Escola de Redes

Guga Casari
  • Masculino
  • Petrópolis, RJ
  • Brasil
Compartilhar no Facebook Compartilhar

Amigos de Guga Casari

  • Ricardo Freitas
  • Fernando Shayer

Grupos de Guga Casari

Discussões de Guga Casari

Dissipação de energia e replicação de estrutura
3 respostas 

Achei interessante, a possibilidade da replicação das estruturas e da dissipação de energia estarem ligadas. Extrapolo conclusões de um campo não diretamente relacionado até outro, mas esse artigo me…Continuar

Iniciou esta discussão. Última resposta de Augusto de Franco 24 Fev, 2014.

 

Página de Guga Casari

Informações do Perfil

Você está disposto(a) a ler até o fim o texto Sobre a constituição da Escola-de-Redes?
Sim
Este não é um site de relacionamentos. Você está ciente dos objetivos da Escola-de-Redes?
Sim

Como cheguei na E=R

Ou como estou chegando e me enredando. O caminho concreto foi durante as manifestações de julho no Br achar posts sobre o Augusto de Franco no FB, e sentir grande afinidade pelo que dizia. Não conheço ainda muito do assunto, minha área profissional é um tanto distinta dessas complexas questões. Me explico, profissionalmente, como designer de móveis de madeira e marceneiro, é minha fachada simples, meu storefront por assim dizer.

Meu método sempre foi auto-didático, só que no meu caso lidando com objetos muito mais que pessoas. Nunca trabalhei em big business de nenhuma forma, gravata só em enterro ou casamento. Pode ser que minhas fronteiras sejam um tanto espessas, é minha disposição amacia-las e permeá-las em trocas e interações.Minha curiosidade e indagação vão além da minha atividade, pois minha profissão é para mim um modo de permitir liberdade de indagação e de pensamento. Não terminei minha formação acadêmica, por isso me carece uma certa disciplina no pensar. Entretanto sinto que ao longo dos anos minha compreensão da realidade, e minha capacidade de articular as ideias tem melhorado.

A questão, ou a relevância, das redes sociais não havia me tocado até esse momento, ou me faltava exatamente a catálise de fazer exatamente essa conexão. Não posso afirmar que não terei aqui os vícios do matrix, ou que em dado momento não tenderei a argumentar (com verdade ou com ignorância) favoravelmente quanto a algum de seus aspectos. E muito certamente minha vontade de participar aqui vem exatamente de uma previa carência de conectividade, por isso certamente de inicio, nesse aprender fazendo, darei as minhas mancadas.

Prezo grandemente a abordagem integral como elaborada por Ken Wiiber e seus pares,a qual busco estudar e compreender, e em verdade é através da ótica da abordagem integral que eu mais tento explicar a realidade. Aviso que tenho também bastante afeição pelo Budismo, que não considero como religião, e mais como uma pratica de vida que conduz a paz e ao bem viver. Meu questionamento maior é entender a natureza subjacente da realidade em que surgimos. Considero que um dia veremos que somos um só self experimentando toda a multiplicidade de perspectivas possível nesse Kosmos fantástico.

Correndo o risco de ser petulante, e com o disclaimer que ainda tenho que ler muuuuita coisa (tudo) das leituras recomendadas e que ainda vou editar varias vezes essa apresentação, não penso que a abordagem das redes se aplica a todas as dimensões que emergem nesse Kosmos, creio entretanto que é uma das perspectivas relevantes, fundamentais, pra que possamos viver o agora e nossas relações do modo mais são, produtivo, e vital. Não creio que a plena distribuição seja o éden, acho mesmo que em algumas situações a imposição de plena conectividade possa ser violenta. Não creio que toda hierarquia seja verticalizadora dos fluxos, mais provável que essa seja uma patologia das hierarquias. Não creio que se deva levar a metáfora do matrix às últimas consequências. Metáforas, no meu modo de ver, são simplificações para que consigamos comunicar ou abarcar conceitualmente algum aspecto complexo da realidade, assim como teorias, hipóteses, etc. Não travaria uma batalha sobre uma metáfora. Acho intrigante inúmeras noções que estou aprendendo nos textos e espero que possa aprender muito mais na pratica desse fórum.

Fotos de Guga Casari

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Vídeos de Guga Casari

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos

Blog de Guga Casari

Pergunta pra quem viu o post do Augusto de Franco hoje no FB "O PLAFT DO SAPO PULANDO NA ÁGUA"

Tava pensando nisso que o Augusto expressou, que pode ser visto como a dificuldade da interação direta com quem não está (ainda) acompanhando as conversas ou domina os conceitos de rede, pra traze-los "up to speed" com o papo, ou com o papo que poderia ser possível se todos dominassem as ideias mesmo que não concordassem. Chegar na abrangência e profundidade de reflexão do Augusto nesse campo é uma tarefa para poucos talvez.

Eu colocaria um ponto "herético" aqui que é a inevitável …

Continuar

Postado em 15 agosto 2013 às 11:30 — 9 Comentários

Software de Interatividade

Acabei de ler de novo o texto do Augusto:

http://www.slideshare.net/augustodefranco/o-social-estpido

onde ele coloca que a rede não é o site da rede. Não entendo nada de programação e desconheço se existe mas penso que se houvesse uma plataforma de interatividade que funcionasse na base to peer to peer como o Napster e outros funcionavam, só que nesse caso não seria para a troca de arquivos e sim para…

Continuar

Postado em 5 agosto 2013 às 8:28 — 4 Comentários

Intuição 2

Afirmação: Esse tal centro, essa tal gravidade (que não é uma gravidade de massa) não pode ser totalmente expresso no universo fisico.



Afirmação: nossa tolice é achar que possuimos centro, centralidade. Que em nos existe um conjunto que pode se sustentar como uma totalidade. Ego



Meu gato passou na borda do holograma enquanto eu estava tambem plano, eu miei e ele me disse: olha lá bem fundo, todo o mundo.



Estou ficando louco ou ouvi voce dizendo, ele… Continuar

Postado em 20 julho 2013 às 20:06

Intuição

As vezes me vem umas imagens na mente, nem sempre resultam em "verdade" e são mais fascinações ou excitações cerebrais, ou são resultado do acumulo de estimulos recentes se recombinando, um tipo de sonho talvez. Essa que vou citar sei claramente onde começou, foi num especial do Discovery Channel com o Morgan Freeman falando de buracos negros e a solução de um paradoxo de perda de informação que parece ocorrer no horizonte de eventos. Falando assim parece que eu manjo pacas dessa parada toda,… Continuar

Postado em 20 julho 2013 às 19:30

Caixa de Recados

Você precisa ser um membro de Escola de Redes para adicionar comentários!

Entrar em Escola de Redes

  • Sem comentários por enquanto!
 
 
 

© 2017   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço