Escola de Redes

Clara Pelaez Alvarez
  • Feminino
  • São Paulo
  • Brasil
Compartilhar no Facebook Compartilhar

Amigos de Clara Pelaez Alvarez

  • TATIANA LIMA EVANGELISWTA
  • Borba
  • Fernando Amorim
  • Marcelo Guedes Coutinho
  • Joelma  Gusmao
  • Adolfo da Silva Melo
  • Niraldo José do Nascimento
  • Lennon Jardel de Araujo
  • Fernando Augusto Ramos Pontes
  • Tályta Henya Alencar Silva
  • Myriam Zaluar Basilio
  • Eloisa Ferreira de Souza
  • Sergio Spritzer
  • Guilherme Plessmann Tiezzi
  • Adriana Costa

Grupos de Clara Pelaez Alvarez

 

Página de Clara Pelaez Alvarez

Vídeos de Clara Pelaez Alvarez

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos

Blog de Clara Pelaez Alvarez

livro Enredamento

Livro Enredamento, disponível para download gratuito no endereço abaixo.

http://www.4shared.com/get/5a_KCJhj/Enredamento.html

Enredamento é uma síntese das minhas pesquisas nos últimos anos sobre redes sociais. Sempre penso em livros como mosaicos de idéias, livros-rede, tecidos com desenhos muito particulares. Enredamento é isso, um enredamento de idéias sobre o enredamento…

Continuar

Postado em 3 dezembro 2012 às 14:40 — 1 Comentário

O espírito da revolta - a greve geral anarquista de 1917

Li hoje o livro/tese da historiadora Christina Lopreato que é uma narrativa sobre as greves de 1917 do movimento anarquista aqui no Brasil. Como sei que muitos de nós aqui na ER temos uma queda por esse movimento achei que seria legal compartilhar essa descoberta. Para quem se interessa pelo tema vale muito a pena ler!



Achei incrível também a correlação que se pode fazer com a teoria das redes sendo possível identificar no movimento praticamente todos os elementos conceituais que… Continuar

Postado em 4 outubro 2010 às 21:34

Holoredes

HOLOREDES



Informação = o elo (fundamental) que une um indivíduo a outro;



Indivíduo = O exemplar de uma espécie orgânica qualquer que constitui uma unidade distinta (Aurélio). Não importa a que espécie pertença: ininterruptamente recebe e transmite informação;



Holorede-terra = Emerge da fluição constante de informações entre todos os indivíduos do planeta.



Holorede-humana = um aspecto da Holorede-terra. Emerge da fluição constante de informações… Continuar

Postado em 7 maio 2010 às 11:59 — 1 Comentário

Fronteiras são ilusões de lógica

Fronteiras são ilusões de lógica





Pessoas podem mudar toda a sua forma de perceber o universo num único segundo, sociedades não. A mudança social é um processo longo se comparado à mudança individual. Coletivamente mudamos por reverberação, novas idéias surgem e são “adotadas” pelas pessoas que entram em contato com elas. Cada pessoa que “adota” uma nova idéia faz com que ela se espalhe por sua rede de relacionamento e assim ela pode (ou não) reverberar por toda a estrutura… Continuar

Postado em 30 abril 2010 às 13:30 — 3 Comentários

Empresas como redes expandidas

Empresas como Redes Expandidas



Empresas são fenômenos de emergência, emergem da interação entre as pessoas que as compõem. É através do fluxo contínuo de informações que as empresas se estruturam e definem suas identidades. Empresas são entidades abstratas, são redes de pessoas que se juntam com determinado objetivo às quais se convencionou chamar empresas.



Empresas em rede se movem em mercados em rede. Mercados também nada mais são que redes. Redes de instituições… Continuar

Postado em 21 abril 2010 às 8:42

Caixa de Recados (194 comentários)

Você precisa ser um membro de Escola de Redes para adicionar comentários!

Entrar em Escola de Redes

Às 13:37 em 3 maio 2012, Niraldo José do Nascimento disse...

Eu que agradeço, Clara!

Às 8:33 em 19 outubro 2011, Simone Gonçalves Mendes Sena disse...

Bom dia Clara. O prazo para inscrições será até o dia 27. Muito bom tê-la conosco. Convide seus amigos para nossa discussão. Abs.

Às 16:47 em 18 outubro 2011, Simone Gonçalves Mendes Sena disse...

Boa tarde Clara! Gostei muito de seus levantamentos. Já conhece o Ciclo de Novas Profissões? Acontecerá em Recife no dia 31 de outubro, sendo uma realização da Fundação Telefônica em parceria com o Porto Digital.

Acesse o link http://novasprofissoesft.ning.com/group/encontro-recife  e construa essa rede conosco. Será um prazer tê-la entre nós. Abs.


Às 16:25 em 15 junho 2011, Leoncio Nascimento disse...

Oi Clara(nome da minha filha!!!) sou estudante da UFABC e pretendo direcionar meus estudos para esta área. Vou me integrando e absorvendo conhecimento específico por aqui. Me relaciono com algumas pessoas que atuam na área e pela rede vou me orientando!!!

Grato pela recepção!!

Às 15:58 em 10 junho 2011, Jaime Tak disse...
Clara, acho que o jeito é esperar a conversa de tudo sobre tudo no grupo ARS esfriar. Bom fim de semana, segunda eu volto.
Às 8:33 em 9 junho 2011, Jaime Tak disse...
Obrigado Clara, acho que eu tinha uma compreensão natural para os significados das relações sociais muito antes da internet e suas redes sociais. Saquei um coisa simples aqui na E=R, é muito melhor ser um simples usuário que pretende apenas entender do que um filósofo ou teórico que quer ensinar o que sabe sobre internet e redes (a competição é muito grande). Talvez eu consiga ver e compreender as pessoas por trás da informação e do conhecimento, sei lá!  Acho que nós temos uma sintonia nesse tipo de (des)entendimento. Abraço!  
Às 8:35 em 13 abril 2011, Angela Regina Pilon Vivarelli disse...

Não somos apenas o que somos ou fazemos, mas também o que podemos ser ou fazer..."

Beijinhos!

Às 12:20 em 4 abril 2011, Ricardo Barbosa Bitencourt disse...
Olá Clara, como vai?

Bem... Meu interesse sobre redes sociais surgiu dentro de um debate ano passado quando eu trabalhava na Secretaria de Cultura da Bahia, como representante territorial. A perspectiva de redes de gestores ou de interesses comuns da sociedade civil me fez refletir sobre o papel das tecnologias numa perspectiva de sistemas culturais. Hoje, com a inundação das redes na internet, penso num estudo sobre como ocorre interação de comunidades tradicionais (Indígenas e quilombolas) nesse contexto global da conectividade.
Às 11:41 em 4 abril 2011, Alberto de Francisco disse...
Só utilize a ARS na minha área de pesquisa, mas agora estou interessado na dinâmica das redes na Internet. O análise clássico (tipo Ucinet o Visone) estuda a estrutura das redes a partir dos relacionamentos. O interesse do meu equipe é estudar os protocolos que podem permitir a uma rede criada na Internet (e não falamos só de aplicativos de redes sociais como este, senão da rede criada a partir da colaboração e comunicação) alcançar um patamar superior. Se buscar multribuição no Google terás acesso a nossas pesquisas.
Às 8:59 em 1 março 2011, Eloisa Ferreira de Souza disse...

Olá! Desculpe-me pela demora em responder!

O Twitter tem chamado muito a minha atenção, principalmente pelos discursos. Esses, mesmo sendo em 140 caracteres estão movimentando todos os cenários, como o Político, o Cultural, Jornalístico. Levando em conta também que esses discursos são lidos só por quem os querem ler, na forma de seguidores.

Entrei na Escola de Redes não com um projeto mas a fim de definir um. Estou naquela fase onde tudo que leio penso ser uma ideia e de repente se torna somente mais uma questão. Penso que todos vocês podem contribuir para esse meu crescimento. Espero contribuir com todos de alguma forma.

 
 
 

© 2017   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço