Escola de Redes

REDES EM MINHA VIDA

João de Paula Monteiro (2009)

Na minha condição de cearense, não é de se estranhar que meu envolvimento com redes tenha começado na mais tenra infância, ao embalo de maviosas canções de ninar, o que criou em mim uma predisposição muito favorável em relação a tudo que receba esse nome.

Agora, falando sério, minha aproximação das redes sociais ocorreu pela vertente da cooperação, tema que eu vinha explorando desde a criação do PACTO DE COOPERAÇÃO DO CEARÁ, em 1991. Neste movimento de articulação de forças da sociedade civil, do mercado e do estado, objetivando o desenvolvimento sustentável do Ceará, eu vinha procurando sistematizar por meio de alguns escritos em co-autoria com outros participantes as experiências de criação de conexões horizontais entre seus diversos agentes (disponibilizarei aqui alguns destes escritos) . Esta linha de aprendizagem prossegui com minhas atividades em vários estados brasileiros, por meio da Personal Consultoria, empresa que criei para trabalhar a cooperação entre organizações, utilizando a tecnologia da Gestão Compartilhada.

Um passo adiante em minha aprendizagem sobre redes sociais foi dado quando fui convidado pelo Augusto de Franco para integrar a Rede de Criação da Agência de Educação para o Desenvolvimento - AED. Aqui houve uma rica combinação de prática e teoria, que muito me enriqueceu. Aprendi um bocado com os trabalhos conjuntos e com os debates frenquentes com o Augusto de Franco, Cássio Martinho, Juarez de Paula, Fernando Dolabela, Cláudia amaral, Elisabete Ferrarezi, Silvana Parente, Roberto Aguiar, entre outros. Naquele período, foram especialmente valiosas as contribuições teóricas do Cássio, que era o membro da nossa rede que reunia os maiores conhecimentos sobre o assunto.

Daí para cá, na teoria tenho me abastecido sobretudo dos escritos do Augusto (cartas e livros) e na prática temos criados as Redes de Gestão Compartilhada (microrregionais, estaduais e regionais) e as TeleRedes, sobre as quais comprometo-me a informar em um outro momento.

© 2019   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço