Escola de Redes

Márcio
  • Masculino
  • Niterói, Rio de Janeiro
  • Brasil
Compartilhar no Facebook Compartilhar

Amigos de Márcio

  • Graça Taguti
  • Carolina Gutierrez
  • Fernanda Maestri Denardin
  • Helbson de Avila
  • Mila San
  • Augusto de Franco
 

Página de Márcio

A Origem de Tudo

Tudo teve início com a descoberta dos primeiros blogs em 2002, nos surpreendia a quantidade de ferramentas e aplicativos que conferiam um poder até então inimaginável ao usuário, paralelamente um desafio se apresentava nos projetos culturais que coordenávamos em Niterói: difundir nossas atividades pela rede, logo percebemos a necessidade de transpor para a internet o que desenvolvíamos nas ruas e praças da cidade, decidimos pela produção de um site que incluísse a agenda cultural da cidade.
Algum tempo depois, participamos da implantação dos Telecentros, nesta primeira fase nos baseamos na experiência bem sucedida de São Paulo e Porto Alegre. No segundo momento, além dos cursos de introdução à informática foram desenvolvidas oficinas sobre os mais variados temas, o objetivo era atender às solicitações de cada localidade.
As redes sociais proporcionaram maior integração entre as equipes do projeto, inicialmente com o Orkut, favorecido pela sua imensa popularidade. Posteriormente, o Ning se revelou uma ferramenta poderosa, por reunir em um só ambiente diversos aplicativos.

Blog de Márcio

Navegando sem amarras

Navegando sem amarras



Certas comunidades impressionam, elas crescem pela relevância do tema, mas seus donos e regras autoritárias desafiam o sentido libertário da Internet. É uma contradição mas sobrevive, pois ninguém se rebela.

Pensando na quantidade de ofertas basta pedir para sair, mas não é tão simples. Para moderar uma rede na plataforma Ning há que se ter disponibilidade de tempo, direcionar sua atenção para a comunidade criada e propor desafios capazes de… Continuar

Postado em 16 agosto 2009 às 18:39 — 1 Comentário

Nós na Rede

Nós na Rede

A 1ª Conferência Nacional de Comunicação acontece em Brasília nos dias 1, 2 e 3 de dezembro deste ano, tendo como tema "Comunicação:meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital".

Nos estados e municípios a mobilização se intensifica com o objetivo de sensibilizar o maior número de pessoas para debater temas importantes como a democratização dos meios de comunicação, a política de concessões, as produções regionais, o marco regulatório das… Continuar

Postado em 12 julho 2009 às 12:48

Apropriações Justificadas

Com a redução dos preços dos equipamentos, a expansão da banda larga, a multiplicação de telecentros e a proliferação das Lan Houses nas periferias, surge um novo fenômeno, predominantemente urbano e que promove uma revolução nada silenciosa na rede, quebrando hierarquias, questionando hegemonias cosolidadas, uma inversão de prioridades que cresce a passos largos, ocupando áreas conhecidas das redes sociais mais populares.

No Orkut, o fluxo de informações é constante: texto, fotos, vídeos.… Continuar

Postado em 28 janeiro 2009 às 19:00

Assisti o vídeo da palestra do Professor Augusto de Franco e fiquei agradavelmente surpreso pela qualidade das idéias oferecidas. Você fica fortalecido após uma exposição como essa, ela confirma expe…

Assisti o vídeo da palestra do Professor Augusto de Franco e fiquei agradavelmente surpreso pela qualidade das idéias oferecidas. Você fica fortalecido após uma exposição como essa, ela confirma experiências individuais, coisas que você viveu ou imagina mas não conceitua.

Admiro esta idéia de construção em rede, de potencialização de talentos a partir da soma de iniciativas de sujeitos comuns, creio que estamos no caminho, é um processo que precisa ser melhor comunicado, disseminado. A… Continuar

Postado em 28 janeiro 2009 às 12:37 — 1 Comentário

Caixa de Recados (1 comentário)

Você precisa ser um membro de Escola de Redes para adicionar comentários!

Entrar em Escola de Redes

Às 17:06 em 24 março 2009, Mila San disse...
Olá, venha fazer parte do Grupo Nodo Rio de Janeiro. Nosso terceiro encontro será no dia 29 de abril, no Sesc Santa Luzia, às 18h.
 
 
 

© 2019   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço