Escola de Redes

PROGRAMA DEMOCRACIA E REDES SOCIAIS

Este é um programa de aprendizagem democrática que parte de uma visão social da democracia.

MÓDULO 1 - AS INVENÇÕES DA DEMOCRACIA | O que é democracia? Qual o sentido da primeira invenção da democracia pelos atenienses? Em que medida esse sentido se manteve quando os europeus modernos reinventaram a democracia? A segunda invenção da democracia (pelos modernos) continua adequada na transição atual para uma sociedade-em-rede?

MÓDULO 2 - UMA ABORDAGEM SOCIAL DA DEMOCRACIA | Por que e como foi inventada a democracia: há uma explicação propriamente social para a questão? Qual seria uma abordagem da democracia compatível com mundos de alta interatividade (como os que, em certa medida, já estamos vivendo)?

MÓDULO 3 - A FENOMENOLOGIA DA INTERAÇÃO EM MUNDOS ALTAMENTE CONECTADOS | O que é sociedade-em-rede e o que são redes sociais? Qual a nova fenomenologia da interação que já está se manifestando na sociedade-em-rede?

MÓDULO 4 - O QUE É APRENDER DEMOCRACIA | Por que é necessária uma alfabetização democrática? É possível ensinar democracia? O que é aprender democracia?

MÓDULO 5 - POLÍTICA, VERDADE, CIÊNCIA E OPINIÃO | Existe uma verdade política? A política é uma ciência? Quais as diferenças entre episteme, techné e doxa? Os seres humanos são capazes de se autoconduzir a partir de suas livres opiniões?

MÓDULO 6 - POLÍTICA, GUERRA E PAZ | A política é uma continuação da guerra por outros meios? A política democrática é uma “arte da guerra” ou uma “arte da paz”? A democracia é uma questão de ‘modo’ ou uma questão de ‘lado’?

MÓDULO 7 - LIBERDADE E IGUALDADE | O sentido da política democrática é a liberdade ou a igualdade? “Não adianta ter democracia se o povo passa fome”: essa afirmação é democrática ou antidemocrática?

MÓDULO 8 - DEMOCRACIA COMO REGIME DA MAIORIA OU DAS MÚLTIPLAS MINORIAS | A democracia é o regime da maioria? Quem tem maioria sempre tem legitimidade? Opinião pública é a soma das opiniões privadas da maioria da população?

MÓDULO 9 - FALHAS GENÉTICAS DA DEMOCRACIA | A democracia tem proteção eficaz contra o discurso inverídico? A democracia tem proteção eficaz contra o uso da democracia contra a democracia? Quais os problemas da democracia representativa ser confundida pelos seus atores (para todos os efeitos práticos) com sistema eleitoral? A democracia representativa, ao virar um modo político de administração de uma estrutura desenhada para a guerra (o Estado-nação) adotou uma dinâmica adversarial (dita competitiva): em que medida isso dificulta a constituição de um sentido público?

MÓDULO 10 - PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS | A democracia representativa tem regras? Quais são essas regras e em que princípios elas se baseiam?

MÓDULO 11 - A POLÍTICA COMO UTOPIA DA DEMOCRACIA | É possível democratizar a sociedade sem democratizar a política? A democracia é uma utopia da política (ou é o contrário)?

MÓDULO 12 - A DEMOCRATIZAÇÃO OU RADICALIZAÇÃO DA DEMOCRACIA | É possível democratizar a democracia? Os problemas da democracia representativa podem ser solucionados nos marcos da própria democracia representativa? Esses problemas podem ser solucionados com a abolição da democracia representativa? É possível reinventar a democracia? É desejável fazer isso?

MÓDULO 13 - NOVAS CARACTERÍSTICAS DA DEMOCRACIA NA SOCIEDADE EM REDE | Quais as principais características que novas experiências de democracia deveriam ter para ser mais compatíveis com a sociedade-em-rede? Democracia distribuída ou descentralizada? Democracia interativa ou participativa (e adesiva)? Democracia direta ou indireta? Democracia com ou sem revocabilidade? Democracia com lógica da abundância ou da escassez? Democracia de multidões ou comunidades (ou ambos)? Democracia cooperativa ou competitiva? Democracias globais, locais ou glocais? Uma nova fórmula ou muitas fórmulas de democracia? Democracia em países (Estado-nações) ou ilhas democráticas na rede?

MÓDULO 14 - LEITURAS FUNDAMENTAIS SOBRE DEMOCRACIA | A primeira invenção da democracia: o que ler? A segunda invenção da democracia: o que ler?

MÓDULO 15 - A TERCEIRA INVENÇÃO DA DEMOCRACIA | As novas democracias na sociedade-em-rede: o que inventar? A democracia como modo-de-vida: como ensaiar uma nova política não apenas no Estado, mas na sociedade? O processo de democratização na base da sociedade no cotidiano do cidadão: em que medida é possível democratizar a família, a escola e a universidade, as igrejas, as organizações da sociedade civil e as empresas? A transição da sociedade hierárquica para uma sociedade em rede: é possível substituir as instituições sociais atuais por outras entidades mais democráticas? Como usar a democracia para desprogramar seis milênios de cultura autocrática?

Para acessar o programa clique no link DEMOCRACIA E REDES SOCIAIS

© 2017   Criado por Augusto de Franco.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço