Escola de Redes

Lilian Langer
  • 63, Feminino
  • Porto Alegre, RS
  • Brasil
Compartilhar no Facebook Compartilhar
  • Mensagens de blog
  • Tópicos
  • Eventos
  • Grupos (15)
  • Fotos
  • Álbuns de Fotos
  • Vídeos

Amigos de Lilian Langer

  • nedio antonio seminotti
  • André Luiz Silva
  • Antonio Silvio Hendges
  • Claudia Beatriz Jotz da Rocha
  • Vinicius Braz Rocha
  • Luciano Lameira
  • Clara Pelaez Alvarez
  • Ines Cozzo Olivares
  • Vivianne Amaral
  • Luiz Algarra
  • Luciele Nardi Comunello
  • Lía Goren
  • Augusto de Franco

Grupos de Lilian Langer

 

Página de Lilian Langer

Últimas atividades

Lilian Langer entrou no grupo de Augusto de Franco
Miniatura

A TERCEIRA INVENÇÃO DA DEMOCRACIA

Grupo para escrever interativamente o livro A Terceira Invenção da Democracia. O livro está sendo escrito também em um grupo do Facebook Ver mais...
26 Maio, 2013
Lilian Langer entrou no grupo de Augusto de Franco
Miniatura

LABE=R

Grupo dos interagentes no LABE=R, um Laboratório da Escola-de-Redes promovido por Augusto de Franco e seus amigos e amigas. Os laboratórios da E=R são pessoais, não institucionais. Ver mais...
1 Maio, 2013
Lilian Langer entrou no grupo de Augusto de Franco
Miniatura

CO-CRIAÇÃO

Grupo para discutir o draft de Augusto de Franco (29/01/2012): CO-CRIAÇÃO: REINVENTANDO O CONCEITOVer mais...
1 Maio, 2013
Lilian Langer entrou no grupo de Augusto de Franco
Miniatura

CONNECTED

Grupo para estudar e comentar o livro "Connected" de Nicholas Christakis e James Fowler (2009)
20 Abr, 2013
Lilian Langer entrou no grupo de Augusto de Franco
Miniatura

FLUZZ

Publicação online da versão preliminar do livro de Augusto de Franco (2011): FLUZZ - Vida humana e convivência social nos novos mundos altamente conectados do terceiro milênioVer mais...
16 Mar, 2012
Lilian Langer comentou o vídeo de Augusto de Franco
Miniatura

FLUZZ e-BOOK

"Augusto, um espetáculo! Além de belo, uma sintese muito bem feita das tuas idéias... e muito prática para consulta... portanto, efetiva!  abraço e parabéns."
19 Mar, 2011
Lilian Langer deixou um comentário para Augusto de Franco
"Augusto, O Fluzz e-book  como um presente 6000 faz a Escola de Redes mais forte, complexa e cocriadora, como diz sua natureza! A rede agradece ao seu notório netweaver, que também é um hub e um inovador. O book está…"
10 Mar, 2011
Lilian Langer comentou a postagem no blog MAIS UMA EXPERIÊNCIA DE EMPRESA EM REDE de Augusto de Franco
"Ok, isso já estava claro para mim. Vou deixar rolar mais um pouco e enquanto isso vou formatar o que venho desenvolendo nesta área e volto para ver como vou encaixar as coisas aqui. De qualquer modo,  a NETWEAVING…"
27 Fev, 2011
Lilian Langer comentou a postagem no blog MAIS UMA EXPERIÊNCIA DE EMPRESA EM REDE de Augusto de Franco
"Augusto, a proposta é muito nova e as perguntas estão ainda sem resposta, é claro. Mas como estou muito interessada nesta rede de negócios, vê se podes me orientar um pouco mais. Quando alguém como eu, que…"
27 Fev, 2011
Lilian Langer comentou a postagem no blog MAIS UMA EXPERIÊNCIA DE EMPRESA EM REDE de Augusto de Franco
"Compartilho a curiosidade do Augusto!"
27 Fev, 2011
Lilian Langer comentou a postagem no blog MAIS UMA EXPERIÊNCIA DE EMPRESA EM REDE de Augusto de Franco
"Augusto, tudo a ver!!  Achei a proposta muito desafiadora. Fiz uma inscrição "temporária"... ou seja... para deixar registrado meu interesse em ser partner num empreendimento... inclusive aproveitar para…"
26 Fev, 2011
Lilian Langer comentou a postagem no blog INSCRIÇÕES PARA A CIRS2 - CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE REDES SOCIAIS de Augusto de Franco
"Olá Augusto e demais da Escola dr Redes, eu quero participar da CIRC2!.  "
4 Fev, 2011
Lilian Langer respondeu à discussão Projeto TEIAS BRASILEIRAS de Clara Pelaez Alvarez no grupo Análise de Redes Sociais
8 Ago, 2010
Lilian Langer respondeu à discussão Projeto TEIAS BRASILEIRAS de Clara Pelaez Alvarez no grupo Análise de Redes Sociais
"Essa né a Clara!! Aqui do sul... num frio maluco.... esse sim é maluco!!... digo que a idéia é muito interessante. Não tenho ligação direta com o tema em questão... mas penso que podemos pensar…"
8 Ago, 2010
Lilian Langer respondeu à discussão [E=R_213] O local como terreno da emergência de Claudio Estevam Próspero no grupo Escola de Redes - Novas Visões
"Faz todo sentido... e estou interessada em desenvolver estratégias para lidar com os obstáculos à criação de "espaços de convivência" no mundo corporativo."
28 Jul, 2010

Informações do Perfil

Você está disposto(a) a ler até o fim o texto Sobre a constituição da Escola-de-Redes?
sim
Este não é um site de relacionamentos. Você está ciente dos objetivos da Escola-de-Redes?
sim
  • § Um pouco da HISTÓRIA ... olá a todos da Escola de Redes. Fiquei muito surpresa ao me dar conta que, em pleno fevereiro de 2011, não havia nenhum registro aqui, sendo que cheguei na rede em 2009. Estava certa de já ter contado aqui um pouco sobre mim. Bem... sou gaúcha e cheguei na Escola de Redes verdadeiramente “seguindo” o Augusto de Franco... coisa que acontece desde muito antes do Twitter. Entre o final dos anos 90 até 2004 eu tinha uma parceria com o SEBRAE-RS e lá por 2001 fui convidada para participar de uma capacitação como Agente de Desenvolvimento pela Agência de Educação para o Desenvolvimento – AED, coordenada pelo Augusto, na época em que foi membro do Comitê Executivo do Conselho da Comunidade Solidária, juntamente com Ruth Cardoso e Miguel Darcy. A AED constituiu uma rede de Agentes de Desenvolvimento através dos SEBRAEs em todo território nacional para implementar tecnologias de desenvolvimento, como o DLIS -Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável, a Governança Solidária Local, o Comunidade que Faz, os Arranjos Produtivos Locais, o PRESTO – Programa Regional de Serviços Turísticos Organizados entre outros que nasceram desta mesma fonte. Esta foi a minha primeira experiência com REDES SOCIAIS, tanto com suas ferramentas conceituais como com suas ferramentas operacionais. Trabalhei com umas 25 comunidades diferentes e foi um apredizado espetacular. Depois desta experiência, trabalhar com grupos ficou “fácil”! Então, essa foi a primeira influência na minha visão de redes sociais. Influência de peso, diga-se de passagem! O livro base da capacitação era “Porque precisamos de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável, escrito pelo Augusto de Franco. Logo depois ele começou a publicar a Carta Dlis que depois virou Carta Capital Social para finalmene se tornar Cartas Rede Social somando mais de 200 edições (que tenho até hoje arquivadas) ... até que chegamos na Escola de Redes, esta última... já uma outra coisa.
  • § Paralelo a isso tem a conjunção dos astros... ou a conexão quântica, sei lá... mas deixando as brincadeiras pra lá, quero dizer que essa experiência coincidiu com um momento da minha vida que eu estava às voltas com algumas revisões. Me deu um teto dos autores da psicologia organizacional, um cansaço ainda maior da psicanálise (deu pra entender que eu sou psicóloga, né!) e os autores consagrados da ciência dos pequenos grupos (Lewin, Bion) não me pareciam suficientes. Então iniciei uma jornada nova com autores como Fritjof Capra, depois Humberto Maturana, e mais adiante um pouco entrei no tema dos sistemas complexos com Edgar Morin... e mais outros autores da nova ciência. Só pra citar alguns. Bom... aí me arranjei um belo problema que foi articular dentro de mim tudo isso com a psicologia organizacional, a “dinâmica dos grupos”, o “psicodrama aplicado e a sociometria” dentre algumas influências da minha formação, para conseguir desenvolver programas de desenvolvimento e aprendizagem corporativa COM GESTORES... com resultados efetivos e sem enlouquecer os clientes.
  • § Desde lá o tema me desafia... e já se vão uns 10 anos que estou nesta luta. Na minha prática como consultora organizacional procuro correlacionar a nova ciência das redes com a gestão de pessoas no ambiente corporativo, seja na perspectiva da gestão da rotina, seja na gestão da inovação e da criatividade.  Tenho trabalhado acreditando em novas formas de organização onde possam ser criados contextos de aprendizagem nos quais são possíveis o surgimento de potências e sujeitos diferentes... e onde possa ser resignificado a questão da liderança.  Não é fácil...
  • § Além dos 17 anos anteriores como gestora de rh, OS ÚLTIMOS 16 ANOS ATUO COMO CONSULTORA ORGANIZACIONAL EM PROJETOS DE TEAM COACHING + EXECUTIVE COACHING E EDUCAÇÃO CORPORATIVA através de formatos inovadores que estimulam a construção da aprendizagem informal compartilhada e valorizam o conhecimento e a experiência das pessoas e reforçam a co-criação para alavancar resultados.
  • § Neste período, durante três anos, coordenei e fui capacitora de um programa “Jeito XXXX de Atender o Produtor de Fumo”, projeto inusitado com foco no atendimento da empresa fumajeira (450 técnicos) aos produtores rurais (milhares de famílias rurais minifundiárias), stakeholders determinantes para a sustentabilidade e competitividade da cadeia produtiva fumajeira.
  • § Também co-conduzi projetos de gestão da mudança em contextos de implementação de ERP e CRM.
  • § Venho construindo uma carreira solo, trabalhando em rede em alguns projetos, em empresas de médio e grande portes, nos ramos da indústria, comércio e serviços da região sul e sudeste. Mas os tempos são de mudar novamente... são tempos de co-criar. Agora estou querendo atuar em rede de uma forma mais sistemática e permanente. Espero encontrar parceiros aqui na rede!
  • § Leio e estudo mais do que escrevo e publico. Participo da Escola de Redes (e de outras) de uma forma discreta e meio silenciosa. Preciso me conectar mais.
Abraço a todos!

Caixa de Recados (12 comentários)

Você precisa ser um membro de Escola de Redes para adicionar comentários!

Entrar em Escola de Redes

Às 8:42 em 23 maio 2011, Lía Goren disse...

Olá outra vez, Lilian

Mi mayor experiencia está en las actividades presenciales. Ver a las personas, tener el feedback de lo no verbal, me es inmensamente útil y me cuesta pensar y actuar en contextos virtuales. Alem de lo que significa el manejo de los recursos tecnológicos de las plataformas...

En ese sentido, entonces, estaremos aprendiendo juntas.

Me gustó la idea de ir compartir sobre el pdf que, según acabo de entender en el blog, armó Augusto para iniciar esa conversa.

Estamos en contacto!

Bjs

Às 22:31 em 22 maio 2011, Lía Goren disse...

Olá Lilian

Por causa de la invitación que fiz oje Augusto ao blog "um exercício pragmático do Paulo Ganns entrei outra vez á pagina Neweaving HCW  e me encontré con el grupo que você propone y también acabo de leer seu camino de estudio y trabajo. Mis búsquedas y trabajo están perto das suas. Não sou psicóloga, mas estudé psicología gestáltica, entre otras muitas coisas, e trabalho en torno a las relaciones comunicativas.

Me siento muy interesada en participar de seu grupo, mas vivo en Buenos Aires. Estou estudando português para poder interactuar mais intensamente com meus amigos de E=R. Quando melhore mi língua portuguesa vou tentar fazer parte do grupo. Não imagino anida como sería, mais acho que isso não é para pensar agora.

Abç,

Lía

Às 19:41 em 2 maio 2010, Luciele Nardi Comunello disse...
Oi, Lilian!
Que bom que estás correndo bastante 
A Cláudia e eu começamos a colocar as coisas em ordem, devagarinho... já fizemos três encontros em que estamos tentando organizar todo o conhecimento adquirido na CIRS, resgatando os registros de nossas anotações. Eu estou com tempo, podemos combinar alguma coisa, sim. Acho que não será difícil me adequar à tua disponibilidade de horários, pelo menos por enquanto :)
Podes me contatar pelo e-mail: lelicomunello@gmail.com
Beijo grande
Às 19:14 em 20 março 2010, Sergio Storch disse...
Oi meninas
Não estive na CIRS, a única de vocês que conheço é a Luciele (adorável!), mas fiquei com uma vontade danada de acompanhar o que vcs vão trocar por aí. Será que não tem um jeito de vocês continuarem, mas deixando os vestígios dos encontros por aqui, sem fechá-los em POA?

Beijos à que conheço e às que não conheço
Sérgio
Às 14:24 em 20 março 2010, Luiz Algarra disse...
Talvez a pergunta para seu grupo seja, caso vcs aceitem, o que é ser coaching, e a partir de qual sabedoria o coaching atua? O Instituto MatriZtico ofereceu no ano passado, a pedidos, um círculo reflexivo sobre coaching. A conclusão foi de que o coaching surge a partir de um espaço de autoridade, de exigência. Interessante, não?
Às 16:38 em 17 março 2010, Claudia Beatriz Jotz da Rocha disse...
Oi Lilian,
te mando o material de redes que tinha falado. Quando deres uma olhada, me manda tuas impressões.
abs
Claudiateoria de redes laminas.ppt
Às 9:04 em 17 março 2010, Luciele Nardi Comunello disse...
Oi, Lilian!
Olha, pensei em reunirmos nossa turminha de CIRS... Tu, o Nédio, a Cláudia, a Renata, eu... tinha mais alguém de Poa? Sou parceira para qualquer negócio! hehehe
Falando em negócio, queria muito conhecer o teu trabalho... como estás buscando articular essas questões com o universo empresarial... Beijos, Lu
Às 22:50 em 16 março 2010, Luiz Algarra disse...
Eu sei, por isso te adicionei como amiga. Hehehehe...
Às 21:42 em 16 março 2010, Luciele Nardi Comunello disse...
Abaixo a resposta do Algarra. Falei de ti para ele. Entra em contato por aqui mesmo. Perfil: Luiz Algarra. Eles são ótimos! Beijos

"Pois é, senti falta de sentar e conversar mais contigo! Mas foi bom te ver de qualquer forma. Estamos por aqui, como sempre. Diga para sua amiga que pode nos contatar, ok? bjs "
Às 14:18 em 16 março 2010, Luciele Nardi Comunello disse...
Que tal combinarmos um café? Eu acho que as conversas em cafés são sempre muito produtivas... podemos abrir para todo o nodo Poa, para contar como foi a CIRS, ou ainda começar com um pequeno grupo... para organizarmos as ideias antes de partilhá-las... afinal de contas, sem organização do conhecimento pessoal não há conhecimento coletivo... para mim, qualquer dia à tardinha é bom :) Fica com o meu fone: (51) 9327-8138. Beijos
 
 
 

© 2017   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço