Escola de Redes

Renato Fonseca de Andrade
  • Masculino
  • São Paulo, SP
  • Brasil
Compartilhar no Facebook Compartilhar

Amigos de Renato Fonseca de Andrade

  • Valéria Brandini
  • Andre Saito
  • Marcos Moreira Vaz
  • Antonio Carlos Larubia
  • Fabio Ignácio
  • Ana Maria Magni Coelho
  • Clarisse Barreiros
  • Clara Pelaez Alvarez
  • Fábio Roberto Fowler
  • Joao Paulo Nemoto Sabino de Freitas
  • Fábio
  • Alessandro Paes dos Reis
  • Ana Maria Martins de Souza
  • Paulo Sergio Brito Franzosi
  • Roberto Augusto dos Santos

Grupos de Renato Fonseca de Andrade

 

Página de Renato Fonseca de Andrade

Por quê redes sociais ?

- Estou nas últimas etapas do doutorado em Engenharia de Produção na UFSCar, com projeto totalmente relacionado ao tema redes sociais e incubadoras de empresas de base tecnológica. Assunto super legal! Vamos conversar?

Blog de Renato Fonseca de Andrade

Tese Redes Sociais

Amigos, finalizei a tese de doutorado, que abordou redes sociais em incubadoras de empresas. Publiquei o material digital em http://ow.ly/2ay0o . Espero que seja útil. Abs.

Postado em 12 julho 2010 às 22:39

Caixa de Recados (8 comentários)

Você precisa ser um membro de Escola de Redes para adicionar comentários!

Entrar em Escola de Redes

Às 13:18 em 26 março 2009, Andre Saito disse...
Oi Renato! Bom encontrá-lo por aqui.
Às 10:44 em 18 fevereiro 2009, Clara Pelaez Alvarez disse...
Renato,

Ainda tenho que pesquisar mais um pouco sobre as estações de pesquisa. Mas, basicamente é criar um site para captar pesquisas de análise de redes....

Que tipo de trabalho você tem desenvolvido em KM? Qual sua abordagem?

Parece-me que temos várias coisas para compartilhar, então proponho que a gente tome um café, hora dessas. O que vc acha?

Abraços

Clara
Às 10:00 em 17 fevereiro 2009, Clara Pelaez Alvarez disse...
Renato,

Posso fazer várias abordagens... Quando comecei este trabalho tinha a hipótese de que uma única pergunta genérica seria suficiente para compreender um grupo. O Augusto, pelo que entendi, tem essa posição, não a qualificação da troca mas apenas a intensidade. Mas, a realidade é que vivemos num mundo de lógica fragmentada, ou pontual, sei lá, e para o pessoal das empresas fica dificil raciocinar de outra forma. Então, proponho a "qualificação" dos fluxos através das perguntas. Uma pesquisa padrão (de 5 perguntas) geralmente estuda a transição das informações relativas ao negócio (dá pra ter algumas idéias de como andam os processos), a transição de informações informais (rádio pião, onde as coisas acontecem), as redes de decisão, de expertise técnico e de inovação... Tenho encontrado diferenças nos resultados das 5 redes, porém no geral a estrutura global se mantém, ou seja, quem é central na pergunta 1, vai se manter central nas outras, apesar de algumas diferenças. Enfim, vários padrões interessantes surgem na análise. Penso, também, que não existem diferenças significativas nas estruturas das redes de ong´s, empresas e organizações estatais, espero descobrir isso em breve. Isso tudo dá uma longa conversa....

"Tenho muito material teórico sobre redes e posso enviar se me direcionar algum tema prioritário para você ok."
Preciso de uma estação de pesquisas para análise de redes sociais, tem aí? he he...

Qual tua linha de trabalho?

Abraços
Às 14:13 em 16 fevereiro 2009, Clara Pelaez Alvarez disse...
Renato, achei muito interessante o trabalho do pessoal de Barcelona (o Augusto escreveu um post sobre isso) a partir das egonets. O que é muito interessante na análise de redes é que existem "n" abordagens. Escolher uma abordagem depende sempre do contexto, mas sempre se tem à mão muitas possibilidades. Meu foco, até agora, tem sido redes fechadas de empresas e acho que cheguei a um modelo bem simples e eficaz. Ainda estou lutando para encontrar um software (on-line) que sirva para minha entrada de dados, mas até agora não descobri nenhum. Já fucei o limesurvey,surveymonkey, surveygizmo e NetworkGenie. Recebi um dica do onasurveys que não pesquisei ainda. Todos eles, principalmente o limesurvey são bem interessantes e abrangem uma grande variedade de pesquisas, com boas opções de administração. Porém, não resolvem o problema para um grupo fechado, onde as respostas são relativas aos outros participantes da pesquisa. Na verdade, até tem um jeito no limesurvey usando os tokens, mas dá o maior trabalho. Sei lá, acho que vou ter que desenvolver um software para isso.

Você está usando SNA para compreender os processos de produção?

Abraços,
Às 14:59 em 15 fevereiro 2009, Clara Pelaez Alvarez disse...
Renato que tema interessante! Gostaria de saber mais sobre o que você tem desenvolvido e sobre sua tese! Tem como você enviar algum material? Ou algum site?

Abraço,

Clara
Às 6:13 em 14 janeiro 2009, Fábio Roberto Fowler disse...
Com certeza Renato. Relações é parte importante para o desenvolvimento empreendedor. Buscarei conhecer melhor este site e verei como aproveitá-lo com atividade didática. Abraços.
Às 10:35 em 11 janeiro 2009, Joao Paulo Nemoto Sabino de Freitas disse...
Muito interessante! Valeu pela dica! Abraços
Às 10:37 em 7 janeiro 2009, Roberto Augusto dos Santos disse...
Olá grande Renato
Um feliz 2009 para você também
Vamos nos conectar mais neste ano
abraços
 
 
 

© 2019   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço