Escola de Redes

MÁRIO PINHEIRO E SILVA
  • Masculino
  • BELÉM/PARÁ
  • Brasil
Compartilhar no Facebook Compartilhar

Amigos de MÁRIO PINHEIRO E SILVA

  • Nilton Silva
  • Waldir Cardoso
  • Luã Gabriel

Grupos de MÁRIO PINHEIRO E SILVA

 

Página de MÁRIO PINHEIRO E SILVA

R0TARY CLUB E A ESCOLA DE REDE!? (28.03.2009)


Acreditando que o assunto seja afim da Escola-de-Rede, e, ainda, para alcançar a amplitude desejada dessa informação, antes temos que esclarecer aos não rotarianos: O que é Rotary, Objetivo, Rito / Lemas e Metas do Rotary Clube Internacional, que são:

1. O QUE É ROTARY?

- Rotary Internacional é uma Organização de Líderes de Negócios e Profissionais, unidos no mundo inteiro, que prestam serviços humanitários e fomentam um elevado padrão de Ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a Paz e Boa vontade no mundo. Foi fundado em 23/02/1905, pelo Advogado Paul P. Harris e mais três amigos.

- Rotary é um clube de serviço, formado por voluntários – homens e mulheres -, que através de suas profissões e de colaborações individuais ou coletivas, com iniciativas próprias ou auxiliando outras entidades, prestam serviços às Comunidades Locais e Mundiais, visando à Melhoria do Meio-ambiente, do Bem-Estar Social, e dar Dignidade ao Ser Humano, sem auferir ganhos financeiros.

2. OBJETIVO DO ROTARY:

- O Objetivo do Rotary é incentivar e fomentar o Ideal de Servir como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:

Primeiro. O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidade de servir;

Segundo. O reconhecimento do mérito de toda a ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;

Terceiro. A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada; e,

Quarto. A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

3. PROVA QUÁDRUPLA (Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos):

- è um ditado simples, porém profundo. Não se trata realmente de um código de Ética como se supõe. É um meio conveniente de medir aquilo que pensamos, dizemos ou fazemos, consistindo de 4 curtas interrogações:

• É a VERDADE?

• É JUSTO para todos os interessados?

• Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?

• Será BENÉFICO para todos os interessados?

- O Rotariano tem que Ser Bom, Dar Exemplo de Dignidade, Caráter e Ética, pois quem não tem ocupado útil ou é mau Caráter não ingressa no Clube de Rotary. A Prova Quádrupla foi editada para que todos façam reflexão antes de divulgar ou dar informação sobre algo a alguém, e se as perguntas acima. Caso obtiver SIM para todas as interrogações, ainda assim, devemos tomar muito cuidado com o que vamos dizer ou informar, pois as conseqüências poderão causar prejuízos irreparáveis a alguém.

4. LEMA DO ROTARY INTERNACIONAL:

- “DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI”.

5. METAS

- São várias, porém vamos dar ênfase na de maior alcance que é a erradicação da poliomielite (paralisia infantil), no mundo. Como forma de livrar nossas crianças dessa mazela cruel!

- A Meta 2008 / 2009 (ano rotário) É contribuir para a Redução da MORTALIDADE INFANTIL.

- Além dessas o Rotary oferece: Treinamento profissionalizante; Bolsas de estudos internacionais e intercâmbios culturais entre pessoas das mais diversas origens étnicas; Treinando e recompensando os futuros líderes; Serviços voluntários em hospitais de países em desenvolvimento; Vacinas contra a poliomielite para crianças do mundo todo; Constrói casas de baixo custo para idosos, etc..


A diversidade da organização Rotary é o que mais a fortalece, pelo fato de estar presente em muitos países, através dos clubes, onde são falados muitos idiomas, com tantos e diversos grupos religiosos, culturais, étnicos e profissionais. O Rotary está acima da política partidária e da religião, e não depende de nenhum governo. Estas características ajudam a fazer trabalhos e a ser aceito em muitos lugares, pois onde o Rotary estiver ele será visto como uma entidade local e séria.

Assim como o Rotary, vemos a Escola de Rede, com apenas algumas diferenças que, em nossa opinião, são: Rotary tem hierarquia – A Escola de Rede não tem; Rotary vê as coisas e as pessoas com os “olhos de amor” – A Escola de Rede vê com olhos de profissionalismo em sistema de Rede; Rotary tem foco na Ética e na Integridade, o que acaba forjando certo tipo de pessoa, pois há rigor no recrutamento – A Escola de Rede ainda não está auferindo esses conceitos e qualquer um pode fazer parte da Rede; etc..

Uma das razões pelas quais o Rotary é capaz de fazer tanto é que atua como UMA GRANDE REDE. A força do Rotary reside nas conexões que estabelece entre os rotarianos, o Plano de Metas de cada Clube no mundo todo, e, ainda, no fato de ser capaz de pedir e dar ajuda mutuamente.

A Escola de Rede, através de seus integrantes, ao longo de sua solidificação, quando essas criaturas aprenderem a ver tudo com bons olhos, conseguirão perceber que todas as ocorrências da vida estão caminhando para uma renovação enriquecedora, pois no Universo nada acontece que não tenha uma finalidade útil e providencial, e a ESCOLA DE REDE é uma delas!

Há de se destacar que uma das características marcantes de nossa sociedade é fazer constantes solicitações e exigências às outras pessoas. Um indivíduo que aprendeu a ver com os bons “olhos do amor” tem a habilidade de não se deixar “estimular orgulhosamente” pelas pessoas que o rodeiam, porque aprendeu a amar ou a desempenhar sua tarefa na Terra sem expectativas alheias.

Declarar de forma positiva e direta seus valores e propósitos é preservar sua dignidade e auto-respeito. Se uma pessoa não for capaz de pronunciar essa simples palavra “não” quando bem quiser, permitirá que outras pessoas a explorem sem parar, afastando-a daquilo que realmente pode e quer fazer.

É bom que todos lembrem que “Aqueles que nos cercam”, na Escola de Rede, ou em qualquer lugar, podem nos levar a elogios desmedidos, porém não se pode confiar nos aplausos. Eles podem ser retirados a qualquer momento, não importa qual tenha sido nosso desempenho passado. A inconstância é um vício peculiar da massa comum e a Escola de Rede não pode e nem deve se prestar a isso. Temos que ser necessariamente profissionais, pois no mundo globalizado não há lugar para amadores. Entretanto, há lugar para os interessados em elevar seus conhecimentos, compartilhar experiências. Tudo isso com seriedade!

Não queremos entrar no mérito da questão de valores morais individuais, ou coletivos, entre Rotary Clube, que já é centenário, e a Escola de Rede que é adolescente e tem muito a se aperfeiçoar; mas sim doar nossa colaboração para REFLEXÃO de todos os integrantes da Rede, haja vista que as grandes dificuldades iniciais enfrentadas pela nossa Escola de Rede não significam castigos ou punições, mas sim caminhos preparatórios para se alcançar, dentro em breve, um bem maior: O SUCESSO!

Pense Nisso!


Colaboração:............... Mário Madeira de Lei – MML (Pinheiro e Silva)
Consultor Previdenciário – (091) 8804-6112 – Microempresário:
Assessoria e Consultoria – Previdenciária, Jurídica e Administrativa.

Blog de MÁRIO PINHEIRO E SILVA

"Mensagem ao homem do povo... e aos homens que dirigem o povo (Abraham Lincoln)

Postado por MÁRIO PINHEIRO E SILVA em 3 maio 2009 às 20:53





PARA REFLEXÃO DE TODOS!



Segundo dizem, Abraham Lincoln era analfabeto e trabalhava nas fazendas catando lenha. Em uma das fazendas em que trabalhou ousou pedir a mão da filha do dono da fazenda em casamento e por isso foi demitido.

Anos se passaram, estudou, entrou na política, lutou muito até que foi eleito Preidente dos EUA. E como ficou a família do fazendeiro que recusou ao peão o seu pedido de… Continuar

Postado em 3 maio 2009 às 19:28

A Exclusão Social

Companheiros e Companheiras da Escola-de-Rede,



Quais são nossos principais anseios hoje em dia?

Muito se fala em crises, sistema financeiro falido, grande índice de analfabetismo, desempregados, ladrões (produto da sociedade, através da implantação forçada da exclusão social), prostituição adulta e infantil, corrupções de colarinhos: branco; preto; vermelho (atual e principalmente); amarelo (passado); e, outras tantas cores. O mais incrível é que tudo isso vira… Continuar

Postado em 19 fevereiro 2009 às 11:14 — 2 Comentários

Plante Sementes do Amor!

Temos o hábito de cultivar pessoas, através das quais somamos esforços para plantar nos corações dos Solidários, Humanos e de Paz, a "Sementes do Amor", através das quais conseguiremos mudar e construir um Brasil de políticos éticos e, ainda, o mundo. As mais longas caminhadas sempre começam com o primeiro passo!
Pense nisso - Saudações, Mário Madeira de Lei - MML (Pinheiro e Silva)

Postado em 4 dezembro 2008 às 21:14

Caixa de Recados (1 comentário)

Você precisa ser um membro de Escola de Redes para adicionar comentários!

Entrar em Escola de Redes

Às 21:19 em 24 março 2009, João Candido P. Castro disse...
Companheiro Mário:

Saudações Rotárias!! Grato por sua mensagem, que renovou meu ânimo por manter essa experiência, embora, como você bem disse, as filosofias estruturantes sejam diversas. Graças ao seu incentivo persistirei mais algum tempo, pois já havia decidido extingüir o nodo.

Um abraço de Curitiba.
 
 
 

© 2019   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço