Escola de Redes

Fernando Cesar Pires Baptista
  • Masculino
  • São Paulo, SP
  • Brasil
Compartilhar no Facebook Compartilhar
  • Mensagens de blog
  • Tópicos (8)
  • Eventos
  • Grupos (19)
  • Fotos
  • Álbuns de Fotos
  • Vídeos

Amigos de Fernando Cesar Pires Baptista

  • Giovanni Gigliozzi Bianco
  • Ricardo Alves Rabelo
  • Leila Aparecida Bomfim
  • Janice Figueiredo
  • Teo Petri Branco
  • Rafael Reinehr
  • Nilton Lessa
  • Sergio Storch
  • Vivianne Amaral
  • Augusto de Franco

Grupos de Fernando Cesar Pires Baptista

 

Página de Fernando Cesar Pires Baptista

Últimas atividades

Giovanni Gigliozzi Bianco deixou um comentário para Fernando Cesar Pires Baptista
"Olá, Fernando! Felicidade te conhecer no fluxo do NEXT. Espero que a gente possa bater um bom papo nos próximos encontros.  Deixei meus contatos aí embaixo. Fique à vontade para adicionar.  :-) Um…"
9 Ago, 2013
Fernando Cesar Pires Baptista respondeu à discussão CONTINUUM de Augusto de Franco
14 Jul, 2013
Fernando Cesar Pires Baptista compartilhou a discussão de Augusto de Franco em Twitter
23 Jun, 2013
Fernando Cesar Pires Baptista entrou no grupo de Augusto de Franco
Miniatura

A TERCEIRA INVENÇÃO DA DEMOCRACIA

Grupo para escrever interativamente o livro A Terceira Invenção da Democracia. O livro está sendo escrito também em um grupo do Facebook Ver mais...
18 Jun, 2013
Fernando Cesar Pires Baptista respondeu à discussão O QUE ESTAMOS APRENDENDO COM A COCRIAÇÃO INTERATIVA de Augusto de Franco no grupo CO-CRIAÇÃO
"Me parece que a dificuldade maior gira em torno de uma percepção, um tanto quanto generalizada, de que seja necessário "obstruir fluxos no presente" para poder "liberar fluxos no futuro"... e geralmente…"
15 Mar, 2013
Fernando Cesar Pires Baptista comentou o grupo LABE=R de Augusto de Franco
"Co-picnic!!"
22 Fev, 2013
Fernando Cesar Pires Baptista comentou o grupo LABE=R de Augusto de Franco
"Câmbio, câmbio, tem co-criação agora ai no LABE=R ??"
21 Fev, 2013
Fernando Cesar Pires Baptista comentou o grupo LABE=R de Augusto de Franco
"Augusto, a gente podia tentar fazer uma experiência virtual-presencial nessa quinta, que tal??"
20 Fev, 2013
Fernando Cesar Pires Baptista entrou no grupo de Augusto de Franco
Miniatura

LABE=R

Grupo dos interagentes no LABE=R, um Laboratório da Escola-de-Redes promovido por Augusto de Franco e seus amigos e amigas. Os laboratórios da E=R são pessoais, não institucionais. Ver mais...
20 Fev, 2013
Fernando Cesar Pires Baptista comentou a página UMA NOVA PROPOSTA PARA A ESCOLA-DE-REDES de Augusto de Franco
"Muito Legal Isso Tudo!! Gosto muito dessa direção que a coisa está tomando... gosto muito da proposta de pensar a escola e a co-criação como trabalho... de emaranhar a co-criação com a…"
2 Jan, 2013
Fernando Cesar Pires Baptista entrou no grupo de Augusto de Franco
Miniatura

OPENSCIENCE

Para os que querem conversar sobre a proposta OpenScienceVer mais...
23 Nov, 2012
Fernando Cesar Pires Baptista respondeu à discussão Sobrevivendo de netweaving de Marcelo Maceo
"Legal essa conversa... essa troca constante de experiências e ideias sobre questões práticas que nos permitem continuar sendo netweavers... e acho curioso que frequentemente surjam junto algumas conversas e debates sobre…"
19 Nov, 2012
Fernando Cesar Pires Baptista deixou um comentário para Ricardo Alves Rabelo
"Bem-vindo Ricardo!! Sugestão de algumas pessoas pra você se conectar: Augusto de Franco, Nilton Lessa, Leila Bomfim Abraço!!"
17 Ago, 2012
Fernando Cesar Pires Baptista entrou no grupo de Augusto de Franco
Miniatura

PLATAFORMAS DE APRENDIZAGEM

O objetivo deste grupo é colecionar links sobre plataformas de aprendizagem, bem como textos, vídeos e outros materiais sobre o assunto.Ver mais...
10 Abr, 2012
Leila Aparecida Bomfim deixou um comentário para Fernando Cesar Pires Baptista
"Oi Fernando, Obrigada, foi muito bom encontrar este espaço aqui com esta proposta. Estou  preparando agora  as tarefas propostas para pertencer efetivamente à rede. Bem interessante estas tarefas, elas te levam a…"
21 Fev, 2012
Fernando Cesar Pires Baptista deixou um comentário para Leila Aparecida Bomfim
"Bem vinda Leila!!"
21 Fev, 2012

Informações do Perfil

Você está disposto(a) a ler até o fim o texto Sobre a constituição da Escola-de-Redes?
Sim
Este não é um site de relacionamentos. Você está ciente dos objetivos da Escola-de-Redes?
Sim

Um pouco sobre mim:

Meu caminho é aquele da cooperação e da solidariedade... da co-construção de pontes entre mundos distintos... o qual respeita e valoriza muito as diferenças, sejam de visão de mundo ou de anseios de auto-realização – desde que essas diferenças contribuam para acomodar também a liberdade de auto-realização dos demais (humanos ou não, sem excluir ninguém). É nessa direção que quero andar através das minhas vivências e ações.

Tento organizar-me de maneira a misturar um pouco a vida e o trabalho... a envolver-me em múltiplos projetos e atividades, parcialmente a distância, e fundamentalmente em coisas que sinto que têm a ver comigo... algo como consultor, pesquisador, facilitador ou não sei bem que nome dar, pois me parece que nenhum desses defina bem a maneira como atuo... se tivesse que escolher uma palavra, a que até agora mais chega perto é “integrador”... de idéias, práticas, tecnologias, pessoas, organizações, etc. (também gosto de outras, como “curioso”, “inventor”, "artista", “explorador”, “pseudo-filosofo”, até “psicanalista coletivo de botequim”)...“integrador” no sentido de promover a diversidade e a pluralidade, a igualdade de poder, o bem-estar individual e coletivo, a sustentabilidade, e a inovação... no local e no global... tenho que admitir que adoro o global – o qual para mim não tem nada a ver com tentar encontrar ou promover uma cultura global, uma forma de agir global, ou técnicas globais (ao meu ver isso nunca passa da tentativa de impor uma visão local e incompleta ao resto do mundo, como bem é o caso daquilo que costuma-se chamar atualmente de “administração/business” ou de “economia”) –... o global que eu adoro é aquele que me permite estar em contato com as diferenças pelo mundo afora e que nos permite tornar nossas idéias, práticas e tecnologias um pouco menos incompletas... é aquele que nos permite aprender uns com os outros, sem distinções valorativas entre pessoas.

Penso que não vivemos mais num mundo essencialmente de carência ou escassez no qual o trabalho tenha que ser sinônimo de sofrimento para quase todos, e não me conformo com a idéia de que a maneira mais produtiva de trabalho não seja aquela na qual a gente faz aquilo que gosta e acredita, nem acho natural o fato de mais da metade das pessoas nesse planeta não ter direito sequer a qualquer trabalho... creio que precisamos criar outras plataformas (alternativas ou complementares, dependendo do contexto) que possibilitem que a grande maioria das pessoas possam trabalhar, se realizar através do trabalho, e contribuir para o bem-estar não só de nós humanos mas também dos outros habitantes desse planeta... coincidentemente, pensar e co-construir essas novas plataformas tem sido o foco dos meus esforços nos últimos tempos, e vejo muitas luzes no fim do túnel... acredito que as novas tecnologias de informação e comunicação (principalmente no que se referem à organização em redes ou teias) podem mudar radicalmente a maneira como organizamos nosso trabalho, ou melhor, ajudar a criar muitas “novas maneiras”... está tudo ai para ser co-construído... não acho que é muito cedo para isso não, acho que é exatamente o momento certo, que de certa forma o mundo pede por isso e vai pedir muito mais a partir dos próximos anos... acho que a cara do "novo empreendedor" (novo, mas não único) vai ser muito diferente, muito mais parecida com células plurais de novos organismos econômicos vivos e também plurais... um novo empreendedor que co-cria o próprio trabalho junto com outros novos empreendedores... parafraseando Paulo Freire, diria que “ninguém emprega ninguém, ninguém se emprega a si mesmo, as pessoas se empregam juntas e entre si, mediatizadas pelo mundo”... creio que já temos os meios organizacionais para fazer isso acontecer de maneira mais justa, igualitária e consciente.

Para quem quiser saber detalhes sobre mim, aqui vão alguns links:

http://www.linkedin.com/in/fernandobaptista

http://baptistaf.wordpress.com

https://sites.google.com/site/fcpbaptista

Caixa de Recados (4 comentários)

Você precisa ser um membro de Escola de Redes para adicionar comentários!

Entrar em Escola de Redes

Às 10:14 em 9 agosto 2013, Giovanni Gigliozzi Bianco disse...
Olá, Fernando!
Felicidade te conhecer no fluxo do NEXT. Espero que a gente possa bater um bom papo nos próximos encontros. 
Deixei meus contatos aí embaixo. Fique à vontade para adicionar.  :-)
Um abraço,
Giovanni Gigliozzi Bianco
giovanni@gigliozzi.com
(11) 98794-0021 - Tim
(11) 96173-8408 - Claro 
 

Skype: giogigliozzi

Às 14:54 em 21 fevereiro 2012, Leila Aparecida Bomfim disse...

Oi Fernando,

Obrigada, foi muito bom encontrar este espaço aqui com esta proposta. Estou  preparando agora  as tarefas propostas para pertencer efetivamente à rede. Bem interessante estas tarefas, elas te levam a refletir sobre um bocado de coisas.

abração

Leila

 

Às 5:30 em 30 janeiro 2012, Augusto de Franco disse...

Hehe, o Sergio sempre docemente me provocando. Não sou o guru, talvez o urug...

Às 19:46 em 29 janeiro 2012, Sergio Storch disse...

Olá Fernando, seja bem vindo à E=R.

Algumas primeiras pessoas que sugiro você procurar para se conectar; Augusto de Franco (é o guru-mor e criador da E=R), Vivianne Amaral, Nilton Lessa. Veja também em Grupos o grupo sobre Análise de Redes Sociais.

Um abraço

 
 
 

© 2017   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço