Escola de Redes

MINHA HISTÓRIA

Ailton Teixeira (2009)

Vou contar minha pequena história, desde que comecei o Programa Comunidade Ativa/Fórum do DLIS.

No ano de 2001, iniciamos como gestor local do programa Comunidade Ativa, conjuntamente com o SEBRAE, conseguimos fazer um fórum, contando com integrantes da sociedade: ONGs, poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, empresários, produtores rurais, igrejas, etc. Através das idéias, pensamentos, potencialidades local, criamos a Agenda de Desenvolvimento do Município. Logo em seguida fundamos a ADLIS - Associação do Fórum de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável, onde iniciamos os cursos para as comundades de baixa renda, com pouca escolaridade, excluídas socialmente. Os cursos foram: Empreendedorismo, Líder Cidadão, Cidadania, Como Falar em Público, Iniciando o seu próprio negócio, contabilidade, preço de venda de produtos, cursos de artesanato em pele de caprinos, bijouterias, dentre outros.

A partir dessa integração iniciamos a criação de uma teia de associações urbanas e rurais. Criamos 07 sete conselhos de bairros que hoje contribuem com a administração municipal e trabalham filiadas a ADLIS. Criamos ainda 4 associações rurais, que também contribuem para o desenvolvimento do município, produzindo dentro do sistema de economia solidária, agricultura familiar, etc.

Hoje a ADLIS, além de assessorar todas as associações do município, contribui elaborando projetos sociais e de viabilidade econômico-financeiro; assessoria jurídica, articulação com outros parceiros do Governo do Estado, entidades como MEIOS, PROART, SETHAS, SINE, etc. Criamos uma feira anual de artesanato e cultura, que já perfaz 06 anos de existência, sem interrupção. A feira além do artesanato, procura potencializar os atores da região: cantores, atores e atrizes de teatro, mamulengos, danças folclóricas, grupos de danças juninas, dentre outros.

Portanto, desde o início que efetuei a gestão do fórum DLIS, conjuntamente com os outros parceiros e uma diretoria provisória e a partir da fundação da entidade devidamente registrada e juridicamente constituída, também fique como Diretor- Presidente.

As entidades filiadas e a própria ADLIS, mantém um objetivo, dentre as suas finalidades de conjuntamente ajudar o desenvolvimento do Município de Lajese também do Estado do Rio Grande do Norte, como um todo.

Portanto, aquela semente que foi semeada, lá no longíquo 2001, foi sendo garimpada, regada, adubada e hoje, encontra-se mais frondosa, mais resistente as intempéries de ordem econômica, política, etc. Ainda temos muito a trilhar, mais acredito que uma grande parte da estrada já percorremos. Um dos segredos da nossa empreitada, foi a construção de uma rede de entidades, que juntas ficaram mais forte.

© 2019   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço