Escola de Redes

Blog de Vivianne Amaral (26)

FdI 2013 - Você tem alguma ideia para melhorar a vida das pessoas?

O Festival de Ideias 2013 está fornecendo um investimento-semente em dinheiro para que você possa desenvolvê-la.

Basta que você publique sua ideia em qualquer site, blog, plataforma ou midia social de sua preferência na Internet, desde que este local seja aberto a comentários. É necessário descrever resumidamente sua ideia (com 100 palavras mais ou menos)…

Continuar

Adicionado por Vivianne Amaral em 24 abril 2013 às 10:26 — Sem comentários

Cocriações no LABE=R

Agende! Venha conhecer o LABE=R!

Cocriação todas quintas-feiras.

Das 14h às 18h.…

Continuar

Adicionado por Vivianne Amaral em 27 janeiro 2013 às 20:30 — 5 Comentários

Ruído na clusterização: Grupos do NING



 O objeto da análise é a interface Grupos do NING, abordando-se sua usabilidade como ferramenta para a clusterização. Nas redes sociais, a clusterização é importante porque os grupos são os espaços de maior possibilidade de desenvolvimento da interação mútua, dos laços fortes e são os espaços onde surgem comunidades de estudos, de ação, projetos. São os clusters que produzem muito da riqueza social e de conhecimento nas redes.

Nas interfaces para…

Continuar

Adicionado por Vivianne Amaral em 9 dezembro 2011 às 17:00 — 3 Comentários

A civilização da empatia - Entrevista com Jeremy Rifkin

Compartilho entrevista de Jeremy Rifkin que estará presente na CICI 2011

Fonte: http://goo.gl/QiqgB

O novo livro de Jeremy Rifkin que é publicado agora na Itália, "La civiltà dell'empatìa" [A civilização da empatia] (Ed. Mondadori, 648 páginas), há uma primeira mensagem que, aparentemente, é tranquilizadora. Com uma robusta evidência científica, o autor explica que nós somos uma espécie animal "empática", treinada a provar compaixão,…

Continuar

Adicionado por Vivianne Amaral em 4 abril 2011 às 12:30 — 3 Comentários

"Vamos submergir em sistemas virtuais e nos comunicaremos diretamente com eles"

Compartilho entrevista muito interessante do Miguel Nicolelis, onde fala do impacto da neurociência no futuro da humanidade. Mais que isto faz uma das análises mais honestas que já li sobre o ambiente científico do Brasil, política científica, universidades, instituições de pesquisa.

 …

Continuar

Adicionado por Vivianne Amaral em 10 janeiro 2011 às 1:00 — 4 Comentários

O que aprendi na ER em 2010

 

Irresistível fazer balanços no final de ano. Acho que está relacionado a fim de ciclos e no ocidente temos este ciclo anual de 360 dias, é uma demarcação convencional, mas oferece muitos dias para que eu olhe como ando vivendo. Aproveito. Para mim é sempre uma mirada para a trajetória percorrida e inspiração para os caminhos que emergem.

Quando olho o que estou…

Continuar

Adicionado por Vivianne Amaral em 26 dezembro 2010 às 12:30 — 5 Comentários

topologias & fenomenologias





Bela sacada de David Byrne, em Diário de Bicicleta, refletindo sobre como o formato (design, layout, topologia) das cidades afeta as pessoas:



O que existe em certas cidades e lugares que incentiva atitudes específicas? Sou eu que estou imaginando que isso existe? Até onde a infraestrutura das cidades molda as vidas, o trabalho e as emoções de seus habitantes? Muito significativamente, eu imagino. Toda essa conversa sobre… Continuar

Adicionado por Vivianne Amaral em 26 julho 2010 às 20:02 — 3 Comentários

pensando sobre cooperação



Em relação à cooperação como derivada do padrão organizativo, uma idéia forte que circula aqui, tenho procurado observar nos processos sociais em que estou interagindo.



Minha percepção atual é que se tratando de redes sociais o padrão rede “aparece”, se atualiza socialmente nos padrões de comunicação. Nas redes humanas conexão é comunicação. É possível que esta seja a raiz da baixa colaboração espontânea quando estamos em padrões… Continuar

Adicionado por Vivianne Amaral em 17 maio 2010 às 0:00 — 5 Comentários

impressões sobre a CIRS

Enfim um tempo para relatar e compartilhar sobre a CIRS. Desde domingo (14.03) venho numa movimentação e tarefismo incessante e só hoje, consegui me conectar com as memórias da Conferência.



(O desejo de compartilhar minhas impressões e anotações sobre a CIRS deixou-me num estado tal de frustração que andei pensando na dimensão viciante do compartilhar. Deve ser porque "...as coisas se tornaram cada vez mais fáceis – tecnologias de comunicação para compartilhar" (Clay Shirky/).… Continuar

Adicionado por Vivianne Amaral em 19 março 2010 às 20:30 — 4 Comentários

em movimento





Me movimentado entre Campo Grande e SP, hoje vivi duas situações em que auto-organização estava presente nas relações de uso e de produção do contexto.

- qdo no aeroporto sai da área de desembarque com a mala, lembrei-me do tempo em que havia na saída um sistema de conferência de bagagem. "Porteiros" sempre interferem no fluxo. Não lembro qdo, este sistema desapareceu dos aeroportos e, atualmente, os próprios passageiros fazem o… Continuar

Adicionado por Vivianne Amaral em 19 março 2010 às 19:00 — Sem comentários

unfriend





Desde q li que a palavra do ano selecionada pelo dicionário Oxford é unfriend estou fazendo uma conexão entre recorrência no uso da expressão (q refere à ação de remover um "amigo" de uma rede social) com a idéia de uma dinâmica de "dessocialização" nas redes sociais. (Dessocialização - não sei é uma boa expressão...).…


Continuar

Adicionado por Vivianne Amaral em 14 fevereiro 2010 às 16:50 — 2 Comentários

Rumo à saturação midiática

Hoje, entre 09:30 e 11:30, li, aleatoriamente, em jornal esquecido na sala de embarque e revistas, 4 notícias que envolvem redes e impacto da internet na vida social. Ou eu atraio o tema ou ele deixou de ser emergente e parece estar entrando naquela dinâmica de circularidade absoluta que em algum momento leva à saturação midiática.…

Continuar

Adicionado por Vivianne Amaral em 9 fevereiro 2010 às 23:30 — 4 Comentários

Redes sem escala e mundo pequeno

Enfim traduzido para o português o livro "Linked" do físico Albert-László Barabási, considerado por muitos o fundador das análises de redes sociais. O pesquisador trabalha com o conceito de redes sem escalas (scale-free networks). Barabási utilizou um software que automaticamente visitava sites e analisou a…
Continuar

Adicionado por Vivianne Amaral em 7 fevereiro 2010 às 14:00 — 1 Comentário

Número de Dunbar confirmado em redes sociais telemáticas



Saiu na BBC, matéria sobre pesquisa atual de Robin Dunbar, professor de antropologia evolucionária que

nos anos 90, desenvolveu a teoria batizada de "Número de Dunbar", que estabelece que o tamanho do neocortex humano - a parte do cérebro usada para o pensamento consciente e a linguagem - limita a capacidade de administrar círculos sociais a até 150 amigos, independente do grau de sociabilidade do indivíduo.

Os estudos atuais, focados… Continuar

Adicionado por Vivianne Amaral em 25 janeiro 2010 às 14:30 — 9 Comentários

Ciclo Era Digital na USP - Grupo Atopos

Ciclo Era Digital



Conceito

O Ciclo Digital - A sociedade em rede e as transformações do mundo contemporâneo, objetiva reunir os principais estudiosos da Itália, França, Espanha, Canadá e Brasil, para apresentar e debater com profissionais, acadêmicos, pesquisadores, executivos, lideranças sociais e com o público em geral, de forma interativa e acessível, as profundas mudanças pelas quais estamos sendo impactados em… Continuar

Adicionado por Vivianne Amaral em 15 outubro 2009 às 2:00 — Sem comentários

Observatório da Cibersociedade

O que é:

El Observatorio para la CIBERSOCIEDAD es un un punto de encuentro, discusión y publicación de investigaciones sobre los diversos aspectos y corolarios sociales que las nuevas tecnologías de la información y la comunicación están generando. Nuestro interés y nuestras bases metodológicas abarcan las diversas disciplinas de las ciencias humanas y sociales. El punto de encuentro para todas ellas no es disciplinario, sino temático: lo cibersocial.



Conheça:… Continuar

Adicionado por Vivianne Amaral em 15 setembro 2009 às 23:52 — Sem comentários

Como será a vida organizada pelo fluxo da internet?

Em entrevista à FSP, Jesús Martin-Barbero fala sobre a mudança do conceito de comunidade, o papel do meios de comunicação na organização temporal do cotidiano, democracia e a fantasia de igualdade na internet - Comunidades falsificadas

Adicionado por Vivianne Amaral em 4 setembro 2009 às 21:56 — 3 Comentários

Simpósio de Campos de Jordão: Conexão é diferente de interação?

Com atraso, atendo solicitação de Augusto e compartilho a conversa que tivemos numa roda de pessoas no Simpósio da Escola de Redes em Campos de Jordão. Juntamos um pequeno grupo que se interessou em refletir sobre uma indagação minha: Conexão é diferente de interação?



O relato traz impressões totalmente pessoais, não me preocupei em anotar o que se falava. Tb não gerou iniciativa posterior. O tema é uma linha de reflexão que venho desenvolvendo na minha lida com redes sociais… Continuar

Adicionado por Vivianne Amaral em 4 setembro 2009 às 0:00 — 8 Comentários

das redes vivas às redes sociais: mapeamento de conceitos em Capra

Fiz um mapa conceitual da Parte um do Conexões Ocultas do Capra, com o foco no padrão rede. Pode ser melhorado, mas resolvi compartilhar assim mesmo, pois estas coisas de conhecimento nunca estão prontas. :-)

O programa que usei é o Cmaptools. Estou enviando no formato imagem jpg, a visualização fica boa em 30%. Se alguém souber uma formar melhor de digitalizar o mapa, vou adorar conhecer.

Estou trazendo também um pp com primeiras leituras que fiz sobre a experiência de… Continuar

Adicionado por Vivianne Amaral em 31 julho 2009 às 19:30 — Sem comentários

Rede Jovem utiliza celular para mapear ativos em comunidades de baixa renda

Queridos, roubando um tempo das tarefas (ufa!), li e compartilho com vcs:



O Programa Rede Jovem, da ONG Comunitas, criada pela ex-primeira dama e socióloga Ruth Cardoso, acaba de lançar o Projeto WikiMapa. O objetivo do projeto é criar um mapa virtual de comunidades de baixa renda, a partir do mapeamento de ativos locais e ruas informais ainda não mapeadas pelos serviços de pesquisa e visualização de mapas na internet. Para isso, serão utilizados os recursos da tecnologia móvel,… Continuar

Adicionado por Vivianne Amaral em 17 julho 2009 às 14:58 — Sem comentários

© 2020   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço