Escola de Redes

Raquel Marques
  • Feminino
  • São Paulo
  • Brasil
Compartilhar no Facebook Compartilhar

Amigos de Raquel Marques

  • Helen Ferreira
  • raony araújo
  • Cybele Meyer
  • Maria José Coelho
  • Lígia Dutra
  • Marcelo Yamada
  • Clara Pelaez Alvarez
  • yara prates
  • João Candido P. Castro
  • Augusto de Franco

Grupos de Raquel Marques

 

Página de Raquel Marques

Informações do Perfil

Você está disposto(a) a ler até o fim o texto Sobre a constituição da Escola-de-Redes?
.
Este não é um site de relacionamentos. Você está ciente dos objetivos da Escola-de-Redes?
.

Olá!


Meu nome é Raquel Marques, moro em São Paulo, mais especificamente na Vila Romana pertencente a uma das regiões mais cheias de redes e organizações sociais da cidade de São Paulo, a Lapa. Sinto que a Lapa fará história nos próximos anos com as coisas que vêm acontecendo por aqui.

Confesso que nos últimos três dias passei umas quatro horas por dia neste NING assistindo vídeos, lendo artigos, tentando entender o que se passa. Rede é algo tão abrangente (é tudo?) que me dá até medo de cometer o "pecado" de uso indevido de algum termo. Mas certamente contarei com a colaboração, correção e, principalmente, a compreensão dos colegas em qualquer deslize teórico.

Observando por onde andei nos últimos dez anos, percebo que tive várias experiências relevantes em redes ainda que inconcientemente. Hoje busco, conscientemente, alcançar bons resultados nos projetos que realizo utilizando adequadamente os princípios da rede.

Minha maior e mais antiga experiência em rede foi o engajamento com a causa do parto natural, fim da cesárea desnecessária e na recuperação dos partos domiciliares como um recurso adequado de trazer um bebê ao mundo. Este foi um movimento iniciado em 2001 por umas seis pessoas que nunca fizeram questão de serem líderes de nada nem fazer igrejinhas. O trabalho voluntário, paixão e engajamento pela causa trouxe impactos mundiais impensáveis àquele pequeno grupo que trabalhava exclusivamente por um grupo do Yahoo e por um site. Eu entrei no grupo logo no começo, com menos de cinquenta pessoas, e hoje tenho certeza de que a rede envolve centenas de milhares de homens e mulheres no Brasil pela causa, tendo obtido já resultados concretos e muito significativos como criação de casa de parto, faculdade de obstetrícia (parteira) na USP-Leste, planos de saúde que reconhecem e remuneram trabalhos de enfermeiras, parteiras e doulas, hospitais que criaram labor rooms, e a vida de milhares de famílias tocadas por um parto mais humano e atencioso.

Tendo participado tão forte deste engajamento, como não podia deixar de ser, tive meus dois bebês em casa (2006-2007), no 11 andar de um apartamento da Bárbara Heliodora, na companhia de meu marido e Vilma Nishi, a parteira.

Paralelo a este movimento pelo parto, cujo resultado foi super positivo e que um dos filhotes foi a ong Parto do Princípio, acompanhei também muitas redes bem intencionadas nascerem e morrerem. Vendo com distância hoje a questão, as igrejinhas, o comando-controle, as hierarquias e a falta de liberdade para a ação foram as maiores assassinas de projetos que pretendiam ser uma rede. Entendendo hoje o conceito, o resultado não poderia ser mais óbvio.

A partir daqui compreender redes, como animá-las e como não matá-las, quais são as boas práticas na promoção de uma idéia, como os grupos se organizam e os papéis que costumam existir, é uma questão fundamental para mim pois pretendo trabalhar o tema voltado para o alcance de resultados em negócios.

Está nascendo a Social Bureau que é uma empresa de RP e Marketing Digital. O objetivo é orientar empresas e profissionais liberais sobre como participar das redes onde estão seus stakeholders, colaborar na tecelagem desta rede, de forma a se inserir e ser reconhecido. Com a internet, todos passaram a ter condições menos discrepantes de espaço e oportunidades para mostrar seus serviços. Mas isso não acontece com um site institucional pendurado, isolado e indexado por algumas palavras pelo Google. É a participação, a animação, a troca, a interação das pessoas desta empresa com o mundo, é o apoio que esta empresa dá aos seus stakeholders para que estes conversem entre si, é o valor que se coloca na rede e o quanto se é reconhecido por esta é que torna a empresa digna de receber demandas de trabalho, ou um boca-a-boca por seus produtos.

Meu grande laboratório de redes atualmente é o Rotary, grupo do qual faço parte desde o ano passado e que tem me dado um enorme prazer. Faço parte do clube da Avenida Paulista e tem sido interessante imaginar como aplicar os conceitos que tenho visto aqui, lá. Especialmente considerando que sou a responsável pelas relações públicas do nosso clube no ano 2010-2011 e tenho a responsabilidade de informar e engajar todos os nossos stakeholders em torno desta centenária rede.

Para finalizar, sou um ser extremamente político que AMA trabalhar no engajamento de pessoas em torno de causas. E, permita-me confessar, tenho excelentes resultados em trazer pessoas para as causas pelas quais sou apaixonada. Tenho planos de aos cinquenta anos poder desacelerar o ganho do pão (ou melhor, estar com ele ganho, rsrsrs) para poder me dedicar quase que exclusivamente à política, à articulação. Por enquanto batalho o apaixonante dia-a-dia e dedico o tempo fora do trabalho aos meus dois pequenos amores de 4 e 3 anos.

Raquel Marques
11 8245-1679
raquelmarques@hotmail.com
Skype: raquel.almeida.marques
LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/raquelmarques
Twitter: @raquelmarques

Blog de Raquel Marques

Happy Hour para quem está na região da Paulista...

Estou organizando um happy hour na Paulista hoje, dia 10/05/2010, no Bar Eugenio, das 19h às 21h em um grupo do LinkedIn.



Aproveito para estender o convite aos presentes na Escola de Redes. Seria uma excelente oportunidade para conhecermos alguns pessoalmente.



Quem estiver afim, por favor, confirme no link

http://events.linkedin.com/Happy-Hour-na-Regi-ao-da-Av-Paulista/pub/313738… Continuar

Postado em 10 maio 2010 às 8:36

Caixa de Recados (1 comentário)

Você precisa ser um membro de Escola de Redes para adicionar comentários!

Entrar em Escola de Redes

Às 13:11 em 8 maio 2010, Raquel Marques disse...
Pronto, apresentação realizada.

Quem quiser saber um pouco sobre porque Raquel Marques está por aqui é só clicar aqui.
 
 
 

© 2017   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço