Escola de Redes

Egeu Laus
  • Masculino
  • Rio de Janeiro, RJ
  • Brasil
Compartilhar no Facebook Compartilhar

Amigos de Egeu Laus

  • Juassiara Candida Rodrigues
  • Rosenilze A. D. de Souza
  • MARIANA AGUIAR KAHN
  • Luiz Franklin de Mattos
  • Jennifer Monteiro
  • Carlos Melo
  • Patrícia Pizzigatti Klein
  • Roberto Luis
  • RUTH VIOTTI SALDANHA
  • Mateus Leite Barreto
  • Decio Tavares Coutinho
  • George A. de Araújo
  • Jauster
  • Raciel Gonçalves Junior
  • Ronald
 

A democracia é radical

Democratizar a democracia

Extraído de um texto de John Dewey:

(…) "Não há contradição alguma entre a busca de meios liberais e democráticos combinada com a defesa de fins socialmente radicais.

E não só não há contradição, senão que nada nos induz a pensar que seja possível alcançar fins sociais radicais por meios que não sejam liberais e democráticos.

Nem a história, nem a natureza humana, aportam razão alguma em defesa dessa possibilidade. Há quem pense que os que estão no poder jamais o abandonarão de moto próprio, se não se lhes forçar a fazê-lo empregando um poder ainda maior, porém esta idéia só pode ser corretamente aplicada no caso de ditadores, os quais pretendem estar atuando em nome das massas oprimidas, quando o certo é que estão fazendo uso do poder contra essas mesmas massas.

O fim da democracia é, por si mesmo, de natureza radical. Pois se trata de um fim que jamais chegou a ser atingido em nenhum país e em nenhuma época. É um fim radical porquanto requer grandes mudanças nas instituições existentes, nas instituições sociais, econômicas, legais e culturais.

Quando o liberalismo democrático não reconhece esses pontos, nem na teoria, nem na ação prática, deixa de ser consciente de seu próprio significado e das exigências que este impõe.

Ademais, não há coisa mais radical do que insistir na articulação de métodos democráticos que sirvam como meios para efetuar mudanças sociais radicais. É assim que não falamos por falar quando qualificamos de reacionária a posição que confia implantar-se pela superioridade da força física. Pois este é o método de que o mundo vem dependendo até agora, um método com o qual o mundo volta a armar-se para a sua perpetuação.

É fácil entender por que os que convivem com as iniqüidades e as tragédias cotidianas que caracterizam o atual sistema, por que os que são conscientes de que, afinal, contamos já com os recursos necessários para implantar um sistema que garanta a segurança e a igualdade de oportunidades para todos, hão de mostrar certa impaciência e anseiem acabar com o atual sistema, não importa qual seja o método. Porém a obtenção dos fins democráticos não pode divorciar-se da aplicação de meios democráticos.

Temos que acalentar a esperança de que o ideal democrático renasça e se coesione em uma ampla mobilização. Porém esta causa não alcançará mais que vitórias parciais se não brotar de uma verdadeira confiança em nossa natureza humana comum e no poder da ação voluntária e baseada em uma inteligência pública e coletiva".

Essa é a parte final do texto de John Dewey (1859-1952), o chamado filósofo da América, intitulado “A Democracia é radical”, quando ele já tinha quase 80 anos, publicado no jornal Common Sense # 6, em janeiro de 1937, portanto há 71 anos atrás.

Acho que continua valendo…

Blog de Egeu Laus

Mobilização "em rede"

Escrevi este texto logo depois da Reunião em que participei dos Voluntários da Campanha do Gabeira no Rio de Janeiro. Desculpem, mas não há nenhuma intenção "partidária" mas sim reforçar a função das Redes na mobilização das pessoas.



Gabeira 43 ponto ning ponto com



O surgimento da Rede Social de Relacionamentos pela internet denominada gabeira43.ning.com em torno da candidatura de Fernando Gabeira à prefeitura do Rio não foi uma surpresa.



Esta… Continuar

Postado em 13 novembro 2008 às 7:00

Últimas atividades

Egeu Laus adicionou uma discussão ao grupo BIBLIOTECA JANE JACOBS
Miniatura

A Natureza das Economias

Alguém disposto a conversar sobre o livro "A Natureza das Economias" da Jane Jacobs??Ver mais...
17 Jan, 2016

Vídeos de Egeu Laus

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos

Caixa de Recados (12 comentários)

Você precisa ser um membro de Escola de Redes para adicionar comentários!

Entrar em Escola de Redes

Às 15:12 em 14 setembro 2009, Mila San disse...
Você não vem ao 2º encontro com a Larissa? Amanhã ela vai falar sobre uma pesquisa que tem feito junto a redes de artistas. Este ano ela veio com duas pessoas. Hoje por exemplo foram várias dicas de softwares para análise de redes e metodologias antropológicas de analisar os dados. Semana que vem é mais técnico. Abr.
Às 20:01 em 9 maio 2009, João Paulo Brandão Barboza disse...
Salve Salve Egeu,

Grato pelo auxilio, vou estudar essas novas plataformas tecnologicas de redes sociais! Quero dizer aqui também que aquilo que estiver em minhas condições estou a disposição para somar forças no que precisar!

Saudações Fraternas,

João Paulo
Às 11:32 em 7 maio 2009, João Paulo Brandão Barboza disse...
Oi egeu,

Meus sinceros agradecimentos pelo auxilio. traduzir o texto e entendi como faz... mas é 25 dolares... vou ver se o custo beneficio compensa.

abs,

J.P
Às 8:58 em 7 maio 2009, João Paulo Brandão Barboza disse...
Olá Egeu, tudo bem?

Meu nome é joão paulo e estava querendo ver se tem como você me auxiliar em uma questão referente a plataforma ning. É que estou constituindo uma rede no ning e quero saber como tiar as publicidades do ning. tem como você me auxiliar nessa empreitada? Grato pela atenção e cooperação!

Saudações Fraternas,

João Paulo
Às 20:21 em 4 maio 2009, Vivianne Amaral disse...
OLá Egeu, como está? Tive um módulo de bioarquitetura neste feriado e final de semana e logicamente me encontrei com o bambu e lembrei da rede, cujo endereço já compartilhei com meus colegas.
abraços
Às 16:31 em 29 abril 2009, Vivianne Amaral disse...
Egeu, dá uma olhada em http://nutriredes.wetpaint.com/, é meu wiki site.abraços
Às 14:55 em 29 abril 2009, Vivianne Amaral disse...
Egeu, adorei a rede! Sou apaixonada pelo Bambu e espero logo poder espiar melhor a comunidade. No próximo final de semana terei um módulo de bioconstrução num curso que estou fazendo na UNIPAZ-SP , Ecoformação SP, e acredito que devem falar tb em bambu. Tenho tido algumas dificuldades com o ning e fiquei muito feliz com teu aparecimento e disposição para esclarecer.
abraços
Às 14:06 em 29 abril 2009, Vivianne Amaral disse...
Egeu, muito obrigada pelas informações,
abraços
Vivianne
Às 12:13 em 12 janeiro 2009, Eric Vieira disse...
Olá Egeu,
Na reunião do nodo-rio eu me lembro q vc falou da necessidade de uma ferramenta social melhor.
Eu criei um topico par discutir sobre ferramentas socias: http://escoladeredes.ning.com/forum/topics/ferramentas-sociais
Gostaria de saber sobre o q vc acha q falta melhorar em ferramentas sociais para adequar as suas necessidades.
Às 21:49 em 4 dezembro 2008, Mila San disse...
Você já deu um pulo no grupo Nodo Rio?
 
 
 

© 2017   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço