Um pouquinho de minha trajetória
Olá, sou Fidelis Paixão, coordenador e fundador da COMVIDA uma ong cuja missão é contribuir com o desenvolvimento integral da comunidade e celebrar a vida através do resgate da arte, da cultura, da educação e do meio ambiente.
Nesta longa estrada da vida fui fundador da ong Argonautas Ambientalistas da Amazônia; facilitador e supervisor em desenvolvimento local integrado e sustentável no Programa Comunidade Solidária em 17 Municípios da Amazônia; líder estudantil na UNE, DCE, Diretório Acadêmico; e tantas outras coisas mais... atuei como Gestor Público na área ambiental em meu Município.
Fiz graduação em direito, pela UFPA; não satisfeito, me qualifiquei em gestão do desenvolvimento local pela AED/PUC-MG/PNUD e estou me especializando na área de ciência política pela UFMG. Comecei o mestrado em Direito Ambiental mas não conclui, aliás nem sei porque estudei direito, porque descobri que não gosto de Fórum Judicial nem de papéis formando processos.
Mas descobri que gosto de ser um educador social. Aprendi um pouco sobre educação popular em minha trajetória, digamos assim.... fundante. Participei de qualificação no Instituto Cajamar (SP), gostei muito de conhecer a aplicar métodos e princípios do planejamento estratégico situacional e participativo, além de outros instrumentos de vivências comunitárias.
Para mim, o conhecimento deve ser livre, a imaginação fértil e o sonho compartilhado. Participo de algumas redes, em umas como protagonista, em outras como expectador. Sou membro da rede local de Agenda 21, regional de Educadores Ambientais e Agentes de Desenvolvimento, da Rede Brasileira de Educação Ambiental, do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais (que nem é tão rede assim), da Rede Amazônica de Protagonismo Juvenil e da Rede Evangélica Nacional de Ação Social.
Não sou violeiro, nem cantor, muito menos poeta, mas me encanto e me emociono com as coisas belas da vida e com a Criação que expressa a glória do Criador. Eu sou paixão da Wilma e ela minha paixão, e pai do Jônatas Eli, um garoto lindo que está aprendendo a arte de viver. Ah sim, e pai de uma multidão de filhos e filhas que conquisto a cada dia.
É, fui conquistado para conquistar!