Escola de Redes

Rafael Reinehr
  • 41, Masculino
  • Ararangua - Santa Catarina
  • Brasil
Compartilhar no Facebook Compartilhar

Amigos de Rafael Reinehr

  • Fernando Cesar Pires Baptista
  • Denise Alves dos Santos
  • Alessandra Cantalogo
  • Tatiane Rosa Rodrigues
  • Carlos Melo
  • Osvaldo Andrade
  • Saulo Pandini
  • Luiza AF Mesquita
  • Decio Tavares Coutinho
  • Diego Gazola
  • s.
  • Octavio Pitaluga
  • ALAN QUEIROZ DA COSTA
  • Heloísa Bueno de Moraes
  • Angela Regina Pilon Vivarelli

Grupos de Rafael Reinehr

 

Página de Rafael Reinehr

Um pouco da história de Rafael Reinehr

Sou médico endocrinologista, um pouco "diferente" dos outros, como meus próprios colegas sempre afirmavam. Ao concluir Medicina, ao mesmo tempo em que fazia minha primeira especialização (Medicina Interna) e a segunda (Endocrinologia e Metabologia), cursei Filosofia e depois Ciências Sociais no curso noturno da UFRGS.

Posso dizer que tenho dedicado parte dos meus últimos 14 anos na busca de um sistema que possa, de fato, melhorar a vida do maior número de pessoas possíveis.

Já passei da ideia de tornar-me um teórico e produzir o livro, sintetizando o conhecimento de alguns grandes pensadores e incluindo algumas ideias originais e agora, aos 32 anos, devidi que era mais do que hora de colocar a mão na massa e passar para a prática. Afinal, é caminhando que se aprende a caminhar.

No último ano, venho trabalhando com a ideia de implementar uma iniciativa com vistas à integração do terceiro setor e de iniciativas de cunho altruísta, com foco em desenvolvimento sustentável, produção e consumo local, educação, alimentação saudável, inclusão social, fomento de iniciativas de economia solidária e geração de capital social.

A iniciativa chama-se Coolmeia (www.coolmeia.org) e será lançada oficialmente em 22 de Abril de 2009. Está sendo estruturada uma Wiki, uma CiviCRM e uma comunidade do Ning (www.coolmeia.ning.com).

As redes surgiram em minha vida há cerca de 10 anos, quando em 1999 entrei em contato com três livros de Fritjof Capra: O Tao da Física, O Ponto de Mutação e Teia da Vida, lidos nesta sequência. A noção sistêmica de mundo foi libertadora para um então estudante de medicina do último ano. Depois vieram Edgar Morin, Michel Foulcault, Deleuze, Guattari, Galeano, Maturana, textos de Lovelock, Margulis, Arendt, Adorno, Mauss, Gardner, Durkheim, Weber, Marx e aí seguimos para o início de escritores libertários como Bakunin, Malatesta, Kropotkin, Stirner, Proudhon, Bookchin, Bey, Chomsky, Zerzan entre tantos. Citar estes nomes que me vieram à cabeça agora me deu uma vontade tremenda de catalogar os textos e livros que tenho arquivados. Quem sabe faça isso algum dia.

Pois foram estas leituras, entre outros estímulos, que me trouxeram aqui hoje, nesta Escola-de-Redes, na qual espero deixar um pouco do meu aprendizado e, se possível, nutrir-me de todo conhecimento já criado e em criação que vejo brotar nos diversos fóruns, postagens de blogs e discussões por aqui.

Se nem sempre estiver presente na intensidade que gostaria, não é por culpa minha: é porque a ciência humana ainda não conseguiu desenvolver clones perfeitos de indivíduos humanos adultos, e preciso me dividir entre este espaço, meus outros projetos de vida, minha família, trabalho e repouso (como todos aqui, imagino). Quem sabe se algum dia conseguirmos transformar isto em nosso trabalho, não consigamos nos dedicar com exclusividade a esta fantástica experiência que é estudar as redes e, no meu caso, formas de aplicá-las na construção de um mundo melhor para vivermos?

Um mundo em que todos tenhamos a possibilidade de aproveitar o que de bom a natureza nos deixou e que o gênio humano produziu. Desde o Tao, penso muito em caminho, caminhar, caminhante, tanto que dois dos mais significativos pensamentos que levo comigo são relacionados a isso, e encerro esta apresentação com elas:

"- Utopia [...] ella está en el horizonte. Me acerco dos pasos, ella se aleja dos pasos. Camino diez pasos y el horizonte se corre diez pasos más allá. Por mucho que yo camine, nunca la alcanzaré. Para que sirve la utopia? Para eso sirve: para caminar." Eduardo Galeano

"Nossos pés deixam pegadas na areia do tempo. Se estivermos no caminho errado, muitos nos seguirão, desviando-se do que é correto. Quando pensamos que uma ação é só por aquele momento e esquecemos que ela deixa um rastro atrás de si, não estamos sendo responsáveis.
Todas as nossas ações afetam os seres humanos, dando-lhes alívio ou tristeza. Podemos fortalecê-los ou não. Podemos causar ferimentos ou curas. Podemos gerar conflitos ou resolvê-los. Podemos criar cataclismas ou algo nobre para a sociedade." B. K. Jagdish

Fique bem e não deixe de visitar alguns dos projetos nos quais estou envolvido. Sua visita e participação ativa será muito bem-vinda.

Coolmeia - Ideias em Cooperação e Comunidade da Coolmeia (no Ning)
Rafael Reinehr - Escrever por Escrever - meu website pessoal
O Pensador Selvagem - in moto perpetuo, produzindo inconscientes
Simplicíssimo - Viagens Etéreas e Psicodélicas Impressas no Éter Universal
Armazém de Ideias Ideais - um diretório dos sites que gerencio ou participo

Últimas atividades

Jaime Tak comentou a postagem no blog Colaboração em cima do muro de Rafael Reinehr
"Estamos tão acostumados a trocar bens, mercadorias e serviços por dinheiro que não damos conta que em qualquer troca 'intangível' também trocamos valor, incluindo informação e…"
1 Fev, 2011
Clara Pelaez Alvarez comentou a postagem no blog Colaboração em cima do muro de Rafael Reinehr
"Texto interessante. Ando ultimamente embatucada com essa questão da troca do conhecimento pelo dinheiro. Entendo que estamos tentando dar valor ao intangível da mesma forma que se determinaram valores para os produtos tangíveis.…"
1 Fev, 2011
Augusto de Franco comentou a postagem no blog Colaboração em cima do muro de Rafael Reinehr
"Muito bom Rafael. Parabéns pela tradução. Vamos colocá-lo na BIBLI.E=R. De quem é o texto? Geert Lovink e Trebor Scholz são os editores e também os autores?"
1 Fev, 2011

Blog de Rafael Reinehr

Apresentação (estilo TED) para CIRS 2

Segue o pdf da apresentação para a CIRS2 - Coolmeia-CIRS2.pdf

Postado em 1 fevereiro 2011 às 10:00

Colaboração em cima do muro

O trecho a seguir é o prefácio do livro The Art of Free Cooperation, e nos fornece uma série de insights preliminares sobre a livre cooperação (e também sobre o que NÃO É livre…

Continuar

Postado em 1 fevereiro 2011 às 1:30 — 5 Comentários

Por uma "Lei Cleber"... (o artigo que a Folha não publicou)

O educador português José Pacheco expôs seu posicionamento quanto à questão do Caso Cléber: a família que foi julgada e condenada por educar os filhos em casa.



Detalhe: ele foi entrevistado pela Folha de São Paulo que perverteu seu discurso e, em seguida, NÃO PUBLICOU o texto no qual ele se posiciona de forma completa.



Pois bem, falei com o Pacheco lá na Conferência Internacional Sobre Redes Sociais e não é que ele gentil e libertariamente autorizou a publicação do artigo… Continuar

Postado em 17 março 2010 às 20:43 — 2 Comentários

Caixa de Recados (7 comentários)

Você precisa ser um membro de Escola de Redes para adicionar comentários!

Entrar em Escola de Redes

Às 21:01 em 29 junho 2009, Luciele Nardi Comunello disse...
Ah, agora vi que você está em SC.
Muito interessante a sua trajetória... temos bastante consonância em nossas leituras e ideais...
Já estudei bastante Foucault na Psicologia e, atualmente, estou escrevendo minha dissertação de mestrado com bastante Morin (estou em fase de apaixonamento por ele) e Maturana.
Vou te adicionar para nos mantermos em contato.
Abraço
Às 20:56 em 29 junho 2009, Luciele Nardi Comunello disse...
Oi, Rafael!
Sim, sou irmã da Luciane, formada em medicina pela UFRGS.
Mas ela é dermato, e não neuro.
Tive algum contato com a turma, mas não lembro de você.
Você está no Nodo de Porto Alegre?
Abração
Às 19:02 em 12 abril 2009, Mariana Bezerra Lyra disse...
É um livro sobre parcerias e desenvolvimento, uma experiência de uma ONG que fiz parte, Academia de Desenvolvimento Social. Se vc quiser posso compartilhá-lo contigo no google docs, só preciso do seu e-mail do gmail.
Vc gostará!
Abraços
Às 17:21 em 12 abril 2009, Mariana Bezerra Lyra disse...
Será um prazer trocar idéias contigo. Depois de te conhecer um pouco pela sua descrição, gostaria de compartilhar um livro contigo, q ajudei a escrever.
Um abraço,
Mariana
Às 17:21 em 30 março 2009, Luciana Menezes Carvalho disse...
Oi Rafael, obrigada, e seja bem-vindo você também.
Às 18:44 em 27 março 2009, Clara Pelaez Alvarez disse...
Bem vindo Rafael!

Que tal vc se apresentar para o pessoal contando que interesse vc tem na ciência das redes?

Abraços
Às 6:53 em 27 março 2009, Guilherme de Barros disse...
opa amigo...legal...me add aí no skype pra me falar sobre isso. abraço
skype guibarros2007
 
 
 

© 2017   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço