distribuição, as clusterizações poderão ocorrer em maior ou menor…

Continuar

Adicionado por Rafa Almeida em 7 maio 2014 às 14:33 — Sem comentários

Verticalizando

Meu amigo, deixa disso... o Grande Irmão olha por você, lhe oferece instituições hierárquicas para você se anexar e, dai em diante, o negócio é objetivar, obedecer, alinhar idéias, organizar, presentear o ganhador que bravamente competiu, lutou, seguiu caminhos já sulcados... 



O Grande Irmão lhe dá ainda, através de esporos lançados na rede descentralizada, muitas atualizações no decorrer do tempo dos comportamentos…

Continuar

Adicionado por Rafa Almeida em 19 fevereiro 2014 às 8:00 — Sem comentários

© 2018   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço