Escola de Redes

outubro 2012 Posts no Blog (6)

Uma entrevista esquecida no tempo...





Entrevista a:

Mauro Demarchi [maurodemarchi] 




ESCREVER…

Continuar

Adicionado por Mauro Demarchi em 29 outubro 2012 às 18:41 — Sem comentários

O desenvolvimento de competências pressupõe a possibilidade que nos dão.

O desenvolvimento de competências pressupõe a possibilidade que nos dão.

A Inteligência Emocional é algo que não penetra a consciência de quem quer ver números, melhor, de quem não quer ver quem está ao seu lado! (reparem: «ao» seu lado, e não «do»)... A Ética, a Moral, a Emoção…são aspectos banais! «Osmose»? Nem sequer entendem o seu significado!

Expressar naturalmente as emoções, os sentimentos??? Rir, chorar, indignar??? Por vezes tem os seus custos… E, como sou «falível»,…

Continuar

Adicionado por Alzira Lima de Jesus em 19 outubro 2012 às 16:20 — Sem comentários

PENSAR…DIFERENTE: PROCESSO CRIATIVO

Por que coabitamos com o obstáculo quotidiano de «pensar diferente»? Julgo que esse processo tem início, em 2º lugar, no próprio sistema educacional: fomos sendo "exercitados" (entre aspas, porque, no fundo, não era um exercício: este, estimularia à acção…), a procurar simplesmente uma resposta para cada realidade: o certo ou o errado. O imperativo era memorizar, nunca questionar! Jamais pensar em alternativas! O saber era «doado», logo, seria nosso dever aceitá-lo (e agradecer!). Ora, sem o…

Continuar

Adicionado por Alzira Lima de Jesus em 19 outubro 2012 às 16:16 — Sem comentários

Desafios da Consciência Coletiva

Com o desenvolvimento tecnológico e o crescimento da participação popular na produção da cultura, cria-se o que chamamos hoje de cultura globalizada e inteligência coletiva. À medida que há cada vez mais participação, debate e criação colaborativa caminhamos para um futuro em que cada vez teremos mais ideias pré-formatadas e pensamentos padronizados. Se de um lado isto tem suas vantagens, de outro lado estas transformações tendem para a uniformização da consciência. Eis um desafio…
Continuar

Adicionado por Juliano Paz Dornelles em 15 outubro 2012 às 19:30 — 1 Comentário

Psicologia Social nas Redes Sociais

O Facebook chegou a marca de 1 bilhão de pessoas, mas com será que está o comportamento destas pessoas em paralelo ao mundo real, será que estão conseguindo se adaptar sem modificar o meio em que vivem?

Vejo que isto é uma pergunta complicada, já que podemos ver em pesquisas que muitas coisas que antes eram vistas apenas no mundo real já está no mundo virtual e ultrapassando o mesmo. Vejo isso como um sinal negativo,…

Continuar

Adicionado por Lucia Morais em 15 outubro 2012 às 11:14 — Sem comentários

Espinosa e a Política como Ecologia Social dos Afetos

(Um primeiro ensaio de aproximação ao pensamento político de Espinosa)

 

Assim escreve Espinosa, logo nas primeiras linhas do capítulo que inaugura o seu Tratado Político:

“Os filósofos concebem os afetos com que nos debatemos como vícios em que os homens incorrem por culpa própria. Por esse motivo, costumam rir-se deles, chorá-los, censurá-los ou (os que querem parecer mais santos) detestá-los. Creem, assim, fazer uma coisa divina e atingir o cume…

Continuar

Adicionado por Pablo Dias Fortes em 11 outubro 2012 às 10:54 — Sem comentários

Arquivos mensais

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

1999

© 2017   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço