Escola de Redes

Amigos
Temos um material precioso nas Anotações sobre a CIRS, num wiki do Google Sites, criado pelo Régis Tractemberg. Foi pouco divulgado.
Seria muito bom continuarmos utilizando o wiki, de forma integrada com nosso Ning.
Alguém de vocês vislumbra como seria uma integração? E poderíamos conversar sobre quais funcionalidades de um e de outro deveriam ser integradas?
Alguém já conheceu alguma integração semelhantes com o Google Sites ou com outra ferramenta?

Falta-nos a expertise técnica para isso. Vejam também este tópico de discussão sobre o desafio.

Um abraço
Sérgio Storch

Exibições: 239

Respostas a este tópico

Sergio,
O que vc quer dizer, especificamente, com "integrado"? Como vc acha que deveria funcionar esta integração?
Abs, Feliz Páscoa.
Oi Nilton
Sua pergunta é um primeiro questionamento que eu também me faço, mas que comecei a responder.
Ele se origina da seguinte situação concreta:
- o ning encontra limites sérios na medida em que a informação se avoluma e se diversifica. Os recursos de organização da informação no ning são muito pobres: grupos e tópicos.
- um bom wiki oferece recursos para isso.
- como ter o melhor dos dois mundos? Esperando até que o ning tenha um wiki ou algum wiki tenha bons recursos como software de relacionamento. Ou então usando ambos desde já.
- o problema de usar ambos vem sendo apontado pelo Augusto: o wiki dividirá com o ning a atenção das pessoas, podendo prejudicar em vez de ajudar a comunicação. Eu concordo.

"Pensando em voz alta", eu acho que a resposta à sua pergunta deve vir por aí:
1. o que fazer no wiki? A experiência com as anotações colaborativas no Google Sites já mostram algumas coisas que no ning seriam mais difíceis.
2. como fazer que do wiki possamos linkar com facilidade conteúdos do ning? Aí começamos a ter um início de especificação: poder abrir um link e browsear ou buscar no ning, fechando o link quando encontramos o destino. Como fazemos no Google Docs ao linkar com um doc já existente.
3. fazer o caminho inverso: do ning abrir um link que se feche dentro do wiki.
4. fazer com que a atividade de um membro no wiki se funda com suas atividades no ning e apareça conjuntamente.
5. etc etc.

Acho que a especificação completa, por si só, já é uma tarefa complexa que podemos fazer colaborativamente. Talvez no wiki, pois cada ítem seria uma página coeditada, o que não podemos fazer aqui.

Adicionalmente, com certeza outros já tiveram essa preocupação. Aqueles de nós que mais fuçam nos fóruns avançados do Google e do Ning poderiam pesquisar para ver se alguém já se propôs e o que conseguiu.

Se você topar a parada, já somos dois.

Um abraço
Sérgio
Sergio,
Acho que solucao é "embutir" (embedd) um programa de wiki no espaco do Ning (talvez via "Notes").
Ou "linkar' o endereco como item da barra da E=R.

Eis uma resposta muito antiga (2008) em discussão no próprio Ning:
Until Ning do implement a full wiki there are a couple of things you can do to make a wiki feel as though it is part of your Ning. Unfortunately you can't link the members database so users will still have to sign in to both seperately
1) Add a navigation tab to your wiki in your Ning navigation bar.
2) Add rss feeds from your Ning to your wikis sidebar, eg:latest activites and add rss feeds from your wiki to your Ning.
3) Add your Ning's photos and videos widget to your wiki
4) If you know HTML you can incorporate your Ning navigation bar into your wiki (example here) sorry the example is in Hebrew but what you see is a wiki with a built in Ning navigation bar.

abs
Egeu

RSS

© 2020   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço